domingo, 29 de dezembro de 2013

DIABÉTICOS, HIPERTENSOS E CARDÍACOS: FIM DE ANO REQUER CUIDADOS ESPECIAIS

Para usufruir verdadeiramente do “Boas Festas”, cumprimento mais popular do fim de ano, devemos torná-lo uma verdade. Parar de praticar exercícios por alguns dias não é um problema para o corpo, afinal o descanso é obrigatório para qualquer ser vivo. Nestes dias, apesar dos abusos naturais da época, se não ficar parado e, ao menos, caminhar o que puder, já é uma boa decisão. Seu “coração físico” não se ressentirá tanto deste “pit stop” estratégico. Os ganhos de peso devem ser evitados, porém o dono do corpo diz a palavra final. Sair da mesa sem repetir os pratos é uma boa opção, conter-se traz bons resultados na semana de festas.
Vamos selecionar hipertensos, diabéticos e cardíacos para algumas dicas:

- Os hipertensos, controlados ou não, devem fugir dos salgados, mesmo que seja pouca quantidade. Infelizmente, não são poucos os que acabam em um pronto socorro com crise de pressão alta devido aos excessos alimentares. O efeito ruim do sal é rápido e piora com a ingestão de bebidas alcoólicas. Se a pressão arterial não está bem controlada, também evite os exercícios intensos, contraindicados mesmo como esporte na praia ou clube. Por isso, é melhor manter a pressão normal (12x8) para estar livre de proibições nestas oportunidades.

- Os diabéticos e mesmo os chamados de pré-diabéticos devem manter alguma atividade física leve ou moderada e ter atenção rigorosa em relação aos doces e alimentos açucarados. Não dá para negociar! Os níveis de glicose no sangue podem “explodir” caso consumam açúcar visível ou invisível. Uma boa sugestão é pedir aos familiares que preparem doces e sobremesas sem açúcar, usando os adoçantes existentes (por exemplo, a sucralose pode ser aquecida e tem ótimo sabor). Os demais alimentos comuns dos jantares e almoços de fim de ano, como leitão, pernil e outros, estão liberados em quantidades moderadas.

- Os que têm problemas cardíacos têm que evitar o sal, pelo risco de edema e falta de ar. Não podem esquecer as medicações, mesmo que isso já tenha acontecido algum dia. O risco de as festas de fim de ano piorarem o equilíbrio clinico é enorme.
     Diante das dúvidas, fale com seu médico sempre que for necessário. Somos formados no Brasil, validados por exames e sabemos dos costumes brasileiros.

Fonte: globoesporte.com