segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

FELIZ 2016 PARA NOSSOS LEITORES!!

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

domingo, 27 de dezembro de 2015

DOENÇA DO SÉCULO, SEDENTARISMO DEVE SER COMBATIDO DESDE A INFÂNCIA

Por Adriano Leonardi
São Paulo

A verdadeira medicina é a medicina preventiva, enquanto que a medicina terapêutica é insegura. A melhor prevenção é a prática de exercícios físicos” Hieronimus Mercuriali, médico do esporte do século XVI. Considerado como a doença do século, o sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
O sedentarismo provoca um processo deregressão funcional, com perda de flexibilidade articular e hipotrofia de fibras musculares. Ele é responsável por diversas dores osteomusculares, além de ser a principal causa do aumento de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol alto, infarto do miocárdio, demência e depressão. 
Estas alterações podem ser sentidas em qualquer idade, mas sem dúvida nenhuma, o paciente idoso é o mais prejudicado. A perda do equilíbrio associada com a fragilidade óssea (osteoporose) predispõe um risco de aumento de quedas, elevando o número de fraturas no idoso, o que resulta em uma maior morbidade para os mesmos. 
A população mundial está envelhecendo e a tendência é de um aumento ainda maior com o passar dos anos. Dados epidemiológicos nos EUA apontaram que no ano 2000, 13% da população americana apresentavam idade superior a 65 anos. O mesmo estudo mostra que em 2050 este índice passará de 13% para 22% (Michigan Governor's Council on Physical Fitness, Health and Sports , 1999). No Brasil, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que em 2000, 1 em cada 10 pessoas tinham mais de 60 anos e que em 2050 estes números passarão para 1 em cada 5 (Informe Epidemiológico do SUS -volume 9, nº 1 janeiro/março 2000).

A melhor forma de se combater o sedentarismo é através de atividade física regular. Esta deve ser incentivada ainda na infância, para que o individuo se habitue desde cedo com a prática dos exercícios e também por que os benefícios são inúmeros.
Não podemos esquecer que a prática de exercícios deve ser acompanhada, sempre, por uma equipe multiprofissional, composta de médicos, nutricionista, educador físico e, muitas vezes, fisioterapeutas. Tanto a atividade física preventiva como a prática de esportes de alto rendimento podem expor a saúde a riscos se não houver um avaliação prévia e um acompanhamento durante sua prática. Estes riscos vão desde simples lesões musculares até complicações mais graves, como a morte súbita. Além disso, o rendimento nas atividades será melhor e os objetivos serão alcançados de forma mais rápida.
Hoje, não existem mais dúvidas de que o sedentarismo é um grande vilão em nossas vidas e que a atividade física regular é a forma exata para combatê-lo. Aproveite a onda de busca pela saúde que tradicionalmente ocorre no verão, inicie uma pratica esportiva e siga as dicas:

- Aos iniciantes: realizar avaliação física pré-esportiva com um profissional da área médica de sua confiança para que fatores intrínsecos seja detectados e corrigidos, como por exemplo a pisada pronada ou supinada, encurtamentos e desequilíbrios musculares. A próxima etapa será praticar o esporte orientado por um instrutor da área, para que seja evitada a técnica inadequada.

- Aos praticantes: dor é sinal de lesão. É seu organismo lhe dizendo que algo não vai bem. Portanto, se o joelho dói ou está inchado, é hora de parar, procurar um médico ortopedista, reabilitar-se e, posteriormente, retornar ao esporte.

- Aos atletas: o acompanhamento periódico da equipe por um médico do esporte é indispensável. Apesar de muitas vezes o exame físico estar dentro da normalidade, pode haver algum grau de desequilíbrio muscular somente detectado através do dinamômetro da avaliação isoscinética e que, cedo ou tarde, poderá levar a lesões e comprometer sua performance.
Fonte: globoesporte.com

sábado, 19 de dezembro de 2015

O FUTEBOL POÇO-VERDENSE AMANHECEU MAIS TRISTE HOJE!

Hoje estamos mais tristes por sua morte! Quem teve o privilégio de vê-lo jogar ou a sorte de atuar com ele nas quatro linhas, sabe da importância que Zé de Joana teve e tem para o esporte amador poço-verdense. 
Antes mesmo de conhecê-lo, ele já assombrava os adversários com suas atuações nos vários campos de terra batida de toda região Sergipe/Bahia. Mas lembro de muitos jogos, principalmente no campo da vaquejada, onde hoje encontra-se a Escola Valadares e a SME(Secretaria Municipal da Educação). Alí na ponta direita, muitos laterais tiveram trabalho extra para impedir, aquele que era conhecido por alguns como o canhão poço-verdense, desferir chutes potentes no gol adversário, que na maioria das vezes balançava as redes dos pobres goleiros que nada podiam fazer para desviar a trajetória daqueles mísseis em forma de bola. Mas de tanto incomodar os guardas metas, parece que nosso Zé de Joana, queria experimentar essa sensação e trocou a posição de camisa 7, pela de goleiro. É!! nosso grande ponteiro foi goleiro também, e se saiu muito bem nessa posição. Ele jogou nas principais equipes de nossa cidade, como Vera Cruz e Confiante.
Mas Zé de Joana, não foi craque só nos campos de futebol. Fora dele sempre cultivou amizades verdadeiras e com sua simplicidade e paciência construiu uma história  de vida que será lembrada por muitas gerações.
Obrigado meu amigo! Só sei é que a pelada no céu ganhou mais um craque e quem sabe , juntamente com Zuel, Vando e tantos outros amigos, irão reviver grandes momentos que só o futebol pode permitir. Então segue aí, driblando, chutando, que daqui estaremos aplaudindo. Afinal Você foi, e sempre será um Craque!
Por Lourinaldo

sábado, 21 de novembro de 2015

CHEGA AO FIM OS XII JOGOS DO VALADARES!

Nesta sexta-feira foi o encerramento dos XII Jogos Internos da Escola Municipal Gov. Antonio Carlos Valadares. Esse ano o tema foi Africanidade: Uma abordagem interdisciplinar através das praticas esportivas.
Durante toda semana a comunidade escolar do Valadares se envolveu em várias atividades na Praça da Juventude e nas dependências da EMGACV, dividindo-se entre as práticas esportivas e apresentações culturais. Os alunos puderam mostrar suas performances nas modalidades do queimado, voleibol adaptado, dama e futsal.
O evento foi encerrado com o desfile de alunos com o escudo da escola, bandeiras do Brasil, Sergipe e Poço Verde, alem da faixa que trazia o tema dos Jogos. A diretora Sandra Soares, agradeceu à todos pelo esforço de fazer acontecer mais uma edição dos jogos internos da escola. Logo após, os docentes deram um show com várias apresentações culturais, dentre elas, as dos alunos do AEE que emocionaram a todos.

Adicionar legenda




BOTAFOGO VENCE ABC E É CAMPEÃO DA SÉRIE B

     Sem muita dificuldade, o Botafogo venceu o ABC-RN por 2 a 1 na noite desta sexta-feira e confirmou o título da Série B do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecipação. Willian Arão e Roger Carvalho marcaram os gols do Alvinegro na partida disputada no Mané Garrincha, em Brasília, e válido pela 37ª rodada da competição. Erivélton descontou para o rival derrotado.

     O time de General Severiano precisava de apenas uma vitória para confirmar o título matematicamente. Com o resultado, o Botafogo abriu oito pontos de vantagem para o América-MG, que só fará mais duas partidas pela Série B, a última delas contra o próprio Alvinegro, no dia 28, no Estádio Nilton Santos.

   A confirmação do título havia escapado do Botafogo na última rodada, quando também bastava apenas uma vitória sobre o Santa Cruz em casa. Na ocasião, porém, o Alvinegro foi derrotado por 3 a 0. Este é o primeiro troféu da Série B que irá para General Severiano. Em 2003, o clube disputou a segunda divisão, mas acabou ficando com o vice-campeonato da competição vencida pelo Palmeiras.

Fonte: uolesorte.com.br

sábado, 24 de outubro de 2015

POLÊMICA NO ESPORTE

Salto que daria ouro olímpico a alemão amputado levanta polêmica no esporte

O salto de 8,40m que rendeu a Markus Rehm o título e o recorde mundial paralímpico pela classe T44, na sexta-feira, em Doha, Catar, teria sido medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 e Pequim 2008, para atletas sem deficiência. O panamenho Irwing Paladino foi campeão com 8,34m na China e o britânico Greg Rutheford subiu ao topo do pódio no Reino Unido com 8,31m. A façanha do alemão de 27 anos, que melhorou em 11cm a sua marca e usa uma prótese no lugar da perna direita, trouxe à tona uma antiga polêmica. 

Competidores paralímpicos poderiam levar vantagem em relação aos olímpicos? Impedido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de competir no Rio 2016, um dos seus maiores sonhos, Rehm acredita que o céu é o limite. E a sua treinadora, Steffi Netrius, que acompanha a sua evolução desde 2008, prevê que o saltador alcance os 9,00m.

Considerado um dos melhores atletas paralímpicos de todos os tempos, Markus nunca escondeu o seu desejo de competir nas Olimpíadas. 
- Seria interessante sentarmos com a IAAF e discutirmos o assunto. Eu gostaria de mostrar que o esporte paralímpico tem crescido muito nos últimos anos e aproximá-lo do olímpico - contou o alemão, ainda fascinado pelo seu feito na terceira de seis tentativas em Doha:
Em 2008, o sul-africano Oscar Pistorius tentou participar das Olimpíadas de Pequim, mas teve o pedido rejeitado pela IAAF. O paratleta, no entanto, pôde disputar os 400m em Londres 2012, parando na semifinal. O veredicto final sobre a possibilidade de Rehm ir ao Rio será nos próximos meses.

Fonte: globoesporte.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

JUSTIÇA ESPANHOLA PEDE PRISÃO PARA MESSI

A Procuradoria-Geral do Estado espanhol pede que o futebolista Lionel Messi seja condenado a 22 meses e meio de prisão por fraude fiscal entre 2007 e 2009.
A notícia é avançada pelo jornal El País, citando um documento da Procuradoria.
As autoridades espanholas reconhecem que Messi é um “leigo” em assuntos tributários, mas afirmam que o jogador do Barcelona “não pode ignorar” que boa parte das receitas de exploração dos seus direitos de imagem vinham de empresas sediadas em paraísos fiscais, como o Uruguai e o Belize.
Apesar de o ministério público ter pedido a absolvição de Messi, o juiz deu seguimento à acusação, porque o advogado do Estado continua a imputar o futebolista como co-autor de três crimes de fraude fiscal, num valor de 4,1 milhões de euros.
Lionel Messi e o pai são acusados de, em 2013, terem defraudado o fisco em valores relativos aos direitos de imagens do futebolista, entre 2007 e 2009, através da criação de empresas falsas no Belize e no Uruguai.
O advogado do Estado pediu para Messi e para o seu pai uma pena de sete meses e quinze dias de prisão por cada crime de que são acusados, além de uma multa do valor da fraude e o impedimento de receber ajudas públicas ou incentivos fiscais durante um ano e meio.
O juiz não aplicou nenhuma medida cautelar contra nenhum dos dois acusados, porque ambos têm mostrado vontade de colaborar e já entregaram, voluntariamente, o valor da alegada fraude fiscal.

Fonte: publico.pt

sábado, 3 de outubro de 2015

SER BOTAFOGUENSE!

O Botafoguense gosta do BOTAFOGO. Quem gosta de título é cartório; Quem gosta de vitória é capixaba; Quem se preocupa com gol é a Volkswagen; Quem se preocupa com craque é polícia e bandido; Quem se importa com divisão é matemático!.. Viva a nação mais apaixonada do mundo! Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de nossas vidas. ...mas que somos desconfiados...isso nós somos. kkk

terça-feira, 25 de agosto de 2015

JOGOS DA PRIMAVERA: COMEÇARAM AS SELETIVAS PARA A CATEGORIA B


Tiveram início nesta terça-feira, 25, as seletivas da modalidade futsal masculino para o XXXII Jogos da Primavera, na categoria B, destinada aos atletas com faixa etária de 15 a 17 anos, de escolas do interior do estado. Nesta etapa classificatória, participam 116 escolas distribuídas em 60 municípios do interior do Sergipe com um total de 1.160 alunos inscritos. 

Os XXXII Jogos da Primavera são promovidos pelo governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), sendo o maior evento esportivo escolar do estado. 

As 40 equipes do interior do estado, classificadas nas seletivas, conforme a demanda de inscrição por município, garantirão vagas para a fase final dos Jogos da Primavera, que acontecerão no período de 24/09 a 8/10, em Aracaju.
"A equipe campeã da modalidade representará Sergipe nos Jogos Escolares da Juventude 2015 que ocorrerão em Londrina (PR) no mês de novembro", relatou o professor Gladston Lisboa, assessor do Departamento de Educação Física da Seed.
Aqui em Poço Verde, estaremos sendo representados pela equipe do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, que desde o mês de junho vem se preparando para tentar ficar com uma das 40 vagas e disputar o título da competição em Aracaju. Para isso, nossos alunos terão de desbancar as equipes de Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Umbaúba. 
A seletiva ocorrerá dias 3 e 4 de setembro, na cidade de Lagarto, conforme tabela abaixo:

LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES RIBEIRÃO (LAGARTO) 

DATA: 03/09/2015 quinta-feira 
JOSÉ LOPES (Riachão) X JOÃO DE OLIVEIRA (Poço Verde) 
TOBIAS BARRETO (Tobias Barreto) X ANTONIO GARCIA(Umbaúba) 
JOSÉ LOPES (Riachão) X ANTONIO GARCIA(Umbaúba) 
TOBIAS BARRETO (Tobias Barreto) X JOÃO DE OLIVEIRA (Poço Verde) 

DATA: 04/09/2015 sexta-feira 
JOÃO DE OLIVEIRA (Poço Verde) X ANTONIO GARCIA (Umbaúba) 
TOBIAS BARRETO (Tobias Barreto) X JOSÉ LOPES (Riachão) 

Fonte: adaptado da seed

domingo, 12 de julho de 2015

AS 10 DICAS PARA QUEM TEVE LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão frequente nos esportes. A entorse é, disparadamente, o movimento que mais lesa estruturas intrínsecas do joelho. No futebol, esporte muito popular no Brasil, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fêmur em relação à tíbia. 
Pelo fato desta estrutura não cicatrizar, é de comum acordo entre a maioria dos cirurgiões de joelho no mundo de que tanto uma lesão total quanto parcial em pacientes ativos e que tenham queixas de falseio, que o indivíduo deve ser submetido a cirurgia de reconstrução para que possa restabelecer a estabilidade e função.

Seguem aqui 10 dicas para pessoas que sofreram a lesão:


1) Procure um bom profissional. 

Tanto a Sociedade Brasileira de ortopedia e traumatologia (SBOT), como a Sociedade Brasileira de cirurgia do joelho (SBCJ) disponibilizam na internet o rol de profissionais especialistas aprovados, portanto capazes de abordar melhor doenças do joelho. Verifique currículo do médico selecionado. Profissionais envolvidos em pesquisas, pós graduados e que façam parte de grupos de especialidade (ex: grupo de traumatologia do esporte da Santa casa de São Paulo) costumam aliar a ciência com experiência.

2) Com quem vou reabilitar?
Peça indicação de fisioterapeutas ao seu médico. Uma boa comunicação entre profissionais e estabelecimento de protocolos de reabilitação estão estatisticamente ligados a melhores resultados.

3) Fisioterapia só depois da cirurgia?
Verifique com seu médico a possibilidade de realizar fisioterapia pré-operatória. Caso não haja contra indicações como lesões meniscais bloqueando joelho ou lesões concomitantes a outros ligamentos, a fisioterapia pré-operatória mantém a musculatura trófica, melhora a dor e assegura um arco de movimento normal do joelho. 

4) Informe-se!
Discuta com seu médico a técnica e a seleção do enxerto a serem utilizadas na cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Tudo isso terá impacto no retorno ao esporte.

5) Não tenha pressa! 
A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

6) Não se assuste! 
Tanto antes da cirurgia quanto depois, a musculatura do membro afetado, principalmente a musculatura da coxa, sofrerá atrofia. A isso denominamos "inibição artrogênica do quadríceps". Em outra palavra, o grupo muscular fica inibido e, além de atrofiar, não responde completamente a estímulos voluntários de contração. Mas isso é totalmente revertido por uma fisioterapia bem feita.

7) Água! 
Uma boa fisioterapia é sempre bem complementada pelo trabalho de hidroterapia na piscina, por exemplo.

8) Minha musculatura está equilibrada?
Verifique com seu médico a possibilidade de realizar avaliação isocinética, idealmente no terceiro e sexto mês pós-operatório, afim de se avaliar força, potência e resistência da musculatura e auxiliar no trabalho de grupos musculares que, por ventura, estejam fracos e desequilibrados.


9) Ajuda do professor!
O trabalho de fortalecimento iniciado pelo fisioterapeuta deve ser passado a um bom profissional da educação física, que entenda bem a lesão e que siga o protocolo iniciado sob proteção articular, mantendo sempre a comunicação entre os profissionais da saúde.

10) Retorne devagar!
É muito comum que haja ansiedade no retorno ao esporte. Cada modalidade esportiva tem seu tempo de volta, respeitando a biologia da integração do enxerto e da qualidade da reabilitação empregada. Picos de treino podem causar sobrecarga no joelho atrasando ainda mais o tão sonhado retorno às quadras, ruas, trilhas e aos gramados!


Fonte: globoesporte.globo.com

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CORRUPÇÃO NO FUTEBOL! CARTÃO VERMELHO PARA A FIFA!!

O grande escândalo que caiu sobre a Fifa, foi considerado uma “Copa do Mundo das fraudes” pelo diretor do Internal Revenue Service (IRS), Richard Weber. Usando o linguajar do futebol, Weber pediu um ‘cartão vermelho à Fifa’ após 14 elementos serem acusados pela Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Em entrevista coletiva realizada em Nova York, Weber falou ao lado da procuradora-geral Loretta Lynch sobre o processo que mostra práticas ilegais na cúpula da maior entidade do futebol durante décadas. Atual vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf, Jeffrey Webb, Eugenio Gigueredo, Eduardo Li e o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, estão entre os nomes citados como suspeitos pelo governo norte-americano.
“Muitos dos indivíduos e organizações que vamos descrever hoje foram confiados para manterem o futebol aberto e acessível para todos”, disse Lynch. “Eles assumiram responsabilidades importantes em todos os níveis, desde construir campos de futebol para crianças em países em desenvolvimento até a organização da Copa do Mundo”.
“Era esperado que eles mantivessem as regras que mantêm o futebol honesto, e protegessem a integridade do jogo. Ao invés disso, eles corromperam negócios de futebol no mundo inteiro para servirem aos seus interesses. Este Departamento de Justiça está determinado a colocar um fim a estas práticas, a erradicar a corrupção e levar os malfeitores à Justiça”.
As acusações também abrangem negócios envolvendo direitos de transmissão e comercialização para grandes torneios nas últimas duas décadas, e continua até os dias de hoje, com a edição de 100 anos da Copa América, em 2016, nos Estados Unidos, estimada em $110 milhões em propinas.
“Começando em 1991, duas gerações de dirigentes de futebol, incluindo os então presidentes de duas confederações regionais sob a Fifa – a Confederação das Américas do Norte, Central e a Associação do Futebol Caribenho, conhecida como Concacaf, que inclui os Estados Unidos; e a Confederação de Futebol da América do Sul, ou Conmebol, que representa o futebol organizado na América do Sul – usaram suas posições de confiança dentro de suas respectivas organizações para pedirem propinas de pessoas ligadas ao marketing esportivo em troca de direitos comerciais para os seus torneios de futebol. Eles fizeram isso repetidamente, ano após ano e torneio após torneio”.
“Por exemplo, em 2016 os EUA é o escolhido para receber a edição de centenário da Copa América, a primeira vez que o torneio será sediado em cidades fora da América do Sul. Nossa investigação revelou que o que deveria ser uma expressão de espírito esportivo foi usado como veículo em um amplo esquema para marcar os bolsos dos executivos com propinas que totalizam $110 milhões, perto de um terço dos custos legítimos dos direitos dos torneios envolvidos”.
O procurador de Nova York, Kelly Currie, disse: “Todos esses acusados abusaram do sistema financeiro dos EUA e violaram a lei dos EUA. E nós temos a intenção de responsabilizá-los”. Currie também citou o atual vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf, Jeffrey Webb: “solicitou e coletou propinas de executivos de marketing esportivo que precisavam de seu apoio para conseguir contratos.
Diretor do FBI, James Comey declarou que o futebol foi ‘sequestrado’: “Este sequestro está sendo encarado com uma resposta muito agressiva dos promotores para mudar este comportamento e manda uma mensagem”.

Fonte:goal.com

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,estamos-dando-cartao-vermelho-para-a-fifa-diz-chefe-da-receita,1695298
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,estamos-dando-cartao-vermelho-para-a-fifa-diz-chefe-da-receita,1695298

segunda-feira, 4 de maio de 2015

NA COPA DO MILHO, BARRAGEM PERDE E DÁ ADEUS À COMPETIÇÃO

Ainda com chances na competição, os aspirantes da Barragem jogaram neste domingo contra o time da Santana, pela VII Copa do Milho do povoado São Francisco. Não foi uma tarde proveitosa para os barragenses, apesar das oportunidades criadas, o ataque não conseguiu converter em números suas chances e foi penalizado com o gol que deu a vitória a equipe da Santana e assegurou a vaga para a final. Agora o time baiano terá pela frente a boa equipe do Confiante, que esperava de camarote essa definição.
Já a outra final, vai colocar as duas maiores forças do futebol poço verdense em lados opostos, Confiante e Cruzeiro, para saber quem ficará com o título da competição. O Cruzeiro conseguiu sua vaga ao vencer o time do Araçá por 4 a 0. Então no  próximo domingo, o São Francisco vai ficar pequeno para tanta rivalidade. Fortes emoções.

+ Notícias:
No desafio da resenha, que aconteceu no sábado, entre as equipes dos funcionários/convidados da Rádio Poço Verde FM e funcionários/convidados do CEPJO, vitória para os locutores por 6 a 4. O jogo até que se desenhava para uma goleada para os colegiais, quando nos primeiros 15 minutos já ganhavam por 2 gols de diferença, com Oneas e Romário marcando para os amarelinhos. Mas não demorou muito para o time da rádio, tomar as rédeas da partida e com uma ajudinha extra, conseguiu virar o jogo e vencer o desafio. Destaque para o belo gol de Guilherme para o CEPJO e também para o primeiro gol do locutor e resenhista Dinho Santana, no estádio Camilão. Infelizmente o outro resenhista Roberis que jogaria pelo time da escola, amarelou e ficou entrevistando Boka de Sergipe, que foi prestigiar o evento.

sábado, 2 de maio de 2015

FESTA NO INTERIOR! UNIÃO E RAINHA SÃO CAMPEÕES NO FUTSAL!

Fotos: Carlos Alexandre EIP
O povoado Tabuleirinho foi palco nessa sexta-feira, de dois grandes jogos, referente à decisão do I Campeonato Regional de Futsal. E final que se preze tem que ter um grande público, e foi isso que aconteceu, arquibancadas cheias e dois jogos de tirar o fôlego.
No primeiro confronto da noite, as mulheres deram o ar da graça e empolgaram quem assistia o duelo entre Poço Verde e Simão Dias. Uma partida que de inicio teve o time do Nacional buscando decidir o jogo e logo saiu na frente do placar, com a  simãodiense Mirelle se destacando e marcando por três vezes. Mas do outro lado existia uma colmeia de rainhas que foram pra cima e viraram o jogo para 5 a 3. Marcaram para a equipe poço-verdense do Rainha as atletas Danila(2), Nicole(1), Liziane(1) e Jéssica(1). Foi uma vitória da técnica e do preparo físico, bem evidente no final do jogo. Tudo isso fruto de um trabalho realizado na surdina e que agora recebeu a ajuda e competência do treinador Kleiton. Parabéns Campeãs!

No confronto mais esperado da noite, cidade e interior "lutariam" para saber quem levaria a tão cobiçada taça do I Regional de Futsal. De um lado a mais nova força do futsal poço-verdense, o Boca Júnior, representando o Tabuleirinho e do outro, representando a sede do município o União, o time mais premiado do futsal de Poço Verde.
Se as equipes não presentearam o público com muitos gols, como o feminino, não foi culpa de seus jogadores de "linha", mas de seus arqueiros. Tanto Claudevan, quanto Edivaldo, fizeram defesas milagrosas, dignas dos grandes goleiros.
Foto: EIP
Os treinadores armaram suas equipes respeitando as características de seus jogadores, procurando tirar do adversário seus pontos mais perigosos, principalmente os chutes de Edy, pelo o União, e Rodrigo pelo Tabuleirinho. Sem muitos espaços para os dois, coube a outra dupla duelarem por espaços e criação de opções para seus colegas chegarem ao tão sonhado gol. Me refiro, a Léo do Boca e Edson do União, que depois dos goleiros foram os outros protagonistas do espetáculo. Foi numa dessas jogadas de quem conhece os melhores caminhos a seguir, que o já veterano Léo, recuperou uma bola em sua intermediária e esperou o momento certo para dar início a um contra ataque mortal, que terminou nos pés predestinados de Romário, que balançou a rede adversária e foi pra galera, esses mesmos pés que por capricho chutou a bola contra a trave, no momento das penalidades. Do outro lado Edson fazia seu papel, fazendo o pivô e levando perigo ao gol do time do interior. Mas como seus companheiros não aproveitavam seus passes, coube ao mesmo furar o bloqueio do time do tabuleirinho ao aproveitar uma bola que viajou pela área e já na linha de fundo, quase sem ângulo, acertou um belo chute, empatando a partida. 
Como os goleiros não permitiram mais a mudança no placar, nem na prorrogação, o jeito foi mesmo definir quem levaria o caneco, nas penalidades. O técnico do União, Geon Batista, surpreendeu à todos quando relacionou para a cobrança das penalidades, a jovem promessa Wesley. Mas ele sabia o que estava fazendo, não é a toa que o "veinho", como é carinhosamente chamado por seus amigos, foi tantas vezes campeão do futsal poço-verdense. E coube ao garoto, fechar a sequência de penalidades, e mesmo sobre pressão, cobrou o pênalti como gente grande, fazendo com que o grito de campeão ecoasse nos tabuleiros da nossa Poço Verde.
Parabéns a Dedeu e a todos que fizeram o evento acontecer, que muitas outras competições possam surgir em nosso município. Mas só para lembrar, o futsal não sobrevive só de campeonatos...

BARRAGEM BUSCA VAGA NA FINAL DA COPA DO MILHO

Neste domingo no povoado São Francisco, o time de aspirantes da Barragem Futebol Clube tenta uma vaga para a final da Copa do Milho. O adversário é a equipe da Santana e o vencedor enfrentará o Confiante da cidade de Poço Verde, que assiste tudo de camarote.
No último treino apronto, o técnico Zé Reinaldo pediu o comprometimento de todos para fechar a participação da Barragem na competição com chave de ouro.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

NESTE SÁBADO TEM O DESAFIO DA RESENHA NO CAMILÃO!

     Atendendo ao convite da Equipe Esporte Campeão, os funcionários do Colégio Estadual Professor João de Oliveira estarão neste sábado, 02 de maio, enfrentando o time da Radio Poço Verde FM no estádio Camilão, ás 15:30 h. O confronto foi batizado de Desafio da Resenha, por conta dos dois principais resenhistas da cidade se encontrarem em lados opostos. Do lado do CEPJO temos o Roberis e representando a Poço Verde FM, temos o Dinho Santana.
  O jogo promete ser bem movimentado nos primeiros 10 minutos, é o tempo que a maioria dos fora de forma, das duas equipes, vão suportar. Mas uma coisa é certa. Se os gols não aparecerem, o que não vai faltar é RESENHA!
Boa diversão à todos!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

GRANDE FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL NO TABULEIRINHO!

Depois de alguns meses de disputas intensas, o I Campeonato Regional de Futsal realizado no povoado Tabuleirinho, finalmente chega a fase final, nesta sexta-feira, dia do trabalhador, com o embate entre o União Poçoverdense e o Boca Júnior, que promete muitas emoções.
Antes da final masculina, o futsal feminino terá também a disputa de campeão, às 19:00 h, entre o time poço verdense do Rainha e o Nacional de Simão Dias. Logo após, teremos a final do masculino entre o União Poçoverdense e o Boca Júnior.
Parabenizamos à todos os envolvidos em mais uma batalha em prol do desenvolvimento do futsal de Poço Verde, em especial a Dedeu que encabeçou o projeto. Não esquecendo de agradecer também os clubes envolvidos, a Equipe Esporte Campeão da FM Poço Verde e a Carlos Alexandre do EIP que fizeram a cobertura de toda competição.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O QUE PODE CAUSAR PARADA CARDÍACA EM CORRIDAS LONGAS?

Problemas genéticos ou congênitos podem ser diagnosticados em exames, mas desidratação, alta temperatura corporal e a perda de sódio influenciam.
Sem pretender causar medo, mas, pelos acontecimentos como o da última meia maratona Golden Four do Rio, onde um atleta de 30 anos sofreu um ataque cardíaco, mas sobreviveu, precisamos esclarecer dúvidas surgidas. Mesmo com o enorme crescimento de participantes nas corridas de rua, a quantidade percentual de complicações graves como parada cardíaca seguida de morte súbita é bem baixa. Mas o fato de acontecer em jovens aparentemente sadios causa comoção. Na realidade, a maior frequência de mortes ocorre nos esportes coletivos, em todo o mundo.
O que se sabe desses eventos acontecerem nas corridas de rua é que são bem claras as causas que levaram a isso. Pesquisas sobre os participantes das maratonas realizadas em Londres, Copenhague e Jerusalém, coletadas de bancos de dados de um período de dez anos, mostram algumas realidades importantes.
     Por outro lado, das poucas paradas cardíacas ocorridas, apenas algumas foram recuperadas sem sequelas, as demais evoluíram para a morte súbita. As causas detectadas foram, na maioria, a perigosa miocardiopatia hipertrófica obstrutiva (genética) muitas vezes erroneamente confundida com o coração de atleta. Em segundo lugar, está a origem anômala de coronária(congênita).
     Ambas podendo ser diagnosticadas num exame de rotina de avaliação pré-participação, competente para diferenciar coração normal de doente. Por fim, principalmente quando a corrida é realizada num clima muito quente (acima de 32 graus) a causa foi a hipertermia (onde a temperatura corporal atinge mais de 42 graus), a desidratação isolada (severa perda de água) e a hiponatremia (perda importante de sódio).
     Para completar as causas de morte súbita, as ocorridas em corações normais onde os corações são atingidos pelo uso de anabolizantes sem necessidade médica, pelos energéticos, comercializados livremente, porém ingeridos em quantidade anormalmente elevadas, e pior se associados às bebidas alcoólicas destiladas. Os estimulantes, que na sua maioria são de venda proibida no Brasil, em qualquer quantidade chegam a provocar graves arritmias cardíacas, e assim tem grande potencial de provocar uma parada cardíaca.
     Finalizando, a conhecida recomendação de se fazer uma avaliação médica competente, saber parar se surgirem sintomas de algo anormal durante uma corrida ou outra atividade esportiva e nunca usar substâncias proibidas, são as únicas maneiras de se evitar uma parada cardíaca, que se não for recuperada em três minutos, se seguirá inexoravelmente a morte súbita.

Fonte: globoesporte.globo.com

domingo, 12 de abril de 2015

COPA DO MILHO! ASPIRANTE DA BARRAGEM SEGUE VIVO NA COMPETIÇÃO

Givanildo(8), autor do gol que classificou a Barragem
     Sem a presença da equipe principal, que foi eliminada na primeira rodada, a Barragem Futebol Clube segue viva na Copa do Milho, disputada no povoado São Francisco/Adustina. A vítima dessa vez foi a forte equipe do Cruzeiro de Poço Verde, que perdeu pelo escore de 1 a 0, gol de Givanildo. Mais uma vez o time da Barragem demostrou muita garra para superar suas deficiências e sair vencedor. Agora o time das águas vai esperar a definição do adversário que irá enfrentar nas quartas de finais.
     Já no jogo de fundo o time principal do Cruzeiro venceu, nas penalidades, a equipe da Tabua por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

BOTAFOGO, AS TRAVES E ANTONIO LOPES

    Quantas vezes ouvimos a frase:
   Existem coisas que só acontecem com o Botafogo. Novamente a história se repetiu. Dessa vez para o bem.
     E que história.
   A conquista da Taça Guanabara de 2015 tem a trave, aliás, as traves, como coadjuvantes.
  Quando o chute de Thomas bateu na trave, nas costas de Paulo Victor e morreu no fundo da rede, dando a vitória ao time no clássico contra o Flamengo ainda em março, parecia um sinal. Mas ninguém imaginaria o desfecho do filme e que a trave voltasse a ser decisiva. E foi.
    O gol de Elvis diante do Macaé teve lá suas semelhanças. Primeiro a trave, depois também as costas de Ricardo Berna e o gol. Curioso lembrar que o cruzamento partiu de Henrique, jogador até então desprestigiado, que treinava separado do grupo e fora dos planos da comissão técnica. 
     Particularidades do Botafogo.
     A trave voltaria a ser protagonista em Macaé.
   No fim da partida, enquanto torcedores, jogadores e comissão técnica do Botafogo sofriam no Engenhão, a trave salvava o Nova Iguaçu da derrota em chute de Alecsandro na pequena área e evitava assim a conquista do Flamengo, dada para muitos como certa, inclusive pela maioria alvinegra.
     A trave. Aliada do Botafogo decidiu.
    Importante citar o trabalho, em silêncio e extremamente eficaz, de Antônio Lopes. É ele que dá o suporte necessário ao treinador René Simões. É ele que conduz o relacionamento dos jogadores com a diretoria. É ele o mais experiente hoje no clube, talvez até mais que os próprios dirigentes, e enxerga longe, sempre com os pés no chão.
     Lopes não aparece. E nem precisa. 
    Nos bastidores porém e peça fundamental para a engrenagem funcionar. E ela começa a dar os primeiros resultados ainda que com a ajuda da trave. Aliás, das traves.
     Parabéns FOGÂO! CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2015!!

Fonte: yahoo.esporte.com.br

sábado, 4 de abril de 2015

FABRÍCIO SURTOU! O SER HUMANO PODE SURTAR?

Mas porque a torcida persegue alguns jogadores?
Pois a torcida e também audiência de jornalistas, que ao seu gosto determinam certas situações (pois precisam vender seus produtos), situações esta que também levaram ídolos absolutos (como Falcão, Dunga e Fernandão) serem completamente desrespeitados (e vaiados) durante seus comandos.
     A maioria da torcida é papagaio de pirata e simplesmente repete o que seus mestres escrevem.
   A torcida colorada precisa de identidade própria e precisa valorizar seus ídolos, valorizar aqueles que suam a camisa dentro de campo para elevar o nome do clube.
     Dinheiro não compra afeto.
   A explosão de Fabrício apenas revelou seu lado humano, mesmo que tenha exagerado, revelou suas fraquezas e foi honesto em sua atitude.
   Poderia ter relevado e ido dormir novamente pensando tudo que fez de errado em campo para receber vaias, e pensar porque aqueles que avaliam e pagam pelos seus serviços (dirigentes do clube e treinador) ainda insistem em seu trabalho.
   Por isso eu acredito que o discurso da desculpa, da cabeça quente e do arrependimento não vai acontecer com Fabrício.
Edi Rorato

Fonte: correiodopovo.com.br

TJD-RS INVESTIGARÁ SUPOSTO CASO DE INJÚRIA RACIAL CONTRA FABRÍCIO DO INTER

O descontrole de Fabrício na partida contra o Ypiranga, na última quarta-feira, pode não só render punições ao lateral-esquerdo, mas também ao Internacional. O TJD-RS informou que investigará um suposto caso de injúria racial contra o jogador no momento em que deixava o gramado do Beira-Rio, após fazer gestos obscenos, xingar a torcida e ser expulso.
Na próxima segunda-feira, a procuradoria do TJD-RS denunciará Fabrício em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo ser suspenso em até 12 jogos. Além disso, analisará as imagens da televisão e ouvirá testemunhas, para definir as suspostas injúrias raciais contra Fabrício ocorreram de fato.
     Caso a denúncia seja confirmada e o Inter vire réu, o clube será julgado por infração prevista no artigo 243-G do CBJD, que fala em ''praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência''.
     Em 2014, o Grêmio foi denunciado no mesmo artigo no 'caso Aranha' e acabou excluído da Copa do Brasil. Para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, caso a denúncia se confirme, o Colorado não deve ser excluído do Campeonato Gaúcho, já que a susposta injúria racial aconteceu na fase classificatória.
     - Não acredito em exclusão, e sim em perda de pontos. Aconteceu em uma classificatória - disse Novelleto ao diário ''Zero Hora''.
Novelleto ainda deu uma declaração polêmica. De acordo com o presidente da FGF, a possível reação racista da torcida no Beira-Rio foi provocado pelo lateral-esquerdo Fabrício.
     - Joga a camisa no chão e vai querer que as pessoas esperem com beijinho? Ele deu motivo. Como é que com 20 mil pessoas, levanta os dedos, manda todo mundo para aquele lugar? Só faltou pisar em cima da camisa - comentou Francisco Novelleto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, em contato com o ''Zero Hora''.

Fonte: extra.globo.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

ESTADUAL DE FUTSAL VAI COMEÇAR, MAS POÇO VERDE TÁ FORA

A Federação Sergipana de Futsal divulgou esta semana a tabela do Campeonato Sergipano Adulto Masculino da modalidade para 2015. O torneio se iniciará no próximo dia 11 de abril e se estenderá até o dia 8 de agosto. Com 16 equipes, o estadual terá algumas novidades em relação ao ano passado.
“Ao invés de dois turnos, como em 2014, teremos um só com jogos de ida e volta. Entretanto, de um grupo de quatro equipes, três se classificam, de modo que o primeiro colocado já vai para a terceira fase e os outros dois disputam um cruzamento olímpico com jogos de ida e volta”, explica Josué dos Santos, diretor técnico da Federação.

O estadual também contará com novidades entre as equipes participantes. “Teremos a volta do Lagarto e do Tobias, que estava há dez anos parado, além da estreia de equipes como Lamarão e Legião de Maria”, contou.
Poço Verde não terá representantes na competição mais uma vez. Além da falta de organização do futsal poço-verdense, outros fatores que complica a entrada de equipes locais é a questão financeira e a inexistência de espaços para mandar seus jogos, até porque o combalido Ginásio de Esportes Porfiro Vieira da Silva, não oferece a segurança necessária exigida.
Fonte: Infonet.com.br

terça-feira, 31 de março de 2015

SALDO NEGATIVO

O amistoso que a Barragem realizou nesse domingo na cidade de Banzaê, no estado da Bahia, não foi dos melhores, na verdade o saldo foi negativo. 
De início as partidas estavam marcadas para Jeremoabo, mas devido às reformas que estão acontecendo no estádio local, impossibilitando de acontecer jogos, houve uma permuta entre as equipes e o local foi transferido para a cidade vizinha de Banzaê.
Os embates aconteceram nas categorias mirim, aspirantes e principal. Desse trio, somente a gurizada não perdeu, ficando no empate de 0 a 0. A equipe de aspirantes foi derrotada por 2 a 0, enquanto o time principal não suportou o volume de jogo e a pressão da torcida local e sucumbiu ao placar de 3 a 0.

XXXII JOGOS DA PRIMAVERA

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação Física (DEF), realizou nesta terça-feira, 31 de março, o lançamento dos XXXII Jogos da Primavera. O evento foi realizado às 10h, no auditório da Biblioteca Epifânio Dória.
Os Jogos da Primavera, maior evento esportivo estudantil do estado, constitui a etapa estadual que serve de classificação para os Jogos Escolares da Juventude, competição de nível nacional. Cerca de 350 unidades de ensino estarão participando, entre escolas estaduais, municipais e particulares.
     As competições acontecerão no período de 28 de julho a 10 de agosto para a categoria A (alunos atletas dos 12 aos 14 anos), e no período de 24 de setembro a 8 de outubro para a categoria B (alunos atletas dos 15 aos 17 anos). 
  Os jogos contarão com 18 modalidades, sendo quatro coletivas (futsal, basquetebol, voleibol e handebol) e outras modalidades individuais, como atletismo, natação e xadrez; informou a diretora do Departamento de educação física da Seed, Maria Auxiliadora Almeida.

Fonte: seed.se.gov.br