domingo, 3 de junho de 2012

BRASILEIROS FAVORITOS EM LONDRES 2012

Não espere um desempenho brazuca absurdamente melhor do que o de Pequim, caro torcedor. Na China foram 15 medalhas ao todo. A expectativa do próprio Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é repetir a dose. Um dos motivos para isso é que o sucesso de Rio-2016 será medido por uma comparação que leva em conta os resultados de Londres: no critério esportivo, receber os Jogos só terá valido a pena se os resultados de 2020 forem muito superiores aos de 2012. Por isso, nada de altas expectativas. Nas últimas Olimpíadas, o Brasil terminou em 23º lugar no quadro geral, com três ouros, quatro pratas e oito bronzes. A meta em Londres é ficar entre a 20ª e a 25ª colocação. Não vai ser fácil, porque a competição dos donos da casa e da China só se fortaleceram e Estados Unidos e Rússia terão competidores fortes em esportes coletivos que dão chance de medalha aos brasileiros. Listamos aqui quem é favorito de verdade para subir no topo do pódio olímpico pelo Brasil.

César Cielo = O nadador é o favorito para defender o título nos 50 metros livres e somar os 100 metros, prova em que é recordista, ao seu currículo. O principal adversário deve ser o australiano James Magnussen, que está a apenas 19 centésimos da marca do brasileiro nos 100 metros.

Vôlei masculino e feminino = Nem homens nem mulheres tiveram grandes resultados em 2011. Mas os adversários reconhecem que os campeões de Atenas-2004 e as vencedoras de Pequim-2008 disputarão o ouro. No caminho, respectivamente, norte-americanos e russas. A Liga Mundial masculina e o Grand Prix feminino acontecerão antes de Londres, o que dará uma impressão melhor sobre o potencial dos times.

A saltadora com vara Fabiana Murer corre por fora, campeã mundial em 2011 com um salto de 4,85 metros. O problema é uma amiga dela: se estiver inspirada em Londres, a russa recordista Yelena Isinbayeva pode fazer pó das concorrentes ao ouro. Se aparecer título brasileiro fora dessas provas, acredite, é surpresa para se comemorar muito.

Robert Scheidt e Bruno Prada = Velejadores favoritos na classe Star e atuais campeões mundiais – foram prata em Pequim. Entre os principais adversários estão os vencedores de 2008 e donos da casa, Iain Percy e Andrew Simpson. Também ameaçam os norte-americanos George Szabo e Rick Peters. Mas o favoritismo é dos brasileiros.

Vôlei de praia masculino e feminino = As moças ainda são as mais favoritas, com Juliana e Larissa. Em Pequim, Juliana se lesionou e não pode competir. O título acabou com as norte-americana Walsh e May, principais rivais neste ano. Os campeões mundiais Alison e Emanuel têm alta chance de título e dependem muito da tranquilidade de Alison em sua estreia olímpica ao lado do já medalhista Emanuel.

Fonte: esportes.yahoo.com.br