quarta-feira, 19 de outubro de 2016

FUTSAL - JOGADORES USAM QUÍMICA PARA NÃO CAIR NA QUADRA

Fazer misturas entre bebidas é bastante comum para aquelas pessoas que desfrutam um drink bem especial. E fazer uma combinação entre refrigerante e breu? Para quem não sabe o que é o breu, é uma resina da destilação da terebentina para lhe extrair a essência ou aguarrás, normalmente utilizado para a produção de outros produtos, como tintas e asfaltos.Talvez seja impossível imaginar que tal química possa ser benéfica, mas ela salva os atletas do Piauiense de futsal de algumas lesões que poderiam ser causadas por escorregões.
No esporte, o breu juntamente com o refrigerante é utilizado para garantir melhor desempenho dentro da quadra. Os atletas esfregam o produto no solado do tênis, e isso evita que eles escorreguem, principalmente nas quadras sintéticas. 
Na  última rodada do Campeonato Piauiense de Futsal essa tal mistura foi utilizada pelos jogadores do Parma. E deu tão certo que o time não teve problemas para vencer o time do JES Futsal por 2 a 0.
- Já tem um tempinho que nós usamos essa tática. Às vezes a quadra está muito escorregadia, aí colocamos o refrigerante e o breu para melhorar o nosso desempenho. Graças a Deus os resultados vem sendo bastante positivos – conta o ala Kelson Miranda, da equipe do Parma.
O treinador da equipe do Parma, Paulo Evaristo, o “Paulão”, fala que a mistura do refrigerante com o breu é mais do que necessário para os atletas dentro de quadra. Às vezes a quadra não é limpa da forma adequada é a sujeira que fica prejudica no andamento das partidas.
- Essa mistura faz com que os jogadores escorreguem o menos possível, principalmente na hora do “bote”. Parece uma coisa simples, mas é uma artimanha que os jogadores usam em todos os jogos do estadual – explica.
Fonte: globoesporte.com