Dilma Rousseff é a presidenta eleita do Brasil. Às 20h deste domingo 31 de outubro, com 100% dos votos apurados.
Ela será a primeira mulher a assumir o cargo na história do País. A maioria dos brasileiros decidiu pela continuidade do governo Lula. Ele será sucedido por aquela que coordenou seu ministério nos últimos anos e que foi escolhida candidata pelo próprio presidente.
Para se eleger, Dilma viveu a campanha eleitoral mais nefasta do Brasil pós-ditadura. Teve que enfrentar uma grande aliança que uniu seu maior adversário aos principais grupos de comunicação do País. Respondeu a uma pauta de discussões que ultrapassou os limites do conservadorismo – a religião e o aborto tomaram um espaço que jamais poderiam ter ocupado numa eleição de um país democrático.
Enfrentou todo o tipo de preconceitos, principalmente o de gênero: sempre foi qualificada pelos opositores como uma simples marionete de Lula. Sua coragem de enfrentar a ditadura militar no apogeu da juventude foi atacada incessantemente como sinônimo de terrorismo.
Teve de se explicar também sobre problemas reais do seu governo, de seu partido e aliados. Problemas que terá de enfrentar e resolver no seu governo para ganhar a confiança daqueles que não conquistou agora.
Por fim, enfrentou suas próprias fragilidades e limitações, amplificadas pela comparação permanente com Lula, o maior fenômeno da história política do país e entre os maiores do mundo.
A população brasileira quer agora que ela continue o combate à pobreza e à miséria no País, quer uma país mais justo. Parabéns e boa sorte, presidenta Dilma Rousseff.
Quatro jogos marcaram a quarta rodada do Campeonato Sergipano da série A2 na tarde desta quarta-feira, 27. Pelo grupo A, na cidade de Lagarto, no estádio Paulo Barreto de Menezes, o Lagarto venceu o Boca Junior por 3 a 1. Já em Boquim, a equipe da casa recebeu o Estanciano e ficaram no empate em 1 a 1. No grupo B, em Aracaju, jogando no Batistão, a equipe do Socorrense e do Dorense não saíram do 0 a 0. E no estádio Manecão, em Aquidabã, no melhor jogo da rodada, após duas viradas no placar, o Gloriense venceu o Aquidabã por 4 a 3.
Pela terceira vez consecutiva o município de Poço Verde/Se, terá uma representante no quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo.
Dessa vez ela veio do maior povoado poçoverdense, o São José, quebrando a hegemonia da sede do município que por duas vezes enviou nossas alunas ao Rio de Janeiro. Estamos falando de Valéria, 13 anos, estudante da 7ª série da Escola Municipal D. Caçula Valadares e que terá a torcida de todos os poçoverdenses para que possa fazer um bom papel na cidade maravilhosa.
Desejamos boa sorte a Valéria e ficamos a questionar...qual o segredo que faz de Poço Verde uma especialista em soletração a nível estadual?E porque só as escolas da rede municipal conseguiram?
Jogando no povoado Casa Caiada, município de Arauá/Se, a equipe da Barragem Futebol Clube conseguiu um bom resultado com o time de aspirantes onde venceu os donos da casa pelo escore de 2 a 1. Já a equipe principal não teve a mesma sorte e foi derrotada por 1 a 0.
Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol e recebeu o título de Atleta do Século (20), em 15 de maio de 1981, a partir de uma eleição promovida pelo jornal francês "L'Equipe".
Nascido na cidade mineira de Três Corações, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, Pelé desde criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol como o pai.
O apelido com que se tornou conhecido originou-se de um episódio relacionado a um goleiro, colega de Dondinho. Em 1943, o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, com apenas tinha três anos, ficou impressionado com as defesas do goleiro da equipe e gritava: "Defende Bilé". As pessoas próximas começaram a chamá-lo de "Bilé", mas as crianças entenderam o apelido como "Pelé".
Em 1945, a família mudou-se para Bauru, interior de São Paulo. Com dez anos Pelé já jogava em um time infanto-juvenis como o Canto do Rio, Ameriquinha e Baquinhos. O pai então o estimulou a montar o seu próprio time: chamou-o Sete de Setembro. Para adquirir material, como bolas e uniformes, os garotos do time chegaram a vender produtos em entrada de cinema e praças. Pelé trabalhava como engraxate.
Descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, foi convidado a jogar no Bauru Atlético Clube. O mesmo Waldemar o apresentou à Vila Belmiro no dia 8 de agosto de 1956 dizendo: "Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo". Assim começou a carreira de Pelé no Santos F.C., estreando em uma partida amistosa cujo resultado foi Santos 7 x 1Corinthians de Santo André (com um gol de Pelé).
Aos 16 anos, participou de um torneio de quatro equipes européias e brasileiras. O time em que atuou foi um combinado do Santos e do Vasco da Gama e, em uma das partidas, Pelé fez três gols. Sua consagração veio na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, quando o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial. Pelé marcou seis gols. Na Copa do Chile, em 1962, Pelé sofreu uma distensão muscular no jogo contra a Tchecoslováquia e deu adeus ao torneio, deixando Garrincha brilhar.
Pelé participou ainda da Copa de 1966, na Inglaterra, e da Copa de 1970 no México, quando a seleção trouxe para o Brasil a taça Jules Rimet. Apelidado de "O Rei" pela imprensa francesa, em 1961, criou e aperfeiçoou jogadas que encantaram o mundo: o chute a gol do meio do campo, a tabela nas pernas do adversário, o drible sem bola no goleiro, a paradinha na cobrança do pênalti. Em 1966, Pelé casou-se com Rosemeri Cholbi, com quem teve três filhos: Kelly Cristina, Edson (Edinho) e Jennifer. Em 1969, em meio a guerra civil no Congo Belga, as forças rivais declararam uma trégua para que Pelé e o time do Santos F.C. transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville.
Marco
O milésimo gol foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, em sua 909º partida, Vasco da Gama 1 x 2 Santos. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Pelé vestiu uma camisa de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã. Pelé participou de 115 partidas pela seleção brasileira (92 oficiais), marcando 103 gols. O último jogo pela seleção foi no Maracanã, em 18 de julho de 1971, Brasil 2 x 2 Iugoslávia.
Professor de Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (Universidade Metropolitana de Santos), fez a última partida pelo Santos em 3 de outubro de 1974: Santos 2x0 Ponte Preta. Transferiu-se para o New York Cosmos em 1975, fechando a maior transação do futebol até o fim dos anos 1970 (US$ 7 milhões). A última partida pelo time americano foi: New York Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium (Nova York), em 1 de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe. Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos. No início dos anos 1990, reconheceu duas filhas fora do seu casamento: Flávia Kurtz e Sandra Regina. Em 1994 casou-se com a psicóloga Assíria Lemos, com quem teve os gêmeos Joshua e Celeste.
Depois que pendurou as chuteiras número 39, Pelé se tornou embaixador para Ecologia e Meio ambiente (ONU 1992), embaixador da Boa Vontade (UNESCO 1993), embaixador para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco 1994) e durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foi Ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998.
Pelé recebeu, em 1997, o título de Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth 2ª. O título de Maior Futebolista do Século veio em 1999, pela Unicef, na Áustria, e seguiram-se muitos outros. Em 2000, na conturbada eleição de Melhor Jogador do Século da FIFA, Pelé foi aclamado como o melhor de todos os tempos, à frente do craque argentino Diego Maradona.
Além de jogador de futebol, Pelé gravou CDs e participou em 10 filmes.
A International Board (IFAB) decidiu reabrir a discussão em torno do uso da tecnologia no futebol. Em reunião realizada pelo órgão nesta quarta-feira, no País de Gales, definiu-se que, a princípio, os recursos serão utilizados apenas para acabar com uma dúvida: se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. De acordo com a IFAB, vários sistemas serão testados e a entidade tomará uma decisão final sobre o assunto em seu próximo encontro, marcado entre os dias 4 e 6 de março de 2011. O órgão determinou algumas condições para o uso deste tipo de recurso. “A indicação se o gol foi marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em um segundo. Ela será transmitida apenas aos oficiais da partida”, informou a IFAB em comunicado oficial. O órgão também estabeleceu a data-limite para que as empresas interessadas apresentem seus projetos para a Fifa. Elas devem procurar a entidade máxima do futebol até o fim de novembro. Só então a entidade definirá quais delas participarão dos testes. Na Copa do Mundo-2010, a Inglaterra foi prejudicada por um erro do juiz em um lance do gênero. Nas oitavas de final, o árbitro Jorge Larrionda não deu um gol legítimo para os ingleses; após chute de Lampard, a bola bateu no travessão e quicou atrás da linha do gol. A Inglaterra foi goleada por 4 a 1 e se despediu do Mundial. A International Board é o órgão responsável pelas regras do futebol. Para que haja uma mudança nas leis que regem a modalidade, ela deve passar pelo crivo dos representantes da IFAB e da Fifa.
A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.
2. O GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.
3. O CAMPO
O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.
4. DURAÇÃO DO JOGO
O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
5. FORMAÇÃO DOS TIMES
Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.
6. O JUIZ
Não tem juiz.
7. AS INTERRUPÇÕES No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:
Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.
Quando passar na rua qualquer garota gostosa.
Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.
8. AS SUBSTITUIÇÕES São permitidas substituições nos casos de:
Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando a partida após utilizar aquela aguá santa da torneira do quintal de alguém.
Em caso de atropelamento.
9. AS PENALIDADES
A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro...
QUEM NÃO JOGOU, PERDEU UM DOS MELHORES MOMENTOS DA VIDA.
Neste domingo, 17/10, a Barragem Futebol Clube foi até o Cubanzê/Ba, para realizar mais um amistoso com a equipe daquela localidade.
A equipe de aspirantes não se saiu bem no confronto e perdeu pelo escore de 2 a 0. Já o time principal, após estar perdendo por 1 a 0, conseguiu virar e venceu os donos da casa por 2 a 1. Marcaram para o time sergipano, Eugênio e Sebastião, esse último fazendo seu primeiro gol com a camisa da Barragem.
Próximo domingo, segundo o presidente Zé Reinaldo, a equipe estará se dirigindo ao município de Arauá.
O Socorrense conquistou a segunda vitória na tarde deste domingo, no Batistão, no Campeonato Sergipano de Futebol da Série A-2. Com dois gols do atacante Yahoo, o representante de Nossa Senhora do Socorro venceu o Canindé por 2 a 1.
Outros Resultados
No Paulo Barreto, o Lagarto empatou com o Laranjeiras em 1 a 1.
Em Nossa senhora das Dores, aconteceu o clássico do sertão sergipano envolvendo Dorense e Gloriense. Terminou tudo igual, 1 a 1.
Na cidade de Cristinápolis, estádio “Geraldão”, o Estanciano estreou com pé direito e venceu o Boca Júnior por 1 a 0.
O Sergipe saiu rebaixado do Campeonato do Nordeste de 2010. Para uns, uma trajetória previsível; outros, no entanto, acreditavam que por resistir às dificuldades enfrentadas durante todo o ano, o ‘Mais Querido’ ganharia fôlego e poderia traçar uma nova história. No entanto, havia o Ceará no meio do caminho, e um placar de 3 a 1 para a tristeza dos torcedores do vermelhinho. O jogo pela 14º rodada antecipada ocorreu no Castelão, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 14. Nos primeiros 45 minutos o Sergipe jogou bem, pois entrou em campo com um time equilibrado explorando o contra-ataque. Apesar de o Cerá tomar mais iniciativa, a defesa da equipe sergipana não se fez de rogada e bloqueou importantes jogadas de ataque do adversário. Um empate salvava o ‘Mais Querido’ na competição, mas Wellington consolidou a vitória da equipe cearense aos 44 minutos, depois de um contra-ataque rápido com Toni e Luizinho. Com o resultado, e segundo o regulamento, o Sergipe provavelmente fica fora do Campeonato do Nordeste em 2011.
Na primeira rodada do Campeonato Sergipano de Futebol da Série A-2, realizada na tarde do domingo, 10, quatorze gols foram assinalados, nos quatro jogos e o único derrotado jogando em seu domínio foi o Aquidabã, que perdeu por 2 a 1 para o Socorrense. Com os resultados: Boquinhense 3 x 1 Lagarto; Canindé 3 x 1 Dorense; Laranjeiras 2 x 1 Boca Júnior e Aquidabã 1 x 2 Socorrense. A rodada inaugural da competição apresentou um média de 3,5 gols por partida. A grande surpresa no início do Sergipano da Série A-2 foi a derrota do Lagarto, mesmo que jogando fora de “casa”, para o Boquinhense, em Boquim.
Agradecemos à todos que estiveram navegando conosco neste mês de SETEMBRO, principalmente os internautas e curiosos das seguintes localidades:
Poço Verde, Aracaju, Euclides da Cunha, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Anapólis, Unaí, Brasília, São José do Rio Preto, Paripiranga, Santo André, Cuiabá, Mogi-Guaçu, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Maceió, Simão Dias, Caraguatatuba, Niterói, Válega, Elvas e Lisboa(Portugal), Saint Louis(EUA), Luanda (Angola), Mérida (México), Palma(Espanha), Reading (Inglaterra), Kiev (Ucrânia) e Camberra (Austrália).
Na madrugada do domingo pra segunda-feira, foi assassinado por arma de fogo Marcos Dantas Pedro, conhecido aqui em Poço Verde como Marquinhos de Zé Loneta.
Marquinhos gostava do futebol e atuou em várias equipes da sede do município e também do interior. Na Barragem jogou na equipe principal e nos deu muitas alegrias, com sua habilidade na perna esquerda.
O Presidente Zé Reinaldo em nome de todos que fazem a Barragem Futebol Clube, externa os sentimentos de pesar pela morte do amigo e ex-atleta.
Como acontece todos os anos, no dia 12 de outubro, os fiéis fazem o cortejo em procissão, saindo da sede do município com destino à localidade Barragem, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, daquela localidade e também da equipe do Barragem Futebol Clube.
A saída acontece em frente a Igreja Matriz, geralmente às 6:30h, e segue em procissão levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde ficará em um altar localizado na localidade Barragem. Após a chegada de todos é celebrada uma Missa, culminando com muitos fogos em homenagem a nossa padroeira.
Estejam todos convidados a participarem desse momento de fé e oração.
Nada de Corinthians. A torcida mais "fiel" é a do Grêmio, seguida da torcida do Atlético Mineiro. O ex-goleiro do time gaúcho Danrlei De Deus Hinterholz (PTB), 37 anos, foi o esportista com mais votos do país e conseguiu uma cadeira de deputado federal pelo Estado do Rio Grande do Sul com 173.787 votos. O atleta foi o quarto mais votado no Estado. Outro que também foi destaque nas urnas foi o atacante Marques, ídolo do time mineiro que tenta escapar do rebaixamento. O atleta conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa com 153.225 votos e ficou em segundo lugar na disputa.
Os dois jogadores receberam mais votos que o craque Romário (PSB), que foi eleito para uma vaga de deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro com 146.859 votos. O ex-campeão Bebeto (PDT), que se candidatou pelo Estado do Rio a uma vaga de deputado estadual, recebeu 28.328 votos e também foi eleito. Outro eleito, foi o ex-atacante e então Presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite que conseguiu 39.730 votos e se elegeu Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.