segunda-feira, 23 de março de 2015

NA COPA DO MILHO, O ASPIRANTE FEZ O DEVER DE CASA

Numa competição de tiro curto, o fato de ter um melhor time ou dominar as ações do jogo, não credencia nenhuma equipe a seguir adiante nesse tipo de evento. Foi o que aconteceu ao time principal da Barragem Futebol Clube, neste domingo no São Francisco/Ba. O time das águas foi superior ao time da Tabua/Ba, na maior parte do embate, mas o gol que é essencial não aconteceu. E aquele velho ditado que diz que "quem não faz, leva", aconteceu mais uma vez. Numa cobrança de escanteio a bola foi alçada na área e desviou em um dos defensores e caiu no fundo das redes, sem nenhuma chance para o goleiro Nenem da Barragem. Nessa altura a partida já se aproximava do final e de nada adiantava as investidas do ataque azulino, que tentou de todas as maneiras penetrar na zaga dos nossos vizinhos baianos, que no apagar das luzes ainda aproveitaram um contra ataque, ampliando para 2 a 0, e eliminando o time poço-verdense da competição. 
O fato a lamentar foi o despreparo do trio de arbitragem, principalmente na questão disciplinar. O árbitro da partida permitiu que o infrator fosse na maioria das vezes beneficiado, não usando de sua autoridade para punir àqueles que foram a campo pra usar o anti jogo, alimentando, nos demais atletas. a ira e o nervosismo, pela ausência de punição a quem merecia. E mais uma vez o craque, aquele que joga futebol, foi impedido de retribuir ao público por sua presença, com belas jogadas, pois a partida se transformou numa guerra, onde quem batia mais era agraciado com uma passada de mão na cabeça. Outra coisa que venho observando, é a prática dos times de aluguel. Já se tornou corriqueiro pela região, um time entrar em diversos torneios e quando as datas coincidem, eles saem a cata de jogadores de outras equipes, isso quando não levam um time inteiro, para vestir seu nome. 
Mas antes desse desastre, o time de aspirante da Barragem foi guerreiro e garantiu sua permanência na competição. Tudo bem que o time não foi brilhante, mas soube usar do regulamento e conseguiu se classificar para a próxima fase. O jogo foi bastante pegado, mais vontade que técnica. Foi numa dessas jogadas de lucidez que a Barragem chegou ao gol adversário. Com assistência de Durão, o atacante Lico penetrou na área e fuzilou para o fundo da rede adversária. Na frente do placar a equipe não soube aproveitar a vantagem e começou a dar espaço ao time da Tabua, que cada vez mais se aproximava do gol de empate. E foi numa bola parada que o time baiano chegou fez seu gol, numa cobrança de falta bem feita, o goleiro Danilo defendeu, mas no rebote o atacante da Tabua empatou a partida em 1 a 1. Com o jogo empatado as equipes não conseguiram mexer no placar e a decisão foi para os pênaltis. Foi nesse momento que o goleiro da Barragem, Danilo, fez a diferença, defendendo pênaltis e saindo bem do gol, garantindo dessa forma a vaga para a próxima fase, vencendo pelo placar de 3 a 2.