sábado, 31 de agosto de 2013

ATLETAS E SEUS JOELHOS

Atleta e joelho, joelho e atleta. Combinação inseparável que não funciona isoladamente. Não importa qual o tipo de atleta, profissional, amador ou recreativo, pois as estruturas existentes nos joelhos são as mesmas e sofrem os mesmos riscos e lesões.  
 O grande vilão do joelho é a torção. Meniscos, ligamentos, tendões e cartilagens podem sofrer lesões quando o atleta mantém o pé parado, fixo no chão, e gira o corpo sobre o joelho. O número de lesões e as estruturas lesionadas estão diretamente ligados ao grau de energia realizada nesta torção. Também podemos ter outras maneiras de lesionar estas estruturas, como: agachamento, hiperflexão do joelho, traumas diretos no joelho (pancadas) e movimentos repetitivos, além de outros tipos de mecanismos.
           As estruturas do joelho mais comumente lesionadas são os meniscos e o ligamento cruzado anterior. Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas internas do joelho que ajudam na distribuição de carga, estabilidade, lubrificação e sensação de posição e velocidade. Existem dois meniscos em cada joelho e a torção pode levar a ruptura deles. As lesões dos meniscos são comumente tratadas por artroscopia por meio da retirada desta parte lesada ou sutura, quando possível! As diferenças destas duas técnicas estão no tempo de recuperação e nos efeitos futuros sobre o joelho. Na meniscectomia (retirada da parte lesada), a recuperação é rápida e com uma boa reabilitação, o atleta retorna em aproximadamente um mês, porém ocorre um aumento da carga sobre a cartilagem que no futuro pode levar ao desenvolvimento de artrose. Na sutura é ao contrário, demora aproximadamente três meses para o retorno das atividades, porém diminui o desenvolvimento de artrose, pois ocorrendo a cicatrização da parte lesada, o menisco ficará preservado.
          O ligamento cruzado anterior também é lesionado com freqüência. Sua ruptura pode ser parcial ou total. Na parcial, a conduta para o tratamento depende da quantidade lesionada e do sintoma de falseio do atleta. Se não houver a sensação de falseio e instabilidade e durante o exame do atleta o médico constatar pouca frouxidão pode ser tentado o tratamento sem cirurgia com reabilitação muscular e exercícios de propriocepção, mas sempre deixando claro ao atleta que o ligamento não é mais o mesmo e que a ruptura completa poderá ocorrer.
           Quando o ligamento cruzado anterior rompe totalmente, o tratamento é cirúrgico, pois há a necessidade da sua reconstrução. São utilizados enxertos do próprio paciente, como o terço central do tendão patelar, tendões do semitendíneo e do grácil e o tendão quadricipital. O enxerto quádruplo do semitendíneo e grácil têm sido utilizados com muita freqüência, principalmente com o avanço das técnicas de fixação no osso, tanto em atletas profissionais quanto em recreativos, diminuindo o tempo de convalescência inicial.
            Não importa o nível de atividade do atleta, profissional, amador ou recreativo, o conselho que sempre tem que ser seguido para ter um joelho saudável e com menos risco de lesão é ter um bom preparo muscular com fortalecimento, alongamento e propriocepção, o uso de calçado adequado ao piso em que se pratica o esporte, tentar não manter o pé fixo (imóvel) no chão enquanto gira o corpo e ficar atento a qualquer sinal de dor, estalido e inchaço, pois um pequeno problema com fácil resolução pode se tornar maior e necessitar de um grande período sem atividades. Por isso atletas, cuidem dos seus joelhos!

Por Dr. Geraldo S.M. Granata Jr.
Responsável do CTJ – Centro de Tratamento do Joelho
Mestre e Doutor, Membro do Grupo do Joelho da Universidade Federal de São Paulo

ESTÁDIO MIUDÃO RECEBE NOVO PLACAR

          Em parceria com a Loja São José, do grupo Brício, a Barragem Futebol Clube recebeu um novo placar, que substituirá o antigo, que era menor. O novo placar, quase eletrônico, já está na fase final de pintura e logo em breve, estaremos inaugurando oficialmente. A direção do clube das águas, também está em busca de patrocínio para a construção de um banco de reserva moderno, ainda pra ser usado no campeonato local desse ano.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CAMPEONATO MUNICIPAL COMEÇA COM O GRUPO DA SEDE

Foto: Carlos Alexandre
Teve inicio nesse domingo, 25/09, o Campeonato Municipal de Futebol  de Poço Verde, organizado pela Prefeitura, através de sua Diretoria de Esporte. Divididos em grupos e regiões, o campeonato começou com o grupo da sede do município, no Estádio Camilão.
O primeiro confronto da competição foi entre o Cruzeiro e Vitória. Muita rivalidade dentro e fora de campo, mas que não se traduziu em ações e o que se viu foi um jogo tranquilo e de muito respeito por ambas as partes. No final, o bolo foi repartido em partes iguais, e cada um saiu com um triunfo. O time do Vitória venceu por 2 a 0, na categoria aspirante, enquanto o Cruzeiro saiu vencedor na categoria principal, com o placar de 1 a 0. No próximo domingo, será a vez do Vila Nova e Juventus se enfrentarem pelo grupo A (grupo da sede).

domingo, 25 de agosto de 2013

BARRAGEM É CAMPEÃO DO III TORNEIO DE INVERNO

          Neste domingo a Barragem Futebol Clube esteve em campo em duas oportunidades. Uma delas, fazendo a estreia no Campeonato Soçaite Fora de Forma no Espaço Zuadão com a equipe de Veteranos e outra, no III Torneio de Inverno disputado no Estádio O Miudão com as equipes de aspirantes e principal. O Torneio ainda teve a presença do goleiro e cantor barragense, o Alenilson dos Teclados, que animou a galera no bar do Zé Reinaldo, até umas horas.

CAMPEONATO SOÇAITE = O time de veteranos da Barragem iniciou sua caminhada rumo ao título do Campeonato Soçaite Fora de Forma, enfrentando o Casa Nova Esperança e levou um susto logo no começo do jogo. Já aos 4 minutos o time das águas já perdia por dois a zero, em falhas individuais, o que forçou o treinador Edivaldo mudar a equipe até encontrar o time ideal para aquele momento e não demorou muito para a Barragem empatar e virar o jogo ainda no primeiro tempo. Pra facilitar o trabalho dos barragenses, o atleta do Nova Esperança, Didi, foi expulso após defender com as mãos mais um gol a favor do time das águas. Veio o segundo tempo, e os comandados de Edivaldo relaxaram, tendo momentos no jogo que parecia que o Nova Esperança era que tinha um jogador a mais. O clima só melhorou, quando Sprit marcou o quarto gol e o time voltou a tomar conta das ações, dando tempo de ampliar o placar, fechando em 5 a 2. Marcaram para a Barragem, Matré (1), Sprit (1), Galegal (1), Nonô (1) e Jorge (1). Próximo confronto será no domingo, dia 01/09.

TORNEIO DE INVERNO = Neste domingo, o Estádio O Miudão recebeu várias equipes para participarem do III Torneio de Inverno de Futebol. Pela manhã foi a vez das categorias de aspirantes da Barragem, Sorocaba, Cachorro Morto e Farias, disputarem o posto de melhor equipe do torneio. A Barragem após vencer a primeira partida contra o Cachorro Morto, foi para final num confronto com o outro vencedor do segundo jogo, que foi a Sorocaba. As duas equipes até que tentaram, mais ninguém mexeu no placar, indo a disputa para os pênaltis. Melhor para os sorocabenses que venceram por 4 a 3, conquistando o título na categoria aspirantes.
Na categoria principal a Barragem não deu chance aos adversários, vencendo as duas partidas. No primeiro confronto, o adversário foi a jovem equipe do Vila Nova, que deu muito trabalho aos barragenses, que mesmo vencendo por 1 a 0, com gol do zagueirão Sebastião, não convenceu. Muitos passes errados e falhas no posicionamento do ataque, foi a tônica desse jogo. Já a segunda partida, a grande final, foi contra a forte equipe da Sorocaba, que tinha vencido o Farias por 2 a 0, e vinha confiante, principalmente porque iria pegar o time da Barragem desgastado, do jogo anterior. Mas o que vimos foi o time das águas, bem diferente do primeiro jogo. Mais confiante e bem postado dentro das quatro linhas, a
Barragem dominou praticamente o jogo inteiro, abrindo o placar ainda no primeiro tempo, através de Françual, que arriscou de fora da área e mandou a pelota no canto direito do arqueiro sorocabense. O segundo tempo, a Barragem soube ter calma e conseguiu ter a posse de bola a maior parte do tempo e no final, o artilheiro do torneio, Françual, fez mais um gol cobrando penalidade máxima. Final Barragem 2 x 0 Sorocaba. Barragem Campeã do III Torneio de Inverno de Futebol.


SERGIPE VENCE E SE CLASSIFICA NA SÉRIE "D"

O Sergipe, time do nosso conterrâneo Leo Emerson, está classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A torcida acreditou. O técnico acreditou. Os jogadores acreditaram. O Sergipe acreditou, venceu o Vitória da Conquista e está nas oitavas de final da Série D. O time colorado repetiu a façanha conquistada por ele mesmo em 2009 e novamente um time sergipano avança de fase na competição nacional. As duas últimas derrotas não pesaram neste domingo, no Estádio Lomanto Júnior. A equipe que era favorita até alguns dias atrás não gostou e não queria ser chamada de cavalo paraguaio. Fez jus a campanha das primeiras rodadas e respondeu passando de fase. Com gol do atacante Lucão e as ótimas defesas do goleiro Pablo, o alvirrubro se garantiu na sequência da competição.
           Com 16 pontos, o Sergipe terminou a primeira fase do torneio na segunda colocação do Grupo A4 e vai enfrentar o Tiradentes-CE nas oitavas de final da Série D. O primeiro jogo será no próximo domingo, 1º de setembro, e está inicialmente marcado para ser no Estádio Francão, em Estância. Já a partida de volta será no dia 8 de setembro no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Fonte: globoesporte.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DOMINGO DE ESTREIAS E MUITO FUTEBOL

          Poço Verde é assim, tem época que não tem nenhum evento esportivo, mas outras vezes acontece tudo no mesmo período. Pra não fugir a essa dinâmica, neste domingo, 25/08, os eventos surgem como as garças em final de tarde no lago da barragem do Amargosa. Pela manhã desse domingo tem o início do Campeonato Soçaite Fora de Forma que acontece no espaço zuadão, com os seguintes jogos:
AGUA VIVA  X  SANTA CRUZ
NOVA ESPERANÇA  X  BARRAGEM
CASA DO VIDRO  X  THALINY

          No Estádio O Miudão, na Barragem, tem o torneio de inverno que acontece pela manhã e tarde. No período matutino é a vez das equipes de aspirantes da Barragem, Farias, Sorocaba e Cachorro Morto, que disputarão jogos eliminatórios até saber quem é o campeão. No período Vespertino, a vez é das equipes principal da Barragem, Farias, Sorocaba e Vila Nova, que também lutarão pelo título do III Torneio de Inverno da Barragem Futebol Clube.

PELA MANHÃ (8:00h) - ASPIRANTES
BARRAGEM  X  CACHORRO MORTO
SOROCABA  X  FARIAS 

PELA TARDE (13:30h) - PRINCIPAL
SOROCABA  X  FARIAS
BARRAGEM  X  VILA NOVA

          Já no Estádio Camilão, tem inicio o Campeonato Municipal de Futebol, que tem as equipes distribuídas em grupos, sendo um da sede e os outros três do interior do município poçoverdense. O grupo composto pelas equipes da cidade, começa sua disputa nesse domingo com a partida entre CRUZEIRO  X  VITORIA, tanto na categoria de aspirante quanto na principal.
Então é só escolher pra onde ir!!!

LUTO

Ex-jogador Zuel (foto: Laerte Belo)
A Barragem Futebol Clube, em nome de seu presidente Zé Reinaldo, lamenta a morte do ex-jogador de futebol, o Senhor Zuel, como era conhecido de todos aqui em Poço Verde. Zuel é daqueles craques que demoram a surgir entre nós. Está entre os melhores jogadores de futebol que atuaram em Poço Verde e região. Que descanse em paz!

RETROSPECTIVA!!!

* No último domingo, 18/08, a Barragem foi a campo em duas oportunidades, a primeira pela manhã com a equipe de Veteranos no Torneio Inicio pelo Campeonato Soçaite, Fora de Forma, onde não conseguiu passar pela segunda fase. O Campeão da competição foi o time da Vidraçaria, após golear a equipe do Agua Viva por 4 a 0.
Time do Rainha Campeã (foto: Carlos Alexandre)
A tarde foi a vez das categorias Mirim, Aspirante e Principal, entrar em campo. A garotada não foi feliz e perdeu por 3 a 1 para um combinado do Cachorro Morto, já o time de aspirante jogou contra Jeremoabo/Ba e empatou  em 0 a 0, enquanto a equipe principal venceu a bom time baiano por 3 a 0, marcaram pra Barragem, Edivangel (2) e Françual (1).
Outra partida que merece destaque foi a final do Torneio Feminino de Futebol, entre as equipes do Ouse e Rainha. As garotas do Rainha venceram por 1 a 0, gol de Mikaella e levantaram a taça de Campeã.

* 28 de junho, a Barragem recebeu para um amistoso a equipe da Tabua/Ba. Foram disputadas três partidas, nas seguintes categorias: a Mirim empatou pelo escore de 1 a 1, a equipe de aspirante empatou em 0 a 0 e o time principal venceu por 2 a 1.