quarta-feira, 7 de maio de 2014

ORIGEM CURIOSA DE CINCO EXPRESSÕES DO FUTEBOL

O zagueiro evitou o gol olímpico e a torcida foi ao delírio! O chute de trivela teria resultado em um fantástico gol de placa.” Conhecemos essas expressões, mas, e sua origem? Copa do Mundo a pleno vapor, chegou a hora de ver a curiosa origem sobre algumas expressões usadas pelos nossos locutores de futebol, muitas das quais já ganharam nosso cotidiano.

Gol Olímpico
No início, o gol marcado direto do escanteio não era considerado válido no futebol.
Em 1924, a FIFA alterou as regras, para validar o gol feito pelo cobrador do escanteio. Em outubro do mesmo ano, a Argentina venceu o Uruguai em um amistoso, por 2 x 1. Na partida, o argentino Cesáreo Onzari marcou um gol olímpico.
A expressão passou a ser usada pelos argentinos para ironizar os uruguaios, então campeões olímpicos e,  a partir de então ganhou o continente e acabou aterrisando no Brasil.

Gol de Placa
Talvez essa seja a história mais famosa da etimologia do futebol. Segundo consta, a expressão foi cunhada após uma partida disputada entre Santos e Fluminense, no Maracanã, em 5 de março de 1961, vencida pelos santitas por 3 x 1. No jogo, Pelé marcou um gol tão fantástico que Joelmir Betting, então jornalista esportivo, solicitou ao jornal “O Esporte” que encomendasse uma placa para ser fixada no saguão do estádio, em homenagem ao feito.
A partir de então, a expressão entrou para o vocabulário futibolístico como sinônimo de gol bonito.

Torcedor
É bem curiosa a utilização da palavra torcedor para designar quem apoia um time. O jornalista Luiz Mendes, em uma entrevista, contou que a expressão foi cunhada pelo cronista Coelho Neto, no início do século XX, em referência às mulheres elegantes que acompanham os jogos do Fluminense e, ansiosas, torciam as luvas ao ver os lances de seu time.
A palavra passou, assim, a denominar quem apoia um time. Mais tarde, o termo se expandiu para outros esportes e hoje, temos 190 millhões de torcedores no Brasil.

Zagueiro
 
A palavra zagueiro é originária do termo zaga, para definir o jogador que trabalha atrás, na defesa da equipe. Todavia, no português, a palavra zaga está associada, exclusivamente, ao futebol.
No entanto, o termo se originou da palavra espanhola zaga, que define a parte detrás de alguma coisa ou, ainda mais precisamente, a última linha de uma tropa em marcha

Trivela
Antes, vamos esclarecer o que é trivila para os leitores menos adoradores de futebol. Segundo o Houaiss, trivela é “chute de curva, com efeito, desferido com o lado do pé”. A origem do termo é bem obscura.
Segundo a pesquisa realizada pelos redatores do Estado Crônico, a origem do termo está associada à palavra fivela. Segundo o site Ciberdúvidas da língua portuguesa, era hábito, na região da cidade portuguesa do Porto, chamar as fivelas dos sapatos de trivelas. Adivinhem onde ficavam as tais trivelas nos sapatos? No peito do pé, exatamente onde a bola bate para dar o tal efeito no chute de trivela.
Não sei se está correto, mas é uma ótima explicação. 

Fonte:estadocronico.com.br