terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COMISSÃO DA FIFA QUER MAIS APERTOS DE MÃO ENTRE ATLETAS

Uma comissão de especialistas da Fifa quer que os jogadores troquem mais apertos de mão em campo para melhorar a imagem do esporte. Franz Beckenbauer, presidente da Força-Tarefa Futebol 2014, disse depois de uma reunião nesta quarta-feira que os jogadores devem cumprimentar os adversários no círculo central após os jogos.
"Eu acho que seria uma melhor imagem, deixarem o campo juntos, não recusarem um aperto de mão", disse Beckenbauer. "Eles devem ser modelos e devem se comportar como modelos a serem seguidos".
     O astro alemão acrescentou que o futebol deve prevenir futuros incidentes tais como a recente recusa do atacante Luis Suarez, do Liverpool, de apertar a mão do lateral-esquerdo Patrice Evra, do Manchester United, antes de uma partida. "Esta foi a primeira vez que eu vi. Eu acho que nós simplesmente temos que parar isso", disse.
     O presidente Joseph Blatter criou a força-tarefa na Fifa para sugerir formas de melhorar a qualidade e a imagem do futebol na próxima Copa do Mundo, depois de críticas do Mundial de 2010, na África do Sul. Beckenbauer disse acreditar que uma campanha da Fifa para promover o fair-play seria "mais intensa durante [a Copa de] 2014 no Brasil".
     A força-tarefa lembrou partidas importantes que ficaram marcadas por lances ríspidos e agressões, como a decisão da Copa do Mundo de 2010, entre Holanda e Espanha, a semifinal da última Liga dos Campeões da Europa entre Real Madrid e Barcelona, e a decisão da Libertadores de 2011, entre Peñarol e Santos.
     Beckenbauer avaliou que "pequenas coisas poderiam melhorar a imagem do futebol". Ele sugeriu que as equipes poderiam deixar o campo juntas no intervalo e voltar juntas para o segundo tempo. "Isso é o que costumava fazer quando eu estava na escola", disse. "E acredito que cada um deve deixar o campo da mesma forma que um entrou no campo".

Fonte: educacaofisica.com.br