quinta-feira, 30 de abril de 2015

GRANDE FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL NO TABULEIRINHO!

Depois de alguns meses de disputas intensas, o I Campeonato Regional de Futsal realizado no povoado Tabuleirinho, finalmente chega a fase final, nesta sexta-feira, dia do trabalhador, com o embate entre o União Poçoverdense e o Boca Júnior, que promete muitas emoções.
Antes da final masculina, o futsal feminino terá também a disputa de campeão, às 19:00 h, entre o time poço verdense do Rainha e o Nacional de Simão Dias. Logo após, teremos a final do masculino entre o União Poçoverdense e o Boca Júnior.
Parabenizamos à todos os envolvidos em mais uma batalha em prol do desenvolvimento do futsal de Poço Verde, em especial a Dedeu que encabeçou o projeto. Não esquecendo de agradecer também os clubes envolvidos, a Equipe Esporte Campeão da FM Poço Verde e a Carlos Alexandre do EIP que fizeram a cobertura de toda competição.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O QUE PODE CAUSAR PARADA CARDÍACA EM CORRIDAS LONGAS?

Problemas genéticos ou congênitos podem ser diagnosticados em exames, mas desidratação, alta temperatura corporal e a perda de sódio influenciam.
Sem pretender causar medo, mas, pelos acontecimentos como o da última meia maratona Golden Four do Rio, onde um atleta de 30 anos sofreu um ataque cardíaco, mas sobreviveu, precisamos esclarecer dúvidas surgidas. Mesmo com o enorme crescimento de participantes nas corridas de rua, a quantidade percentual de complicações graves como parada cardíaca seguida de morte súbita é bem baixa. Mas o fato de acontecer em jovens aparentemente sadios causa comoção. Na realidade, a maior frequência de mortes ocorre nos esportes coletivos, em todo o mundo.
O que se sabe desses eventos acontecerem nas corridas de rua é que são bem claras as causas que levaram a isso. Pesquisas sobre os participantes das maratonas realizadas em Londres, Copenhague e Jerusalém, coletadas de bancos de dados de um período de dez anos, mostram algumas realidades importantes.
     Por outro lado, das poucas paradas cardíacas ocorridas, apenas algumas foram recuperadas sem sequelas, as demais evoluíram para a morte súbita. As causas detectadas foram, na maioria, a perigosa miocardiopatia hipertrófica obstrutiva (genética) muitas vezes erroneamente confundida com o coração de atleta. Em segundo lugar, está a origem anômala de coronária(congênita).
     Ambas podendo ser diagnosticadas num exame de rotina de avaliação pré-participação, competente para diferenciar coração normal de doente. Por fim, principalmente quando a corrida é realizada num clima muito quente (acima de 32 graus) a causa foi a hipertermia (onde a temperatura corporal atinge mais de 42 graus), a desidratação isolada (severa perda de água) e a hiponatremia (perda importante de sódio).
     Para completar as causas de morte súbita, as ocorridas em corações normais onde os corações são atingidos pelo uso de anabolizantes sem necessidade médica, pelos energéticos, comercializados livremente, porém ingeridos em quantidade anormalmente elevadas, e pior se associados às bebidas alcoólicas destiladas. Os estimulantes, que na sua maioria são de venda proibida no Brasil, em qualquer quantidade chegam a provocar graves arritmias cardíacas, e assim tem grande potencial de provocar uma parada cardíaca.
     Finalizando, a conhecida recomendação de se fazer uma avaliação médica competente, saber parar se surgirem sintomas de algo anormal durante uma corrida ou outra atividade esportiva e nunca usar substâncias proibidas, são as únicas maneiras de se evitar uma parada cardíaca, que se não for recuperada em três minutos, se seguirá inexoravelmente a morte súbita.

Fonte: globoesporte.globo.com

domingo, 12 de abril de 2015

COPA DO MILHO! ASPIRANTE DA BARRAGEM SEGUE VIVO NA COMPETIÇÃO

Givanildo(8), autor do gol que classificou a Barragem
     Sem a presença da equipe principal, que foi eliminada na primeira rodada, a Barragem Futebol Clube segue viva na Copa do Milho, disputada no povoado São Francisco/Adustina. A vítima dessa vez foi a forte equipe do Cruzeiro de Poço Verde, que perdeu pelo escore de 1 a 0, gol de Givanildo. Mais uma vez o time da Barragem demostrou muita garra para superar suas deficiências e sair vencedor. Agora o time das águas vai esperar a definição do adversário que irá enfrentar nas quartas de finais.
     Já no jogo de fundo o time principal do Cruzeiro venceu, nas penalidades, a equipe da Tabua por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

BOTAFOGO, AS TRAVES E ANTONIO LOPES

    Quantas vezes ouvimos a frase:
   Existem coisas que só acontecem com o Botafogo. Novamente a história se repetiu. Dessa vez para o bem.
     E que história.
   A conquista da Taça Guanabara de 2015 tem a trave, aliás, as traves, como coadjuvantes.
  Quando o chute de Thomas bateu na trave, nas costas de Paulo Victor e morreu no fundo da rede, dando a vitória ao time no clássico contra o Flamengo ainda em março, parecia um sinal. Mas ninguém imaginaria o desfecho do filme e que a trave voltasse a ser decisiva. E foi.
    O gol de Elvis diante do Macaé teve lá suas semelhanças. Primeiro a trave, depois também as costas de Ricardo Berna e o gol. Curioso lembrar que o cruzamento partiu de Henrique, jogador até então desprestigiado, que treinava separado do grupo e fora dos planos da comissão técnica. 
     Particularidades do Botafogo.
     A trave voltaria a ser protagonista em Macaé.
   No fim da partida, enquanto torcedores, jogadores e comissão técnica do Botafogo sofriam no Engenhão, a trave salvava o Nova Iguaçu da derrota em chute de Alecsandro na pequena área e evitava assim a conquista do Flamengo, dada para muitos como certa, inclusive pela maioria alvinegra.
     A trave. Aliada do Botafogo decidiu.
    Importante citar o trabalho, em silêncio e extremamente eficaz, de Antônio Lopes. É ele que dá o suporte necessário ao treinador René Simões. É ele que conduz o relacionamento dos jogadores com a diretoria. É ele o mais experiente hoje no clube, talvez até mais que os próprios dirigentes, e enxerga longe, sempre com os pés no chão.
     Lopes não aparece. E nem precisa. 
    Nos bastidores porém e peça fundamental para a engrenagem funcionar. E ela começa a dar os primeiros resultados ainda que com a ajuda da trave. Aliás, das traves.
     Parabéns FOGÂO! CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2015!!

Fonte: yahoo.esporte.com.br

sábado, 4 de abril de 2015

FABRÍCIO SURTOU! O SER HUMANO PODE SURTAR?

Mas porque a torcida persegue alguns jogadores?
Pois a torcida e também audiência de jornalistas, que ao seu gosto determinam certas situações (pois precisam vender seus produtos), situações esta que também levaram ídolos absolutos (como Falcão, Dunga e Fernandão) serem completamente desrespeitados (e vaiados) durante seus comandos.
     A maioria da torcida é papagaio de pirata e simplesmente repete o que seus mestres escrevem.
   A torcida colorada precisa de identidade própria e precisa valorizar seus ídolos, valorizar aqueles que suam a camisa dentro de campo para elevar o nome do clube.
     Dinheiro não compra afeto.
   A explosão de Fabrício apenas revelou seu lado humano, mesmo que tenha exagerado, revelou suas fraquezas e foi honesto em sua atitude.
   Poderia ter relevado e ido dormir novamente pensando tudo que fez de errado em campo para receber vaias, e pensar porque aqueles que avaliam e pagam pelos seus serviços (dirigentes do clube e treinador) ainda insistem em seu trabalho.
   Por isso eu acredito que o discurso da desculpa, da cabeça quente e do arrependimento não vai acontecer com Fabrício.
Edi Rorato

Fonte: correiodopovo.com.br

TJD-RS INVESTIGARÁ SUPOSTO CASO DE INJÚRIA RACIAL CONTRA FABRÍCIO DO INTER

O descontrole de Fabrício na partida contra o Ypiranga, na última quarta-feira, pode não só render punições ao lateral-esquerdo, mas também ao Internacional. O TJD-RS informou que investigará um suposto caso de injúria racial contra o jogador no momento em que deixava o gramado do Beira-Rio, após fazer gestos obscenos, xingar a torcida e ser expulso.
Na próxima segunda-feira, a procuradoria do TJD-RS denunciará Fabrício em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo ser suspenso em até 12 jogos. Além disso, analisará as imagens da televisão e ouvirá testemunhas, para definir as suspostas injúrias raciais contra Fabrício ocorreram de fato.
     Caso a denúncia seja confirmada e o Inter vire réu, o clube será julgado por infração prevista no artigo 243-G do CBJD, que fala em ''praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência''.
     Em 2014, o Grêmio foi denunciado no mesmo artigo no 'caso Aranha' e acabou excluído da Copa do Brasil. Para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, caso a denúncia se confirme, o Colorado não deve ser excluído do Campeonato Gaúcho, já que a susposta injúria racial aconteceu na fase classificatória.
     - Não acredito em exclusão, e sim em perda de pontos. Aconteceu em uma classificatória - disse Novelleto ao diário ''Zero Hora''.
Novelleto ainda deu uma declaração polêmica. De acordo com o presidente da FGF, a possível reação racista da torcida no Beira-Rio foi provocado pelo lateral-esquerdo Fabrício.
     - Joga a camisa no chão e vai querer que as pessoas esperem com beijinho? Ele deu motivo. Como é que com 20 mil pessoas, levanta os dedos, manda todo mundo para aquele lugar? Só faltou pisar em cima da camisa - comentou Francisco Novelleto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, em contato com o ''Zero Hora''.

Fonte: extra.globo.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

ESTADUAL DE FUTSAL VAI COMEÇAR, MAS POÇO VERDE TÁ FORA

A Federação Sergipana de Futsal divulgou esta semana a tabela do Campeonato Sergipano Adulto Masculino da modalidade para 2015. O torneio se iniciará no próximo dia 11 de abril e se estenderá até o dia 8 de agosto. Com 16 equipes, o estadual terá algumas novidades em relação ao ano passado.
“Ao invés de dois turnos, como em 2014, teremos um só com jogos de ida e volta. Entretanto, de um grupo de quatro equipes, três se classificam, de modo que o primeiro colocado já vai para a terceira fase e os outros dois disputam um cruzamento olímpico com jogos de ida e volta”, explica Josué dos Santos, diretor técnico da Federação.

O estadual também contará com novidades entre as equipes participantes. “Teremos a volta do Lagarto e do Tobias, que estava há dez anos parado, além da estreia de equipes como Lamarão e Legião de Maria”, contou.
Poço Verde não terá representantes na competição mais uma vez. Além da falta de organização do futsal poço-verdense, outros fatores que complica a entrada de equipes locais é a questão financeira e a inexistência de espaços para mandar seus jogos, até porque o combalido Ginásio de Esportes Porfiro Vieira da Silva, não oferece a segurança necessária exigida.
Fonte: Infonet.com.br