terça-feira, 11 de maio de 2010

COPA DO MUNDO DE 1998 NA FRANÇA

     Na Copa do Mundo de 1998, a Fifa decidiu inchar o torneio. Pela primeira vez na história, 32 seleções conseguiram vaga na mais importante competição de futebol do mundo. A França foi o país escolhido para ser a sede.
     Há 12 anos sem participar da competição, os franceses montaram uma ótima equipe. Liderada pela genialidade de Zinedine Zidane, os anfitriões conquistaram o inédito título ao bater o Brasil na final, por 3 a 0, no novo "Stade de France", com dois gols de Zidane e outro de Petit.
     A trajetória francesa incluiu uma suada vitória sobre o Paraguai, nas oitavas-de-final, por 1 a 0, e a eliminação da Itália, nas quartas, nos pênaltis. Na semi, um inspirado Lílian Thuram acabou com uma das surpresas da Copa, a Croácia, do artilheiro Davor Suker.
     O Brasil chegou empolgado à final, após uma boa campanha nas fases anteriores, mas a partida foi marcada pelo nebuloso acontecimento envolvendo o centroavante Ronaldo.
     Antes do jogo, ainda na concentração, Ronaldo sofreu uma convulsão e foi vetado para a partida. Uma escalação oficial foi divulgada com Edmundo no time titular.
     Levado ao hospital, nada foi constatado e Ronaldo pediu para ser escalado. O técnico Zagallo o atendeu. Em campo, porém, o camisa nove pouco apareceu e a Seleção acabou derrotada.
     O Mundial de 1998 foi também a Copa da televisão. A audiência total dos jogos foi de 37 bilhões de espectadores, uma média de 578 milhões por jogo.
     No final, França campeã, Brasil vice-campeã e a Croácia ficou na 3ª colocação.

DESTAQUES DA COPA


ZIDANE (França)
Dois gols na decisão contra 
o Brasil e muita categoria 
durante toda a vitoriosa campanha.








RONALDO (Brasil)
Uma convulsão na véspera 
da final atrapalhou as pretensões 
de Ronaldo. 








DAVOR SUKER (Croácia)
Foi a referência do ataque da Croácia,
que logo na sua estréia ficou em
terceiro lugar.








Fonte e Foto:esportesterra.com