domingo, 30 de maio de 2010

A AFRICA DO SUL DE NELSON MANDELA

     Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.  
     O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.
     Quando a África do Sul foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de Futebol 2010, Mandela deixou a seguinte mensagem:

      "O esporte tem o poder de inspirar e unir as pessoas. O futebol na África tem grande popularidade e um lugar especial no coração das pessoas. Por isso é tão importante que a Copa do Mundo seja, pela primeira vez, sediada no Continente Africano em 2010.
     Nós nos sentimos privilegiados e orgulhosos pela África do Sul ter tido a honra singular de ser o país sede africano.
     Devemos nos esforçar pela excelência do evento e, ao mesmo tempo, garantir que ele deixe benefícios para todo o povo.
     O povo da África aprendeu lições de paciência e resistência durante sua longa luta pela liberdade. Que a recompensa trazida pela Copa do Mundo provoque o sentimento e a demonstração que a longa espera pela liberdade em solo africano valeu a pena."

Fonte: suapesquisa.com