sexta-feira, 18 de maio de 2012

VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO 2012

Se estivesse vivo, Fiori Gigliotti, um dos maiores locutores esportivos de todos os tempos, diria: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira”. Afinal, será dada a largada para o maior campeonato de futebol do país, que se inicia no dia 19 de maio. Serão cerca de sete meses de fortes emoções, polêmicas e, acima de tudo, muita bola rolando nos gramados do Brasil.
     A temporada promete ser muito acirrada, com muitos times brigando pelo título ou pelas vagas à tão sonhada Copa Libertadores da América, e outros, lutando até a última rodada para escapar do rebaixamento à Série B. O bancário Ricardo Aparecido de Souza Freitas acredita no equilíbrio da competição. “Será disputado, assim como os anteriores. Não imagino que o índice técnico melhore. Visualizo partidas equilibradas e truncadas, pois todos estipulam suas metas e lutam para a busca do seu objetivo, seja ele qual for. Quanto ao título, acredito que será disputado por quatro ou cinco equipes”, observa.
     Atual campeão, o Corinthians inicia a luta pelo bicampeonato em casa contra o campeão carioca Fluminense, enquanto o Santos, que acabou de conquistar o tricampeonato paulista, sai para enfrentar o Bahia. O outro duelo Rio-São Paulo da primeira rodada será entre Botafogo e São Paulo, no Engenhão.
     As novidades desta edição do torneio ficam por conta da volta de equipes tradicionais como o Náutico, o Sport, a Portuguesa e a Ponte Preta, que já figuraram em edições anteriores, amargaram um tempo na divisão inferior e se credenciaram a estar novamente na elite do nosso futebol. Por outro lado, o Atlético Paranaense, campeão brasileiro de 2001, foi rebaixado no ano passado e estará na “segundona”.

Forma de Disputa
    
     O Brasileirão 2012 terá o mesmo sistema de disputa dos anos anteriores. Vinte clubes jogam todos contra todos em turno e returno, sagrando-se campeão brasileiro de futebol o time que somar o maior número de pontos ao final das 38 rodadas.
      Os quatro últimos colocados disputam a Série B em 2013 e os três primeiros colocados se classificam para á Copa Libertadores do próximo ano. Se o campeão da Copa do Brasil, que também tem vaga garantida no torneio sul-americano, estiver nesse grupo, abre uma vaga para o próximo melhor classificado, assim como se uma equipe brasileira (Corinthians, Fluminense, Santos ou Vasco) vencer a Libertadores deste ano.

Fonte: oestadorj.com.br