domingo, 12 de setembro de 2010

1 GOL PELA EDUCAÇÃO


Nome Autor: Ban Kim Moon - 1º Sec. Geral ONU
Contatos do Autor: www.join1goal.org/r/PTbankimoon

Fonte Artigo: ONU - UNESCO

 

Caro/a leitor
     É difícil de acreditar que já passaram 2 meses desde que ouvimos pela última vez o som de uma vuvuzela no Mundial de Futebol!
Mas para os milhões de nós que se juntaram pela 1GOAL, a nossa grande oportunidade de marcar pelo direito à educação para todas as crianças do mundo ainda está para vir. Mais uma vez, precisamos do seu apoio para o conseguir.
     A situação é esta: Dentro de poucas semanas, os chefes de estado de todos os países do mundo irão reunir-se na cidade de Nova Iorque para a Cimeira das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Há 10 anos atrás, os líderes mundiais comprometeram-se com um plano ambicioso para reduzir a pobreza mundial para metade até 2015. Agora, faltando apenas 5 anos, é tempo de avaliar o progresso que alcançámos e acordar sobre um plano para completar este trabalho.
     Se há algo que aprendemos nos últimos 10 anos é que a educação vence a pobreza. É por isso que dois dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio incluem escolarizar todas as raparigas e rapazes até 2015. Assim, esta próxima cimeira é uma grande oportunidade para assegurar compromissos dos governos mundiais para tornar este sonho realidade – acabar com a pobreza de uma vez por todas.
     Mas os nossos governos não irão actuar a menos que nós, os cidadãos, nos manifestemos – e não há tempo a perder.
Neste momento, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está a elaborar um plano para a cimeira que determina qual será o seu enfoque e o alcance das propostas. Para alcançar um progresso real na educação, o Documento  Final desta Cimeira tem de ser adequado. E é aqui que você entra.Clique aqui para enviar uma pequena mensagem ao Secretário-Geral, para o informar que você apoia uma educação de qualidade para todas as crianças – e que espera que a educação seja uma prioridade na Cimeira do Desenvolvimento do Milénio.
     Provavelmente nunca lhe tinham pedido para escrever a um representante das Nações Unidas para influenciar a agenda de uma cimeira mundial. Até deve parecer um pouco estranho. Mas se queremos mesmo fazer a diferença, não podemos esperar até aos dignitários aterrarem em Nova Iorque e ocuparem as manchetes dos jornais. Devemos actuar agora, enquanto ainda podemos influenciar os resultados.
     É provável que você pense que não tem poder para mudar o que todos os líderes dos governos mundiais debatem ou decidem. Mas, se trabalharmos juntos, podemos concretizar alguma coisa. Você já nos disse que apoia a educação para todos quando se juntou à campanha 1GOAL – agora, por favor, dedique uns minutos a dizer o mesmo ao Secretário Geral das Nações Unidas. É uma altura crucial, basta clicar abaixo – e assinar o seu nome por aqueles que não o podem fazer.
Obrigada por fazer a diferença,
A Equipe 1GOAL

Fonte: uniligas.com.br