quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FESTA PARA MEDALHISTAS PARAOLÍMPICOS SERGIPANOS

     Familiares, amigos professores e autoridades sergipanas lotaram as dependências do Aeroporto de Aracaju, na tarde desta quarta-feira, 31, para recepcionar os 23 atletas sergipanos, que participaram com louvor, da Paraolimpíada Escolar, realizada em São Paulo, no período de 26 a 31 de agosto. No desembarque, abraços, sorriso choro e muita emoção por parte dos atletas, que representaram muito bem o estado de Sergipe na competição nacional.

     Sergipe conquistou ao todo 39 medalhas, sendo 7 de ouro, 14 de prata e 18 bronze. O estado foi o nono colocado, entre as 20 unidades da federação participantes do evento nacional.

     O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, que representou o governo do estado, parabenizou os atletas campeões, destacou a política esportiva do governador Marcelo Deda, elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Educação, Belivaldo Chagas, através da diretora do DEF, Maria da Glória Pires.

     “Esse é o tipo de resultado que reflete o trabalho desenvolvido pelo governador Marcelo Deda no segmento esportivo e na área educacional. Esses para-atletas vencedores representam a garra, o esforço, a dedicação e a superação desses jovens, muito eficientes no esporte. Temos que aplaudir e elogiar”, disse Pimentel, fazendo a questão de abraçar um por um, os atletas campeões e os professores e técnicos da delegação.

     Para a professora Auxiliadora Pires, essa conquista reflete um fato inédito no desporto sergipano. “Desde o meu tempo de atleta, nem como técnica e gestora esportiva, não me lembro de uma delegação que tenha saído de Aracaju, para retornar com tantas medalhas. É um fato inédito, que merece muita comemoração. É um resultado que representa muita superação desses atletas. E olha que não estávamos com a delegação completa. Participamos apenas de duas modalidades: Atletismo e Natação, mas foi o suficiente para coroar o trabalho desses jovens atletas e de toda a delegação”, disse Dorinha, ex-atleta da seleção brasileira de handebol.

     "É uma lição de vida extraordinária. Acompanhar de perto o empenho dos nossos alunos é indescritível. A solidariedade presente entre os competidores é algo que não encontramos em outras competições, concluiu", conclui Dorinha.

     Um dos mais motivados com a campanha dos para-atletas sergipanos era o médico da delegação, Byron Ramos. “Proporcionalmente nossa delegação superou as demais. Tivemos 23 atletas, apenas duas modalidades e conquistamos 39 medalhas. Mais de uma medalha por atleta. Bem superior à média de estados mais importantes, com, delegações completas, que disputaram todas as modalidades”, comentou Dr. Byron.

     O desempenho da delegação sergipana começou a despontar já no primeiro dia de competição, quando os sergipanos conquistaram 16 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e seis de bronze. Destaque para o Atletismo, os para-atletas Iara Beatriz, nos 100 metros rasos; Alisson da Silva, no arremesso de peso, e Josevan da Silva, nos 50 metros costas, conquistaram medalha de ouro. 
Atletas que conquistaram medalhas

ATLETISMO: Danilo Serrano (deficiente visual)
medalha de prata no arremesso do peso e medalha de bronze nos 100m rasos; Claudiane da Conceição (deficiente visual), medalha de prata nos 100m rasos; Douglas Alefe (deficiente intelectual) medalha de prata, no arremesso do peso; Iara Beatriz (deficiente física), medalha de ouro nos 100m rasos; Paula Santos (deficiente intelectual) medalha de prata no arremesso do peso; Alisson da silva (deficiente físico e intelectual), medalha de ouro nos 100m rasos.

NATAÇÃO: Adriene Laisa, medalha de prata nos 100m costas e bronze no revezamento 4x50 livre; Natália Ferreira, prata nos 400m livre e bronze no revezamento 4x50m livre; Ítalo Santos, prata nos 400m livre e bronze no revezamento 4x50m livre; José Carlos dos Santos, bronze nos 50m costas; Josevan da Silva, ouro nos 50m costas; Andrei Santos, bronze no revezamento 4x50m livre.

Fonte: emsergipe.globo.com