quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

QUANTAS BOLAS DE OURO DA FIFA PELÉ GANHARIA SE PUDESSE TER CONCORRIDO NAQUELE PERÍODO?

Após a premiação honorária de Pelé na entrega da Bola de Ouro da FIFA, a revista Trivela realizou uma interessante análise sobre quantos desses troféus o Rei do Futebol mereceria vencer se pudesse ter concorrido naquele período.
Embora tudo indique que, levando-se em consideração atuais critérios, que costumam limar os jogadores que atuam na América do Sul, dificilmente dariam qualquer vitória a Pelé, a publicação considerou apenas o desempenho técnico e os resultados foram:
 
 
1957
Pelé perderia para o argentino Di Stefano.
1958 (1)
Pelé venceria sua primeira Bola de Ouro, deixando o francês Raymond Kopa em segundo, Didi, em terceiro.
1959
Di Stefano venceria novamente.
1960
Luis Suárez, da Espanha, seria o vencedor.
1961 (2)
Pelé venceria pela segunda vez, deixando o ítalo-argentino Omar Sívori na segunda colocação.
1962
A Bola de Ouro seria brasileira, porém de Garrincha, após desempenho magnífico no Mundial, deixando Pelé em segundo.
1963 (3)
Pelé vencedor pela terceira vez, com o goleiro soviético Lev Yashin em segundo.
1964 (4)
O tetra de Pelé, com o escocês Denis Law, de vice.
1965
O português Eusébio em fase notável seria o vencedor, com Pelé em segundo.
1966
O inglês Bobby Charlton venceria, com Pelé fora da lista devido a séries de contusões.
1967 (5)
Quinta vitória de Pelé, com o húngaro Florian Albert em segundo.
1968
O norte-irlandês George Best vence, com Pelé em segundo.
1969 (6)
Sexta Bola de Ouro para Pelé, vencendo o italiano Giani Rivera.
1970 (7)
Última bola de Ouro de Pelé, indiscutível, com o alemão Gerd Muller na segunda colocação.
1971 em diante
A revista considera que Pelé caiu de produção nos anos seguintes, até seria votado em algumas ocasiões, mas dificilmente venceria as concorrências com Johan Cruyff e Franz Beckenbauer, ambos no auge.
 
Fonte: voudekombi.blogspot
 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ANTES DO ADEUS AO POÇOVERDEFEST AS MUSAS BATERAM UM BOLÃO

Depois de se divertirem nos dois dias do Poçoverdefest, os nossos foliões se transformaram nas musas da festa e deram uma pausa para repor as energias com um jogo simbólico e divertido, no Estádio O Miudão, na localidade Barragem. Amizade, respeito e muita irreverência, foi a tônica na manhã desse domingo e que levou muitas famílias e curiosos para aquela localidade. Os organizadores já estão pensando na próxima edição e prometem surpresas, além de uma organização e divulgação mais caprichada.

EXERCÍCIOS NO CALOR: ENTENDA A FUNÇÃO DO SUOR E A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A combinação da atividade física vigorosa e o calor excessivo é uma situação que requer muito cuidado. Apesar de ser um tema frequentemente abordado em inúmeras publicações, nunca é demais esclarecer algumas dúvidas e alertar sobre eventuais riscos para a saúde.
Quando fazemos qualquer tipo de atividade física, existe uma produção de calor pelo corpo que é proporcional à intensidade da atividade realizada. O desafio, nesta situação, é promover a perda deste calor produzido para evitar que a temperatura corporal aumente.
Existem quatro mecanismos que proporcionam a perda de calor: condução, convecção, irradiação e evaporação. O três primeiros são mecanismos físicos de troca de calor com o ambiente e sua eficácia depende da existência de condições favoráveis para dissipar o calor do corpo para o meio ambiente. Na realidade, são mecanismos de perda direta de calor por contato com o ar mais frio, com correntes de ar etc. Quando a temperatura ambiente é elevada, estes mecanismos são muito pouco eficientes, e a perda de calor vai depender essencialmente do mecanismo de evaporação do suor.
      É importante frisar que não é a produção de suor que resfria o corpo e, sim, a evaporação do suor produzido que rouba calor da superfície corporal. É até curioso, mas o hábito de enxugar o suor produzido, evitando que ele evapore, prejudica a perda de calor.
     Na medida em que a necessidade de perder calor se torna cada vez mais intensa, tanto pelo aumento da intensidade do exercício, quanto pela elevação da temperatura ambiente, a sudorese e a evaporação do suor são mais exigidas. A consequência óbvia é uma perda cada vez maior de líquidos e sais minerais pelo suor.
      Nesta situação, a reposição hídrica e mineral é fundamental. A desidratação leva a uma séria ameaça para a saúde e um prejuízo à performance física. Estudos científicos estimam que, para cada 1% de desidratação do corpo, existe um decréscimo de 5% do desempenho.
     O cálculo do percentual de desidratação é feito pela proporção que a redução de peso representa em relação ao peso corporal. Se um indivíduo de 70kg perde 1kg numa atividade física, ele se desidratou em cerca de 1,5%.
   A reposição de líquidos, mesmo durante o exercício, é fundamental e proporciona a possibilidade de a sudorese não ser prejudicada, assegurando a luta contra o calor e evitando a elevação da temperatura corporal (hipertermia), que traria uma ameaça muita séria para a saúde.
 
Fonte: globoesporte.com
 

sábado, 25 de janeiro de 2014

DOMINGO TEM MAIS UMA EDIÇÃO DO JOGO DAS MUSAS DO POÇOVERDEFEST

Nesse domingo, 26/01, acontecerá na comunidade Barragem, no Estádio O Miudão, mais uma edição do Jogo das Musas do Poçoverdefest. Os organizadores Matré e CIA, convidam os foliões da tradicional festa poçoverdense para prestigiarem com suas presenças no campo da Barragem, onde verão um grande jogo de futebol. O evento começa as 9 horas da manhã e promete muita irreverência e diversão.

sábado, 18 de janeiro de 2014

PRESSÃO DE 15 X 9 APÓS OS 60 ANOS É NORMAL

Uma grande revisão de pesquisas sobre hipertensão arterial feita por renomados cientistas indicados pelo Ministério da Saúde Norte Americano (NIH) chegou a uma conclusão muito importante, em dezembro passado, de que os valores da pressão arterial para pessoas com mais de 60 anos não precisa necessariamente ser a almejada para todos, de 12 x 8, pode ser um pouco maior: 15 x 9.
     Porque desta mudança? O "custo x benefício" para alcançar aquela pressão considerada normal, determinava vários problemas, como mais medicações e em consequência mais efeitos colaterais, em pessoas sabidamente mais sensíveis aos medicamentos. A quantidade de mortes e complicações nos idosos medicados para atingir 12 x 8, comparada com os idosos medicados regularmente, mas que mantinham a pressão entre 14 e 15 x 8 ou 9 foi semelhante, não valendo a pena insistir em baixar bastante a pressão, a qualquer custo!
     Há décadas a Medicina insistia que a pressão arterial de um paciente deveria ficar abaixo de 14 x 9 e há três anos mudou para 12 x 8. Essa aparente contradição, escutada de tempos em tempos, pode parecer incompetência dos cientistas, mas na verdade é uma transparência total. Afinal, os estudos chamados de longitudinais, quando se acompanham milhares de pacientes por muitos anos (entre seis e dez anos), rigorosamente, estão finalizando agora, mudando conclusões da época de pesquisas com 30 a 50 pacientes por alguns meses.
     Enfim, ficamos assim, todo individuo com hipertensão arterial, dependendo da idade tem objetivos diferentes a atingir, abaixo dos 60 anos o alvo é 12 x 8 e acima dessa idade 14 ou 15 x 9, levando-se em conta na individualização do tratamento, as repercussões da hipertensão ocorridas nos organismo do paciente.
Não adianta suspender os tratamentos medicamentosos sem orientação médica, não adianta abandonar a atividade física aeróbica e de fortalecimento muscular, hoje parte importante do sucesso de um tratamento cardiovascular por dificuldades pessoais. Não adianta voltar a consumir sal sem controle algum, por nunca ter sentido nada! A hipertensão arterial é uma doença traiçoeira que pode subitamente provocar um derrame cerebral, um infarto do miocárdio e que precisa de tratamento contínuo pelo resto da vida.

Fonte: globoesporte.globo.com

sábado, 11 de janeiro de 2014

CAMPEÃO POÇOVERDENSE 2013, ENFRENTARÁ O SERGIPE EM AMISTOSO NESSE DOMINGO

O Cruzeiro Futebol Clube, campeão poçoverdense, receberá nesse domingo a visita do campeão sergipano, o Club Sportivo Sergipe, para um amistoso onde na oportunidade haverá a entrega de faixas aos campeões municipais 2013. Na preliminar, as equipes de base da cidade de Fátima e Poço Verde estarão se enfrentando. Os embates terão início às 15 h, no Camilão, e o ingresso será um quilo de alimento.

COPA DO BRASIL
 
O campeão estadual, o Sergipe, conheceu nessa sexta-feira seu adversário na Copa do Brasil 2014, que será o Náutico de Pernambuco. O outro representante sergipano, o Lagartense, também enfrentará uma equipe pernambucana, o Santa Cruz.


sábado, 4 de janeiro de 2014

O GUERREIRO SOUZA SE APRESENTA AO TRICOLOR DE AÇO

Os jogadores do elenco Tricolor começaram a chegar a Manaus, o volante Souza, e o lateral Marcos Denner, já estão na cidade e devidamente alojados na casa do atleta.
Até o sábado todos os demais atletas já estarão na cidade, para que na segunda-feira (06), o técnico Aderbal Lana comece a comandar os treinamentos no CT Ulbra, com o elenco completo.
Um dos primeiros jogadores a se apresentar ao técnico Aderbal Lana, para a temporada 2014 foi o volante Souza (guerreiro, foto).
     Um dos jogadores mais experientes do elenco para a temporada 2014, o volante está ansioso para o inicio dos trabalhos em janeiro.
¨Será um honra defender a camisa do Fast Clube, e muito melhor ainda ser dirigido pelo nosso comandante Aderbal Lana¨, afirmou Souza.

Fonte: fastclube.com.br
 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

FILHO DE NISINHO FECHA COM O AMÉRICA DE NATAL

Arthur (foto:saopaulofc.net)
O América-RN acertou a contratação do lateral-esquerdo Arthur Henrique, cria das bases do São Paulo. O jogador, de apenas 19 anos, chega ao Mecão devido a parceria entre o clube potiguar e o empresário Paulo Pitombeira, que também é representante dos jogadores Dener, Rafinha, Alfredo e Régis.
Arthur Henrique Peixoto Santos é natural de São Paulo e deve se apresentar ao alvirrubro na próxima segunda-feira, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Segundo o diretor de futebol do clube, Eliel Tavares, o jogador é uma aposta do América para a nova temporada.
- Como nas outras aquisições do clube, Arthur é um atleta jovem, promissor e que vem com muita vontade de jogar futebol. Esperamos que tenha sucesso aqui no América - afirmou Eliel.
O atleta Arthur é filho do nosso querido amigo Nisinho (irmão da empresária Helena Modas). Boa sorte ao Arthur, nesse novo desafio!
 
Fonte: globoesporte.com