domingo, 29 de agosto de 2010

COPA 2014 - FONTE NOVA É IMPLODIDA

     Durou cerca de dez segundos a implosão da Fonte Nova neste domingo, 29, em Salvador. Por volta das 10h26, o anel superior do estádio foi ao chão, cobrindo todo o lugar com uma nuvem de fumaça. 
     No local será construída a Arena Fonte Nova, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, com capacidade para abrigar 50.433 pessoas e cerca de 2 mil vagas de estacionamento, além de restaurantes, área de show e 70 camarotes. Logo após a implosão, o gestor da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campelo, entregou uma carta de intenção da Bahia de sediar a abertura do Mundial para o ministro de Esportes, Orlando Silva, que assumiu o compromisso de entregar o documento para representantes da Fifa. 
     Pouco mais de uma hora após a implosão da Fonte Nova, o diretor do consórcio Arena Fonte nova 2014, que construirá a nova praça esportiva Alexandre Chiavegatto, informou que a operação foi um “sucesso”. Segundo ele, o atraso de 24 minutos do horário previsto para que o botão fosse acionado, provocando a implosão, deveu-se a três ocorrências: um morador das imediações que necessitou de atendimento médico, uma pessoa que invadiu a área evacuada e o alerta de que parte do público presente poderia estar avançando à área de risco.
     Números da Wikipedia dão conta de mais de 300 clássicos BA-VIs realizados na extinta Fonte Nova, desde a sua inauguração, em janeiro de 1951, um domingo, como este 29 de agosto. 25 mil pessoas assistiram ao torneio inaugural com a participação de sete times, do qual o Bahia saiu campeão. Outros jogos importantes ocorreram no estádio como a semifinal do Campeonato Nacional de 1988, contra o Fluminense, considerado o jogo de maior público da história da velha Fonte, mais de 100 mil pessoas, e, naquele mesmo ano, a final do campeonato contra o Inter, que deu a vitória ao tricolor baiano.
     Entretanto, a partir de 25 de novembro de 2007, quando parte da arquibancada superior cedeu e sete pessoas morreram, foi decretado o fim da arena. A tragédia foi o ponto de partida para que as autoridades locais começassem a pensar em um novo estádio.
     Sete eram eles e elas, até os 35 minutos do segundo tempo do jogo Bahia e Vila Nova, domingo à tarde no estádio da Fonte Nova. Sete entre anunciados 60 mil (muito mais, suspeita-se) enlouquecidos torcedores.Vidas tomadas por uma tragédia que se anunciava há tempos, a se levar em conta advertências de técnicos, já alardeadas, sobre as condições da Fonte Nova - o pior entre 27 estádios brasileiros vistoriados.
 
Fontes: www.esporte.uol e atarde.com.br