sexta-feira, 19 de março de 2010

COPA DO MUNDO DE 1966 NA INGLATERRA


     Polêmica, violência e decepção marcaram a Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra. Os donos da casa ficaram com o título, o primeiro e único de sua história, numa final contestadíssima contra a Alemanha Ocidental. No tempo normal a partida terminou empatada por 2 a 2. Na prorrogação, um gol ilegal do inglês Hurst - a bola não passou a linha -, foi determinante no resultado. Os ingleses ainda marcariam mais um gol antes do apito final.
     A Copa da Inglaterra foi marcada pelos erros de arbitragem que favoreceram o título para os anfitriões. O destaque positivo foi o moçambicano naturalizado português, Eusébio. O "Pantera Negra" foi o artilheiro e levou Portugal ao terceiro lugar.
      Com uma equipe envelhecida, a Seleção Brasileira, atual bicampeã, acabou eliminada ainda na primeira fase, com derrotas para Hungria e Portugal, e uma única vitória, contra a Bulgária, por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha. Essa foi a última partida oficial em que os dois jogadores atuaram juntos. Na copa que Pelé foi caçado em campo pelos adversários, a torcida também incentivou a violência.
     Além dos brasileiros, a Itália também foi um vexame ao cair na primeira fase, após uma histórica derrota para a Coréia do Norte, por 1 a 0. 
     O destaque curioso da competição ficou por conta de um cachorro chamado Pickles. Às vésperas da Copa, a Taça Jules Rimet foi roubada e o cão a encontrou num matagal no subúrbio de Londres.
     Além do artilheiro Eusébio, a Copa contou com o talento de outros grandes jogadores, como o alemão Beckenbauer e os ingleses Banks, Hurst e Bobby Charlton.

DESTAQUES DA COPA


BOBBY CHARLTON (Inglaterra)
Capitão e líder da Inglaterra campeã mundial. 
Era o toque de classe no meio-campo.








 EUSÉBIO (Portugal)
Jogador despertou a admiração de Pelé 
e levou sua seleção à semifinal. Além
de ser o artilheiro da Copa com 9 gols. 
GEOFFREY HURST (Inglaterra)
Fez quatro gols, mas um deles foi o contestado
na decisão contra a Alemanha. 













Fonte:duplipensar.com                                                          Fotos:esportesterra.com