Em 1970, marcado pela ditadura militar, o Brasil viu a Seleção entrar para a história com um futebol alegre, envolvente e que se sagrou tricampeão mundial. Numa equipe que tinha Gérson, Rivellino, o capitão Carlos Alberto Torres e Jairzinho, o maior nome da competição foi Pelé, que, aos 29 anos, disputou sua última Copa do Mundo.
Nas Eliminatórias a equipe foi dirigida em quase todos os jogos por João Saldanha, substituído por Zagallo às vésperas do torneio. Assim como em 2002, a seleção estava desacreditada e foi campeã vencendo todos os jogos. O Presidente da República também pediu a convocação de seu jogador favorito. João Saldanha não deu o braço a torcer e foi substituído por Zagallo, que convocou Dadá e ficou com as glórias da conquista.A campanha na Copa foi impecável, com seis triunfos em seis partidas.
Alguns episódios das Copas do Mundo contribuem para a imagem da arrogância européia. Os ingleses criaram um mal-estar em 70 ao levar sua própria água para consumo no México. As cenas do público invadindo o campo e levando Pelé nas costas depois da final são memoráveis e esclarecedoras.
Para adequar às transmissões e dinamizar o esporte, a FIFA introduziu o uso dos cartões amarelo e vermelho, e as substituições por jogo já na Copa de 70.
Para adequar às transmissões e dinamizar o esporte, a FIFA introduziu o uso dos cartões amarelo e vermelho, e as substituições por jogo já na Copa de 70.
Na final, a histórica vitória por 4 a 1 sobre os italianos consagrou o futebol brasileiro. A terceira conquista do torneio deu direito ao Brasil de ficar com a posse definitiva da Taça Jules Rimet, mas no início da década de 80, o troféu foi roubado da sede da CBF. A seleção Alemã ficou com a terceira colocação do torneio.
DESTAQUES DA COPA
PELÉ (Brasil)
"Rei do futebol" foi o líder
da histórica campanha
do tricampeonato.
JAIRZINHO (Brasil)
"Furacão" marcou gols
em todos os jogos
da Seleção Brasileira,
feito até hoje inigualável.
GERD MULLER (Alemanha)
Foi até a copa de 1998,
o maior artilheiro da história
das Copas, com 14 gols.
o maior artilheiro da história
das Copas, com 14 gols.
Só em 1970, fez dez.
Fonte:duplipensar.com Fotos:esportesterra.com