terça-feira, 4 de maio de 2010

COPA DO MUNDO DE 1990 NA ITÁLIA

     O Mundial da Itália, em 1990, foi, certamente, um dos piores em nível técnico. A Alemanha Ocidental mostrou um futebol coeso e de forte marcação para conquistar seu terceiro título mundial, o último antes da reunificação.
     A equipe reuniu grandes nomes do futebol mundial, como o capitão Lothar Matthäus e o centroavante Juergen Klinsmann. Na final, uma revanche da última Copa, a Alemanha Ocidental venceu a Argentina por 1 a 0, gol do lateral Andreas Brehme, aos 40min do segundo tempo, de pênalti.
     O Brasil sofreu com o esquema tático do treinador Sebastião Lazaroni. Com uma campanha discreta na primeira fase, a Seleção caiu nas oitavas contra a Argentina.. Após uma ótima jogada de Maradona, Caniggia tocou para o fundo do gol de Taffarel e decretou a derrota brasileira.
     O maior destaque argentino nessa Copa foi o goleiro Goycochea, substituto de Pumpido, que quebrou a perna logo no segundo jogo da Copa. Goycochea salvou a equipe nas disputas por pênaltis, mas não foi capaz de defender o decisivo na final.
     Em uma das semifinais, em Nápoles, a Argentina eliminou a Itália nas penalidades máximas. Maradona, então ídolo local do Napoli, comandou os argentinos, que tiveram a execução de seu hino vaiada pela torcida napolitana.
     Mas o grande destaque mesmo da Copa foi a seleção de Camarões, que foi eliminada apenas nas quartas-de-final, pela Inglaterra. O veterano Roger Milla foi uma das sensações do Mundial. 
     Quatro campeães mundiais nas quatro primeiras colocações, isso só tinha acontecido na copa de 70. Alemanha em primeiro, Argentina em segundo, Itália em terceiro e a Inglaterra chegou na quarta posição.

DESTAQUES DA COPA
MATTHAUS (Alemanha Oc.)
Muita classe, técnica e visão 
de jogo. Jogador se sobressai 
em meio ao baixo nível técnico.








SCHILLACI (Itália)
"Totó" era desconhecido 
do grande público, mas foi 
o artilheiro do Mundial 
com seis gols.








ROGER MILLA (Camarões)
Com 38 anos, o camaronês 
encantou o mundo com sua 
técnica e oportunismo. 










Fonte e Fotos:esportesterra.com