sexta-feira, 31 de maio de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES, BREVE HISTÓRIA



1992 – Copa Rei Fahd
O torneio que mais tarde viria a ser chamado de Copa das Confederações, teve sua estreia em 1992, na Arábia Saudita. Quatro seleções participaram: o país-sede Arábia Saudita, a Argentina como campeã da Copa América, Costa do Marfim como a campeã africana e os Estados Unidos como campeões da Copa Ouro da Concacaf.
Arábia Saudita e Argentina fizeram a final do torneio e os argentinos venceram por 3 a 1, se tornando os primeiros campeões dessa competição.

1995 – Copa Rei Fahd
Novamente foi sediada na Arábia Saudita, mas desta vez com seis participantes: os donos da casa e outros cinco campeões continentais que foram Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria.
A seleção campeã foi a Dinamarca, que derrotou a Argentina na final pelo placar de 2 a 0. Esta foi a ultima edição do torneio com este nome. A partir de então, a FIFA decidiu elevar o status da competição e surgiu a Copa das Confederações que a gente conhece hoje.

1997 – A primeira Copa das Confederações
A primeira edição com o novo nome e novo formato, pela terceira e ultima vez, foi disputada na Arábia Saudita. Oito seleções participaram: África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Emirados Árabes, México, Republica Tcheca e Uruguai como campeões e vices de seus continentes, mais o Brasil como campeão do mundo da Copa de 1994.
O regulamento da competição mudou, e dessa vez haviam dois grupos com quatro participantes, passando os dois primeiros de cada grupo para as semifinais e depois, os vencedores chegavam a final.
Brasil e Austrália disputaram o título e o placar foi de 6 a 0 para os brasileiros, com três gols de Ronaldo “Fenômeno” e outros três de Romário.

1999- México leva em casa
O torneio deixa de ser disputado na Arábia Saudita e começa a rodar o mundo. O México é a nova casa da Copa das Confederações que mantém o regulamento da edição anterior. Os oito participantes foram: Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, Egito, Estados Unidos e Nova Zelândia, todos como campeões e vices dos seus continentes, mais o México que era o país-sede.
Chegaram a final os mexicanos e os brasileiros. O Brasil havia vencido em 1997, mas desta vez o México fez valer o fator ‘casa’ e levou a melhor, vencendo por 4 a 3 e conquistando o titulo mais importante da história do país até hoje.

2001 – O evento teste
Nesta edição a Copa das Confederações serviu, pela primeira vez, como teste para a Copa do Mundo do ano seguinte. Por isso, foi realizada no Japão e na Coréia do Sul, países-sede do Mundial de futebol. Foram testados três estádios de cada país. O regulamento foi o mesmo dos anos anteriores e contou com oito participantes: Austrália, Brasil, Canadá, Camarões e França como campeões de seus continentes, o México como atual campeão e Japão e Coréia do Sul como anfitriões.
A final ocorreu em Yokohama, entre os Japoneses donos da casa e a França. Os franceses levaram a melhor, venceram por 1 a 0 e conquistaram seu primeiro titulo das Confederações.

2003 – O título fica na França
Como essa edição não antecedia uma Copa do Mundo, a sede foi escolhida por outros critérios e a competição acabou sendo realizada França que era a atual campeã das Confederações. O regulamento foi o mesmo dos anos anteriores e a nota triste ficou por conta da morte do jogador Camaronês Marc Vivien Foe, que sofreu uma parada cardíaca durante uma partida.
Foram oito participantes: Camarões, Colômbia, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia como campeões de seus continentes, Brasil como campeão do mundo de 2002, Turquia como terceiro lugar da Copa do Mundo em 2002 e a França, como país-sede e atual campeã da Eurocopa e das Confederações.
O Brasil foi eliminado ainda na primeira fase, e a final foi disputada entre os donos da casa e a seleção de Camarões. Os franceses venceram e conquistaram o bicampeonato da Copa das Confederações.

2005 – O bicampeonato canarinho
A partir desta edição, a competição passa a ser realizada sempre como evento teste para a Copa do Mundo seguinte, e passou a ser disputada a cada quatro anos. Foi realizada na Alemanha e contou com a presença dos anfitriões e de outros sete países: Argentina, Austrália, Grécia, Japão, México e Tunísia como campeões e vices de seus continentes, além do Brasil que era o atual campeão mundial de futebol.
Os brasileiros eliminaram os alemães na semifinal e enfrentaram a Argentina na grande final. O jogo terminou 4 a 1 para o Brasil que conquistou o segundo titulo da Copa das Confederações.

2009 – A consagração africana
A bola rolou na África do Sul como evento teste para a Copa do Mundo de 2010. Contou com a participação de oito seleções: Estados Unidos, Brasil, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia como campeões de seus continentes, Itália como atual campeã do mundo e a anfitriã África do Sul. Como na edição anterior, Brasil novamente eliminou os donos da casa nas semifinais. Na decisão do título a seleção canarinho enfrentou os Estados Unidos, que haviam eliminado a Espanha na semifinal. Depois de sair perdendo por 2 a 0, o Brasil conseguiu a virada e venceu por 3 a 2, conquistando o terceiro titulo e se tornando o maior vencedor da Copa das Confederações.

 2013 – Agora é no Brasil
Como evento teste para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações que será realizada entre 15 e 30 de junho, terá como participantes as seleções do Brasil, Uruguai, Espanha, Italia, Japão, México, Taiti e Nigéria.

 Fonte: ceará2014.com