A Copa do Mundo de 1974 foi disputada na Alemanha Ocidental e terminou com os donos da casa campeões, mas a equipe que entrou para a história foi a Holanda. Comandada por Johann Cruyff, a seleção ficou conhecida como "Laranja Mecânica", por causa de seu futebol envolvente e ofensivo.
A tática inovadora do treinador Rinus Michels fazia com que todos os jogadores atacassem e defendessem, sem guardar posição fixa. A Holanda chegou à final e acabou derrotada pelo forte futebol alemão, por 2 a 1. A conquista consagrou a carreira do zagueiro e capitão da Alemanha, Franz Beckenbauer.
Nessa Copa, uma partida entrou para a história. Pela primeira fase, a Alemanha Oriental venceu a Ocidental por 1 a 0 e terminou em primeira no grupo.
O Brasil foi eliminado na segunda fase pela Holanda. Antes da partida contra os holandeses, o técnico Zagallo afirmou não conhecer os rivais. Resultado: Holanda 2 x 0 Brasil.
A primeira Copa do Mundo da Alemanha também foi cercada de forte esquema policial. As concentrações dos 16 países participantes praticamente viraram prisões superprotegidas, para evitar um ataque terrorista como o que ocorrera dois anos antes, nos Jogos Olímpicos de Munique, contra o alojamento de atletas israelenses.
A artilharia ficou com o atacante Lato, da Polônia, com sete gols. A seleção brasileira foi derrotada pela Polônia por 1 x 0 e também perdeu o terceiro lugar.
DESTAQUES DA COPA
BECKENBAUER (ALEMANHA OC.)
Liderou os alemães ao título
e fez por merecer ser chamado
de Kaiser (Imperador).
JOHAN CRUYFF (HOLANDA)
Maior expoente da "laranja-mecânica",
que revolucionou a tática
do futebol mundial.
GRZEGORZ LATO (POLÔNIA)
Com sete gols, artilheiro da Copa
era um atacante de muita técnica
e oportunismo.
Fonte:terraesportes.com