domingo, 9 de dezembro de 2012

LESÕES MAIS COMUNS EM PRATICANTES DE CORRIDA

TOP 5
Todo corredor precisa tomar cuidado na hora de praticar o esporte, com o intuito de evitar lesões. Dentre as mais comuns entre os praticantes da atividade física estão a inflamação na canela, também conhecida como canelite, a tendinite patelar, que afeta os joelhos, a dor na panturrilha, causada por cãibras ou fadiga, a fascite plantar, conhecida por uma pontada de dor na planta dos pés, e a dor no quadril, que pode ocorrer em corredores iniciantes ou em casos de excesso de treinos. Fique atento às informações do Eu Atleta e cuide da sua saúde para evitar problemas!

INFLAMAÇÃO NA CANELA
Popularmente conhecida como canelite, a síndrome da tensão tibial medial (STTM), é comum nas pessoas que praticam corrida, principalmente nos iniciantes que ainda não se adaptaram às atividades ou que exageraram no ritmo e na intensidade do treinamento.

TENDINITE PATELAR
Durante os treinos, o atleta amador sente uma dorzinha chata no joelho, e de repente, ela piora para uma dor crônica, principalmente ao subir escadas e cruzar as pernas. O diagnóstico é de tendinite patelar, uma síndrome gerada pelo excesso de exercícios e falta de alongamentos.

DOR NA PANTURRILHA
Está no meio do treino e sente sua panturrilha pesar? Ou então acabou de dar aquela corrida e parece que sua panturrilha está dura como uma pedra ou dolorida? Atente para estes sinais, pois isso pode ser um sinal que seus músculos estão em processo de fadiga.

FASCITE PLANTAR
Um dos problemas mais comuns no pé é a fascite plantar. Ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo (que em geral é reto), tensionando e sobrecarregando suas estruturas.

DOR NO QUADRIL
No meio do treino o corredor sente uma fisgada dolorosa no glúteo. Isso acontece porque correr sobrecarrega as articulações do quadril, do joelho e do tornozelo, o principal motivo é o aumento da carga de exercício de forma abrupta, seja no caso dos corredores de fim de semana, que resolvem correr sem estarem treinados, ou em corredores regulares, que decidem aumentar consideravelmente a intensidade do treino.

Fonte: globoesporte.globo.com