sábado, 4 de abril de 2015

TJD-RS INVESTIGARÁ SUPOSTO CASO DE INJÚRIA RACIAL CONTRA FABRÍCIO DO INTER

O descontrole de Fabrício na partida contra o Ypiranga, na última quarta-feira, pode não só render punições ao lateral-esquerdo, mas também ao Internacional. O TJD-RS informou que investigará um suposto caso de injúria racial contra o jogador no momento em que deixava o gramado do Beira-Rio, após fazer gestos obscenos, xingar a torcida e ser expulso.
Na próxima segunda-feira, a procuradoria do TJD-RS denunciará Fabrício em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo ser suspenso em até 12 jogos. Além disso, analisará as imagens da televisão e ouvirá testemunhas, para definir as suspostas injúrias raciais contra Fabrício ocorreram de fato.
     Caso a denúncia seja confirmada e o Inter vire réu, o clube será julgado por infração prevista no artigo 243-G do CBJD, que fala em ''praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência''.
     Em 2014, o Grêmio foi denunciado no mesmo artigo no 'caso Aranha' e acabou excluído da Copa do Brasil. Para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, caso a denúncia se confirme, o Colorado não deve ser excluído do Campeonato Gaúcho, já que a susposta injúria racial aconteceu na fase classificatória.
     - Não acredito em exclusão, e sim em perda de pontos. Aconteceu em uma classificatória - disse Novelleto ao diário ''Zero Hora''.
Novelleto ainda deu uma declaração polêmica. De acordo com o presidente da FGF, a possível reação racista da torcida no Beira-Rio foi provocado pelo lateral-esquerdo Fabrício.
     - Joga a camisa no chão e vai querer que as pessoas esperem com beijinho? Ele deu motivo. Como é que com 20 mil pessoas, levanta os dedos, manda todo mundo para aquele lugar? Só faltou pisar em cima da camisa - comentou Francisco Novelleto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, em contato com o ''Zero Hora''.

Fonte: extra.globo.com