quarta-feira, 20 de outubro de 2010

INTERNATIONAL BOARD FARÁ TESTES PARA O USO DE TECNOLOGIA NO FUTEBOL



     A International Board (IFAB) decidiu reabrir a discussão em torno do uso da tecnologia no futebol. Em reunião realizada pelo órgão nesta quarta-feira, no País de Gales, definiu-se que, a princípio, os recursos serão utilizados apenas para acabar com uma dúvida: se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.
      De acordo com a IFAB, vários sistemas serão testados e a entidade tomará uma decisão final sobre o assunto em seu próximo encontro, marcado entre os dias 4 e 6 de março de 2011.
      O órgão determinou algumas condições para o uso deste tipo de recurso. “A indicação se o gol foi marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em um segundo. Ela será transmitida apenas aos oficiais da partida”, informou a IFAB em comunicado oficial.
      O órgão também estabeleceu a data-limite para que as empresas interessadas apresentem seus projetos para a Fifa. Elas devem procurar a entidade máxima do futebol até o fim de novembro. Só então a entidade definirá quais delas participarão dos testes.
      Na Copa do Mundo-2010, a Inglaterra foi prejudicada por um erro do juiz em um lance do gênero. Nas oitavas de final, o árbitro Jorge Larrionda não deu um gol legítimo para os ingleses; após chute de Lampard, a bola bateu no travessão e quicou atrás da linha do gol. A Inglaterra foi goleada por 4 a 1 e se despediu do Mundial.
      A International Board é o órgão responsável pelas regras do futebol. Para que haja uma mudança nas leis que regem a modalidade, ela deve passar pelo crivo dos representantes da IFAB e da Fifa.
 
Fonte: esporte.uol.com.br