sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FABIANA MURER É CAMPEÃ DA DIAMOND LEAGUE

     A ausência de Yelena Isinbayeva pouco importa. Fabiana Murer conseguiu. Antes, a brasileira aproveitou o período de recesso da musa russa, brilhou em todo o ano e conquistou, nesta quinta-feira, o título da Diamond League, principal série da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf). No Weltklasse Zürich, em Zurique, a brasileira saltou 4,81m, abaixo de sua melhor marca no ano (4,85m), mas suficiente para deixar as rivais para trás e ficar com o título. Ela ainda tentou saltar em 4,90m, para derrubar a americana Jennifer Suhr da liderança do ranking. Não deu, mas não fez diferença: o ouro já estava garantido.
     Fabiana, assim, igualou façanha que apenas quatro atletas do país haviam conseguido. Antes dela, Zequinha Barbosa (800m), em 1986, Robson Caetano (200m), em 1989, Claudinei Quirino (200m), em 1999, e Maurren Maggi* (salto em distância), em 2002, trouxeram o título para o país, épocas em que a principal série do atletismo tinha outros nomes. O último deles, Golden League.
      A Diamond League é uma série composta por 14 meetings da IAAF. Cada uma das 32 provas, porém, só precisa estar presente em sete deles. Nas seis primeiras etapas, a medalha de ouro vale quatro pontos; a prata, dois; o bronze, um. Na última, no entanto, a pontuação é dobrada.
      O campeão de cada uma das 32 modalidades ganha US$ 40 mil (cerca de R$ 70 mil) e leva para casa um troféu de diamante.
     O ano de 2010 tem sido de superação. Após a frustração com a perda da vara nas Olimpíadas de Pequim e o quinto lugar no Mundial da Alemanha, a saltadora deu a volta por cima. Em janeiro, foi campeã no Mundial Indoor de Doha, superando Isinbayeva, ao saltar 4,80m.

Fonte: globoesporte.com.br