terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL - FRANÇA 1938

     A França foi escolhida para sediar a Copa de 38 sob protestos argentinos. Jules Rimet, fundador da FIFA era francês e o sucesso comercial de Copa anterior motivou a decisão de manter o torneio na Europa e ignorar o rodízio dos continentes, apesar da eminência de uma nova guerra. Os argentinos, revoltados com a decisão, abandonaram a Copa. Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guiana Holandesa, México e Uruguai foram solidários e não enviaram seus atletas à França. Do continente americano apenas Cuba e Brasil estiveram presentes na Copa de 1938.
      Desde a primeira edição a Copa do Mundo foi um sucesso de público. As seleções de todo o mundo passaram a se interessar e a partir da Copa de 1938 foram necessárias eliminatórias para a fase final devido ao interesse massivo dos países. Para a Copa da França 36 países disputaram as 16 vagas da competição.
     A política influenciou de vez a Copa: a Guerra Civil Espanhola, uma avant premiére da Segunda Guerra, mutilou a 'Fúria"; O público francês vaiava os jogadores italianos e alemães quando estes faziam as saudações fascistas; A squadra azzurra mudou seu uniforme para preto, cor oficial do fascismo; e no escudo alemão, a indefectível suástica.
      Em 1938, a Áustria, que tinha seu melhor time em anos, foi anexada à Alemanha nazista. Mesmo com os jogadores cedidos, os alemães foram eliminados na primeira fase para a Suíça.O judeu Mathias Sindelar, um dos craques da extinta seleção austríaca, se recusou a defender uma seleção anti-semita. Sindelar cometeu suicídio após a Copa do Mundo.
      O Brasil chegou em terceiro lugar e teve o artilheiro da competição. Leônidas da Silva fez até gol descalço nesta Copa. Na vitória de 6 a 5 sobre a Polônia a chuteira do "Diamante Negro" se arrebentou durante a partida.

 Leônidas da Silva
     Na final a Itália venceu a Hungria por 4 x 2 e conquistou seu segundo título mundial de futebol, ficando a Hungria com o vice-campeonato e o Brasil obteve sua melhor colocação, terminando em 3º lugar. Leônidas da Silva, do Brasil, foi o artilheiro com 7 gols.

Fonte: quadrodemedalhas.com           Foto: esportes.terra