segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PARABÉNS BARRAGEM!!! CAMPEÃO É TAMBÉM AQUELE QUE SUPERA SEUS PRÓPRIOS LIMITES!

Neste domingo, 29/12, finalmente conhecemos o Campeão Municipal de Futebol de 2013. O Cruzeiro confirmou o favoritismo e venceu novamente a Barragem por 4 a 1, num jogo que a vitória foi construída praticamente no primeiro tempo. Aproveitando a fragilidade da zaga do time das águas, o Cruzeiro balançou a rede adversária por três vezes, por intermédio de Everson, artilheiro da competição, que viria ampliar o placar na segunda etapa. Pelo lado da Barragem coube a Françual a tarefa de marcar o gol de honra.
Na disputa dos aspirantes, ficou a cargo do Confiante "levantar" a taça, ao vencer o Rompe Gibão por 3 a 1. Parabéns ao Cruzeiro, Confiante, Rompe Gibão e Barragem, pela bela postura dentro de campo, num ambiente de respeito e amizade, ingredientes importantes e que é tão necessário dentro do esporte.

PARABÉNS BARRAGEM!!!

Torcida...são poucos? quem liga pra quantidade, se sua história, sua paixão e lealdade nos enche de orgulho.
Atletas...não temos os melhores, nem mais caros? que importa, se mesmo com a idade avançada, alguns fora de forma, jovens promessas, o que vale é que somos amigos, família.
Títulos...não temos muitos títulos de expressão? mas quem disse que precisamos deles para continuarmos a ser o que somos? Temos nosso próprio campo, fazemos nossos amistosos, participamos de campeonatos e torneios, temos nosso próprio material, organizamos competições, temos o mesmo direito, como outras equipes, de jogar no Camilão...é, títulos acrescentam, mas depende dos objetivos.
Troféus...não temos os mais bonitos? verdade, mais uma coisa é certa, suja do mesmo jeito e se não cuidar direitinho, enferruja.
2013...como foi? em relação a participação da equipe nas competições, foi um ano proveitoso, disputamos três finais, ganhamos uma e fomos vice em outras duas, e em outra disputamos às semifinais. 
2014...o que espera? esperamos que as pessoas envolvidas com o futebol poçoverdense, possam sentar, discutir e buscar soluções, para serem implementadas a curto, médio e longo prazo. Que nosso atleta Edson possa se recuperar o mais rápido possível e que a Barragem Futebol Clube alcance seus objetivos mais urgentes.

UM 2014, DE MUITA PAZ, SAÚDE, AMOR E ALEGRIA!!!
Tupete com os irmãos Matré e Galegal e os sobrinhos Mayck e Françual
O atleta Edson entrevistado por Carlão

Zé Reinaldo e os Atletas Orlando, Alexandre, Alex e Marcos

Wiliam e esposa

Confraternização na Barragem

Torcedores

domingo, 29 de dezembro de 2013

DIABÉTICOS, HIPERTENSOS E CARDÍACOS: FIM DE ANO REQUER CUIDADOS ESPECIAIS

Para usufruir verdadeiramente do “Boas Festas”, cumprimento mais popular do fim de ano, devemos torná-lo uma verdade. Parar de praticar exercícios por alguns dias não é um problema para o corpo, afinal o descanso é obrigatório para qualquer ser vivo. Nestes dias, apesar dos abusos naturais da época, se não ficar parado e, ao menos, caminhar o que puder, já é uma boa decisão. Seu “coração físico” não se ressentirá tanto deste “pit stop” estratégico. Os ganhos de peso devem ser evitados, porém o dono do corpo diz a palavra final. Sair da mesa sem repetir os pratos é uma boa opção, conter-se traz bons resultados na semana de festas.
Vamos selecionar hipertensos, diabéticos e cardíacos para algumas dicas:

- Os hipertensos, controlados ou não, devem fugir dos salgados, mesmo que seja pouca quantidade. Infelizmente, não são poucos os que acabam em um pronto socorro com crise de pressão alta devido aos excessos alimentares. O efeito ruim do sal é rápido e piora com a ingestão de bebidas alcoólicas. Se a pressão arterial não está bem controlada, também evite os exercícios intensos, contraindicados mesmo como esporte na praia ou clube. Por isso, é melhor manter a pressão normal (12x8) para estar livre de proibições nestas oportunidades.

- Os diabéticos e mesmo os chamados de pré-diabéticos devem manter alguma atividade física leve ou moderada e ter atenção rigorosa em relação aos doces e alimentos açucarados. Não dá para negociar! Os níveis de glicose no sangue podem “explodir” caso consumam açúcar visível ou invisível. Uma boa sugestão é pedir aos familiares que preparem doces e sobremesas sem açúcar, usando os adoçantes existentes (por exemplo, a sucralose pode ser aquecida e tem ótimo sabor). Os demais alimentos comuns dos jantares e almoços de fim de ano, como leitão, pernil e outros, estão liberados em quantidades moderadas.

- Os que têm problemas cardíacos têm que evitar o sal, pelo risco de edema e falta de ar. Não podem esquecer as medicações, mesmo que isso já tenha acontecido algum dia. O risco de as festas de fim de ano piorarem o equilíbrio clinico é enorme.
     Diante das dúvidas, fale com seu médico sempre que for necessário. Somos formados no Brasil, validados por exames e sabemos dos costumes brasileiros.

Fonte: globoesporte.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

BARRAGEM PERDE E VÊ TÍTULO DISTANTE

Depois do resultado dessa quarta-feira de Natal, onde perdeu por 4 a 0 para o Cruzeiro, a Barragem Futebol Clube se distanciou por demais da conquista do título do Campeonato Municipal de Futebol Zé de Roberta 2013. Apesar do resultado não refletir o que foi o jogo, principalmente na primeira etapa, onde houve um equilíbrio em todos os sentidos, o time das águas foi presa fácil na segunda etapa. 
Não querendo tirar a competência do adversário, mas alguns fatos ocorridos no final da primeira etapa, teve um impacto negativo nos jogadores da Barragem. 
Edson e Miudão
Um deles, onde o lateral direito Edson numa disputa de bola, levou a pior e fraturou o tornozelo, além do nosso querido massagista Zé Miúdo, que foi atender um dos atletas e acabou escorregando e tendo um estiramento na virilha, seguindo os dois para o hospital juntamente com o Técnico Zé Reinaldo, que teve que deixar sua equipe para acompanhar os machucados. O que algumas pessoas observaram é que os atletas da Barragem entraram apáticos na volta para o segundo tempo e com o cansaço e a falta de peças de reposição a altura, cederam terreno demais ao adversário que soube aproveitar essa liberdade e chegou ao resultado elástico sem muito esforço. Marcaram para o Cruzeiro: Leo (2), Andrezinho (1) e Jairo (1). No final do jogo o atleta da Barragem, Françual, desperdiçou uma cobrança de penalidade máxima, o que diminuiria a diferença na placar.
Agora resta a Barragem igualar o placar para ir aos pênaltis ou fazer 5 gols de diferença para tornar-se campeão, nesse domingo (29/12), tarefa quase impossível, mas que é preciso acreditar que pode acontecer. Só lembrando que essa questão de vantagem de gols não está no regulamento...mas como é comum por aqui confundir regras com regulamento, fica valendo o que o campeonato de sicrano ou beltrano segue.
Na categoria aspirante o Confiante venceu a boa equipe do Rompe Gibão por 2 a 0, e também vai com a vantagem para a segunda partida da final, que acontecerá nesse domingo no Camilão.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EVERCÍCIO É O REMÉDIO MAIS BARATO: ALÉM DE TRATAR, PREVINE AS DOENÇAS

O Colégio Americano de Medicina Esportiva iniciou um movimento que recentemente passou inclusive a ser tema de seu congresso anual que reúne mais de cinco mil profissionais da área de ciências do esporte de todo o mundo. O tema recebeu o nome de “Exercício é Remédio” . Nada mais verdadeiro: é o remédio mais barato e eficaz que existe. Além de tratar, previne doenças.
A grande diferença entre o exercício físico e os remédios convencionais é que fazer exercício pode e deve ser agradável, enquanto que tomar remédio muitas vezes é ruim ou causa dor. Hoje em dia, inúmeras doenças são tratadas com atividade física. O curioso é que não faz muito tempo, o doente era proibido de fazer qualquer exercício físico. Atualmente até mesmo o portador de doença cardíaca, que sempre foi a doença que tinha no exercício seu maior “fantasma”, é tratado com programas de atividades físicas.
As doenças geralmente promovem um verdadeiro círculo vicioso extremamente prejudicial para o bom prognóstico do tratamento. A doença muitas vezes leva o indivíduo a reduzir drasticamente sua atividade física habitual. Esta inatividade física promove uma regressão acentuada da capacidade funcional de órgãos e sistemas que contribui ainda mais para a piora do quadro.
É fundamental quebrar este círculo vicioso, sempre associando a atividade física bem orientada ao tratamento medicamentoso. Atualmente a indicação de atividade física contempla até mesmo doenças que comprometem também a saúde mental como a depressão e transtornos de atenção.
No tratamento da hipertensão, por exemplo, alguns cardiologistas costumam dizer de forma bem humorada que exercício é tão eficaz que deveria ser feito de “quatro em quatro horas” pelo paciente. Exercício é remédio, mas para o indivíduo saudável deve ser hábito de vida!

Fonte: globoesporte.globo.com
 

domingo, 22 de dezembro de 2013

BARRAGEM VENCE E ESTÁ NA FINAL


A alegria azulina deveria ser dobrada, mas o time de aspirantes não passou pelas penalidades, neste domingo, na localidade Barragem e esta fora da final. Precisando vencer, também dentro de campo, o time de aspirante da Barragem recebeu o Rompe Gibão e deu o seu melhor. Precisando da vitória, a Barragem foi surpreendida ainda no primeiro tempo, num escanteio o goleiro saiu mal e a bola sobrou na cabeça do atacante do Rompe Gibão que só teve o trabalho de escorar para o fundo da rede. Para o time das águas só restava partir pra cima e buscar os gols e de tanto tentar, o primeiro gol aconteceu, após cobrança de penalidade máxima convertida pelo zagueiro Negão. Fim do primeiro tempo, o empate ainda classificava o Rompe Gibão. O segundo tempo foi de busca constante pelo segundo gol, que levava a decisão para as penalidades e ele veio no final do jogo, após cobrança de falta para dentro da área, o goleiro não conseguiu tirar e no bate rebate, a bola sobrou para Toninho que chutou e estufou a rede adversária, decretando a virada para 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Nos penais, o Rompe Gibão foi mais eficiente e venceu por 11 a 10, garantindo sua passagem para a final contra o Confiante.
Logo em seguida, foi a vez da equipe principal entrar em campo e confirmar o bom momento que ta passando e carimbar o passaporte da final. Para isso precisava vencer a boa equipe do Tabuleirinho que parecia que vinha com objetivo de levar o jogo para as penalidades, mas faltou combinar com o time das águas, que começou o jogo em alta voltagem e em menos de 10 minutos já vencia por 2 a 0. O primeiro gol saiu de uma bola alçada na área, onde Wiliam cabeceou e o goleiro Valdevan deu rebote e o próprio Wiliam completou para o gol. Não demorou muito e em uma roubada de bola, Mendes lançou para Cidy que invadiu a área e foi derrubado, o árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro infrator. Françual foi para cobrança e ampliou o placar para 2 a 0. Com um jogador a mais, o time da Barragem controlou o jogo até o final, alternando jogadas perigosas e posse de bola. Final de jogo, dever cumprido, agradecimentos e alguns desabafos, um deles direcionados àqueles preconceituosos que chamavam a Barragem de time de bengala, por ter uma equipe com uma faixa etária acima da média...agora só nos resta convidá-los para a grande final, dias 25 e 29 de dezembro, no Camilão...ou quem sabe em Simão Dias, esperamos que não.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CONFIANTE E CRUZEIRO JÁ ESTÃO NA FINAL

Domingo (15/12), foi definido os primeiros finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Zé de Roberta. Na categoria aspirante, o Confiante assegurou sua classificação nas penalidades, vencendo o Vitória por 4 a 2, após o empate no tempo normal. Na categoria principal, o Cruzeiro confirmou o favoritismo vencendo o time do Junco por 4 a 0, e também carimbou sua presença na grande final.
Os adversários dos times acima classificados, sairão dos confrontos do dia 22/12, na localidade Barragem, entre o Barragem x Rompe Gibão na categoria aspirante e Barragem x Tabuleirinho na categoria principal.

domingo, 15 de dezembro de 2013

CAMPEONATO SEM REGULAMENTO...MELHOR COLOCAR A CULPA NO MORDOMO

Entra ano e sai ano, e o futebol em Poço Verde não sai da mesmice, por mais que algumas pessoas tentem disciplinar a prática desse esporte por aqui, sempre tem aqueles que usam de meios ilícitos ou usam o "poder" para agradar a gregos e troianos. Não vamos muito longe para encontrarmos algumas mazelas que teimam em aparecer. Estou me referindo ao Campeonato Municipal de Futebol Zé de Roberta, que tem acontecido coisas que não compreendo. A começar por um regulamento que não é respeitado, com diversos itens que foram ignorados e que em certos momentos deixaram de lado os representantes dos times do interior em decisões importantes para o andamento da competição.  
O caso mais recente foi a falta de respeito com a entidade Barragem, que após entrar com um pedido de análise e julgamento da irregularidade que aconteceu no jogo de aspirantes entre Barragem e Rompe Gibão, domingo 08/12,  onde um dos atletas do Rompe Gibão entrou no jogo após a partida ter iniciado,  não recebeu até esta data, nenhum retorno por parte da Comissão de Justiça do Campeonato. O que ficamos sabendo, por outras pessoas, é que a punição foi dada para o mesário da partida. Se realmente isso for verdade, só reforça nossa desconfiança em acreditar que as pessoas envolvidas diretamente com a competição já rasgaram o regulamento e não avisaram a quem acredita que as Leis são para serem cumpridas. No caso citado acima, o regulamento trás no artigo 3º, parágrafo 11º,  que trata da condição de jogo do atleta, que "após o jogo iniciado o atleta não terá condições de jogo, mesmo que esteja inscrito em súmula.". 
Mas para um campeonato onde você restringe para três o número de atletas que não moram em Poço Verde e abre uma exceção para uma equipe inteira que fica no Estado Baiano, onde essa mesma equipe na segunda partida das oitavas perdeu por w x o e não teve nenhuma punição pra ela. Onde partidas são disputadas em municípios vizinhos, mesmo o campeonato sendo em Poço Verde. Onde jogos foram realizados com suspeitas de equipes estarem com jogadores irregulares e nada foi apurado. Onde dirigentes priorizam outras competições em detrimento do campeonato local e depois ficam criticando por criticar a nossa competição, mesmo tendo menos gastos por aqui. Não me surpreende que para beneficiar o infrator, as pessoas encontrem soluções originais, como nos filmes policiais onde o mordomo é o culpado.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL

"Somos um povo pacífico e ordeiro. Uma nação cordial e bonita por natureza. Somos um país de pessoas que amam o carnaval e futebol."

          A frase acima, ditas sem aspas, já foi dita por alguém em algum contexto dado nas últimas seis décadas, pelo menos. Se estamos diante de uma inverdade histórica, já que as várias rebeliões, motins, crises, golpes e guerras civis localizadas, além do fato das guerras oficiais já travadas, nos apontam como um povo belicoso e com um gradiente de violência sempre presente. Não quer história? Acha que é passado? Basta mostrar nossas altas taxas de violência, homicida, de trânsito, contra as mulheres… Estamos, juntamente com nações em guerra civil, entre os primeiros colocados em mortes violentas e estupros. Somos realmente pacíficos.
       O futebol, nosso esporte-mor, nossa glória e orgulho sem par, vem se tornando, ao menos na última década, uma dos espaços onde a ferocidade urbana brasileira, a barbárie sem par de parte de nossos jovens é expressada. Na forma de torcidas organizadas, gangues de jovens, som status social negativo, criados em ambientes de violência e desigualdade, reproduzem verdadeiras arenas romanas, com o trágico desfecho da morte de outros jovens, iguaizinhos aos algozes.
    Violência sem ideologia política, sem radicalismo religioso, sem fundamentalismo algum que o apoie, senão o do “time” amado, gerido por entes privados e com absolutos fins lucrativos. O amor ao time é expresso coletivamente no grupo, onde a identidade juvenil se pauta na violência, onde os ritos de passagem (Bourdieu chamaria de “ritos de instituição”) baseiam-se em praticar violência, sair ferido, com a marca do “guerreiro da torcida”, fiel, urubu, ou qualquer coisa do tipo.

      Como respondemos? Não respondemos. Nos manifestamos na hora, vociferando contra o Estado ou contra as autoridades do momento. Depois esquecemos. Vamos assistir nosso MMA, nossa luta noturna higienizada e globalizada. Viva a porrada! Afinal, é só um esporte!!! Ninguém morre ou se machuca.
          Não é preciso ser psicólogo ou neurocientista para saber o que causa ao caráter individual tanta exposição de violência. Já vemos isso nos nossos estádios. Estou pondo a culpa no MMA? Não tolinho. Apenas aponto que nossa cultura de ode à violência não é gratuita e nem mesmo inocente.
           Não apontarei culpados momentâneos ou mesmo os de sempre. Sabemos como fazer. Mas, nossos monstros da violência no futebol não são exceções. São parte da regra. No trânsito, nas ruas, nos lares, nas escolas, nas instituições, em todos os lugares, remedo-nos à barbárie da violência. Precisamos de uma profunda e radical mudança em nosso processo civilizador. Antes que seja muito tarde para mudar.
 (por Thadeu de Sousa Brandão)

Fonte: iveniohermes.com

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DEU EMPATE NA PRIMEIRA PARTIDA DA SEMIFINAL

Os primeiros noventa minutos da semifinal entre Barragem e Tabuleirinho deu empate, ficando para o jogo de volta, próximo domingo (15), na localidade Barragem, a definição de quem fica com a vaga da grande final do Campeonato Municipal de Futebol Zé de Roberta. Da mesma forma o time de aspirante da Barragem tem o jogo de volta contra o Rompe Gibão, como mais uma decisão para chegar a final.
Mas foi uma tarde difícil para as equipes da Barragem, que tiveram que lutar bastante para conseguir um resultado  satisfatório. O time de aspirante, também chamado de esfria sol, entrou em campo sabendo que iria enfrentar uma boa equipe e que teria muito trabalho para segurar o veloz ataque do Rompe Gibão. Mas quem iniciou dando pressão foi o time das águas que não demorou muito para marcar através de Cláudio, depois de um belo cruzamento do lateral direito Alex. Depois do gol o jogo ficou muito pegado e com muitas faltas, sem muitas chances de gol, terminando o primeiro tempo com a Barragem na vantagem. A segunda etapa, o que se viu foi ataque contra defesa, com o Rompe Gibão partindo pra cima e de tanto tentar, conseguiu virar o jogo para 2 a 1 e conquistar a vantagem de jogar por um empate no jogo de volta. Mas um fato que aconteceu, que precisa ser analisado foi a entrada de um atleta do Rompe Gibão, que chegou atrasado, e entrou no jogo, após o mesmo já ter sido iniciado, o que não é permitido pelo regulamento da competição.
O outro confronto da tarde foi entre as equipes principais da Barragem e Tabuleirinho. Num jogo equilibrado, o que não faltou foi emoção e muita entrega dos atletas. A Barragem procurou mais o gol e conseguiu ainda no primeiro tempo, num cruzamento da direita, o garoto Cidy se antecipou a zaga e colocou a bola no fundo da rede. Mas não demorou muito e num contra ataque o Tabuleirinho conseguiu empatar, após um chute a bola bateu no montinho artilheiro e enganou o goleiro Jadson, indo se alojar no fundo do gol. Esse foi o primeiro gol que o goleiro da Barragem recebeu neste campeonato. Veio o segundo tempo e as duas equipes não conseguiram mexer no placar, 1 a 1, deixando tudo para o segundo jogo, no proximo domingo no Estádio Miudão na localidade Barragem.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SORTEIO DEFINE CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS DO CAMPEONATO ZÉ DE ROBERTA


Reunidos na manhã desta quinta-feira na Prefeitura, os representantes das equipes classificadas para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol "Zé de Roberta", conheceram seus adversários para a próxima fase da competição, através de sorteio. Antes disso, os times ficaram sabendo quem teria a vantagem de disputar o segundo jogo em "casa", através da melhor campanha, ficando a Barragem e o Cruzeiro, respectivamente, com os melhores retrospectos e portanto com as vantagens do mando de campo. Ficou definido também que a final será no Camilão, em dois jogos. Segundo o Diretor de Esportes, França, até lá o estádio estará liberado para os embates finais.
Logo após foi realizado o sorteio, ficando definido os seguintes confrontos:

CATEGORIA PRINCIPAL 
JOGOS DE IDA
08/12 - no Tabuleirinho -  Tabuleirinho  x  Barragem 
08/12 - no Junco  -  Junco  x  Cruzeiro

JOGOS DE VOLTA
15/12 - na Barragem  -  Barragem  x  Tabuleirinho
15/12 - local a definir - Cruzeiro  x  Junco

CATEGORIA ASPIRANTE
JOGOS DE IDA
08/12 - Tabuleirinho -  Rompe Gibão  x  Barragem 
08/12 - CT/Confiante   -  Confiante  x Vitória

JOGOS DE VOLTA
15/12 - na Barragem  -  Barragem  x  Rompe Gibão
15/12 - Bomfim - Vitória  x  Confiante 


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

BARRAGEM CONFIRMA CLASSIFICAÇÃO PARA AS SEMIFINAIS EM DOSE DUPLA

          A Barragem Futebol Clube, confirmou sua classificação para as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol,  nesse domingo após um empate em 1 a 1 na categoria aspirante e 1 a 0* na categoria principal. Para a fase semifinal da competição, o time das águas é a única equipe que classificou seus dois quadros. O primeiro a carimbar de vez o passaporte foi o aspirante, que vinha de uma vitória de 2 a 0 no jogo de ida e podia perder até por um gol de diferença, mas logo no inicio do jogo a Barragem balançou a rede adversária, após uma escapada de Toninho pela direita que lançou a bola para a entrada da área, encontrando o pé certeiro de Mayck que mandou a bomba e partiu para o abraço. Com 1 a 0 no placar a equipe recuou e levou sufoco, mas graças a ineficiência dos atacantes do Recanto a bola não entrou. Na segunda etapa pouca coisa mudou e no final do segundo tempo, o time do Recanto conseguiu o empate após o zagueiro escorar de cabeça a bola que veio do escanteio. Mas tava tarde para uma reação, final de jogo 1 a 1 e Barragem classificada.
     Faltava agora ao time principal também confirmar sua ida as semifinais e para isso podia perder até por dois gols de diferença. Prevendo a grande dificuldade em reverter o resultado, pois precisava de 3 gols, o time do São Francisco ameaçou não aparecer para o jogo, porém faltando poucos minutos para o inicio da partida os jogadores foram chegando, só que a equipe estava mesclada com atletas de outras equipes da cidade, portanto irregular. Depois do presidente da Barragem, Zé Reinaldo, pedir explicações ao árbitro, o mesmo confirmou que tinha atletas que não estava inscrito pelo São Francisco e que se quisessem fazer um amistoso, poderiam fazer, até em respeito ao publico presente. Assim foi feito e o amistoso transcorreu normalmente, terminando em 1 a 1, marcando para o São Francisco o atacante Lenaldo e Márcio empatou para a Barragem.