sábado, 12 de maio de 2012

TOCHA DE LONDRES 2012 É ACESSA EM OLÍMPIA

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Londres começou nesta quinta-feira, com o acendimento da tocha olímpica através dos raios solares na antiga cidade grega de Olímpia, dando início a um revezamento que culminará com a chegada do mesmo fogo à pira durante a cerimônia de abertura do evento, em 27 de julho.
Num dia quente e ensolarado, no cenário dos Jogos Olímpicos da antiguidade, a atriz Ino Menegaki, interpretando uma suma-sacerdotisa, precisou de poucos segundos para acender a tocha usando um espelho côncavo, numa cerimônia tradicional que acontece a menos de 80 dias do início do evento esportivo.
      O primeiro portador da tocha no revezamento foi Spyros Gianniotis, nadador grego nascido na Grã-Bretanha, e atual campeão mundial da maratona aquática de 10 quilômetros. O presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi o quarto condutor da tocha.
A chama percorrerá toda a Grécia ao longo de sete dias, antes de ser levada de avião para a Grã-Bretanha, em 18 de maio.
      "Com esta cerimônia, iniciamos a contagem regressiva final para o sonho que ganhou vida sete anos atrás em Cingapura, quando Londres foi escolhida para sediar os Jogos de 2012", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, num breve discurso.
Essa é a última vez que Rogge preside a cerimônia. No ano que vem ele deixará o comando do COI, após 12 anos na presidência.
      Milhares de pessoas assistiram à cerimônia nas encostas gramadas que cercam o estádio onde os Jogos Olímpicos da antiguidade eram disputados. Havia forte presença policial no sítio arqueológico e na cidade de Olímpia, para evitar incidentes como o de quatro anos atrás, quando ativistas de direitos humanos usaram o evento para protestar contra as políticas da China, sede dos Jogos em 2008.
      A tocha olímpica foi introduzida na Olimpíada de Berlim, em 1936. Londres, que já sediou os Jogos em 1908 e 1948, se tornará assim a primeira cidade a receber a chama em duas ocasiões.
      "Eu me sinto incrivelmente animado, e acho que é um momento muitíssimo importante", disse à Reuters o chefe do comitê organizador londrino, Sebastian Coe, bicampeão olímpico dos 1.500 metros no atletismo em 1980 e 1984.
      Em 1975, aos 18 anos, Coe esteve em Olímpia como turista. "Para mim, (a cerimônia) realmente liga o que eu fiz (nos Jogos de) Los Angeles e Moscou com os Jogos antigos", declarou ele 37 anos depois da sua primeira visita.
      Na Grã-Bretanha, a tocha irá percorrer 12,8 mil quilômetros, passando por 1.018 vilas, de modo que mais de 95 por cento da população do país estará a pelo menos uma hora do percurso.
Fonte: esportes.yahoo.com.br