segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REGRAS DO FUTSAL, FIQUE POR DENTRO DAS MUDANÇAS

RESUMO DAS MUDANÇAS
O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras do futsal, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem. Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso mudaram a regra”, disse o dirigente. A última mudança em relação ao goleiro é que, no arremesso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.
          Outra alteração importante trata do apito final do cronômetro. Agora, se um jogador chutar a bola e disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para encerrar o jogo. Caso a bola entre no gol ou toque no goleiro e ultrapasse a linha, o gol é validado. No entanto, caso ela toque em qualquer outro jogador, a jogada é terminada e a arbitragem pode encerrar a partida. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o final do jogo.
          As outras mudanças nas regras do futsal que Paraguassu destaca são a possibilidade de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central. Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário. A última alteração destacada pelo diretor de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até as duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha.
          Outra regra em relação à substituição de jogadores é que, se um jogador for expulso antes do início do jogo, ele poderá ser normalmente substituído por um jogador reserva, mas se um jogador reserva for expulso antes do início do jogo, este não poderá sofrer substituição.
          Não será permitido o uso de brincos, pulseiras, piercings, anéis, alianças, correntes ou qualquer outro objeto que possa causar dano ao adversário ou ao próprio jogador.
          No banco de reservas poderão ficar os membros da comissão técnica, contanto que estes estejam sem nenhum aparelho de comunicação e vestidos apropriadamente com uniforme do time.

Fonte: CBFS

sábado, 27 de outubro de 2012

SEGUNDA DIVISÃO DE RONDÔNIA SÓ TEM DUAS EQUIPES

A Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense fecha o calendário de futebol no estado de Rondônia de forma inédita e curiosa. A competição acontece com apenas dois times. Desde o anúncio pela Federação de Futebol do Estado (FFER), o fato tem dado o que falar. Na trajetória da Série B - criada em 2005, com pausa em 2010 e retorno no ano seguinte - nunca houve uma disputa com apenas dois times.
Os protagonistas do Campeonato em 2012 são o veterano Clube Atlético Pimentense - que já esteve na elite do futebol de Rondônia por sete anos, mas depois da descida em 2009 não conseguiu mais voltar; e o estreante Santos Porto Velho, fundado há pouco mais de um ano - que pode fazer história como uma das mais rápidas ascensões do futebol rondoniense. A primeira partida no domingo (veja os melhores momentos no vídeo acima) foi disputadíssima com direito a expulsão de fisioterapeuta, pênalti e gol nos acréscimos, aos 48 do segundo tempo. O duelo terminou 2 a 2. A grande final acontece neste sábado, às 17h (horário local, 18h de Brasília), no Estádio Luís Alves Athaíde, em Pimenta Bueno (RO)

História da Segundona

O Campeonato Rondoniense da 2º Divisão é um caso recente e curioso. Até 2004 não havia preliminares. Os times de Rondônia jogavam quando podiam. Quem manifestasse o desejo, entrava direto na elite. Isso mudou.
- Eu achava isso errado. Os clubes participavam quando queriam, caso não houvesse orçamento pediam afastamento. O curioso era que todos tinham a possibilidade de voltar quando quisessem e iam direto para a Primeira Divisão. Então decidimos criar a Segunda Divisão para esses começarem por baixo – explicou o diretor técnico da (FFER), João Dalmo.

Fonte: globoesporte.com

domingo, 21 de outubro de 2012

VEM AÍ A PENEIRA PARA OBSERVADORES DO FLUMINENSE

Durante todo o começo de setembro, após muitas negociações, saiu a confirmação: vem aí a III Peneira Aracaju de Futebol. Desta feita, os garotos terão, além da possibilidade de ingressar na equipe do Fluminense Football Clube, um dos mais estruturados do Brasil, a possibilidade de serem acompanhados dentro e fora dos campos por uma estrutura existente há 20 anos no mercado: trata-se da Antôniu´s Assessoria Esportiva, especializada em agenciamento de jogadores de futebol no mundo inteiro. Esse Know-how estará presente nos dias do Evento, através da parceria firmada entre ambos os grupos, além do observador-técnico da equipe carioca, o chefe de captação Ricardo Correia.
          Mais uma grande oportunidade para os garotos de nossa região e Estados circunvizinhos poderem realizar o desejo de ingressar em uma grande Equipe do futebol brasileiro. Como já é praxe, a Peneira será realizada no Clube da Caixa Econômica de Aracaju (parceiro do grupo Peneira Aracaju), localizado na zona de expansão, Av.Melício Machado, S/N, - Km 01, Atalaia Velha. Para realizar a inscrição do garoto, o seu responsável deverá ir até uma das lojas CHILLI BEANS dos dois Shopping´s da capital sergipana munido de atestado médico (infromando que o garoto está apto a realizar exercício físico), levar carteira de identidade, preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de apenas R$ 20 reais (este valor dará direito a entrada no Clube do garoto e ao seu acompanhante maior de idade; afora essa dupla, cada pessoa que estiver acompanhando o garoto deverá pagar, no dia do Evento, uma taxa de R$ 5 reais para entrar no Clube). Pronto, a vaga do garoto estará garantida.
          A Peneira será realizada nos dias 03 e 04 de novembro (sábado e domingo). Poderão participar garotos de 11 a 16 anos de idade, isto é, nascidos entre 2001 e 1996. Os garotos de 11 a 14 anos (nascidos no ano de 2001, 2000, 1999, 1998) irão realizar a Peneira no dia 03 (sábado); assim, os garotos com 15 e 16 anos de idade (nascidos em 1997 e 1998) participarão do Evento no dia 04 (domingo). Presença confirmada dos empresários Antônio Gustavo Amorim ("o Guga") e Rodrigo Caetano (agente CBF/FIFA), da Antôniu´s Assessoria Esportiva.

Fonte: peneiraaracaju.com.br

BRASILEIRÃO - QUEM SERÃO OS REBAIXADOS?

RETROSPECTIVA DOS REBAIXADOS DA SÉRIE “A”
DE 2006 A 2011, EM PONTOS.
PONTOS
CLUBE
ANO
45
Coritiba-PR
2009
44
Figueirense-SC
2008
44
Corinthians-SP
2007
42
Vitória-BA
2010
41
Santo André-SP
2009
41
Juventude-RS
2007
41
Paraná-PR
2007
41
Atlético-PR
2011
40
Vasco-RJ
2008
39
Ponte Preta-SP
2006
39
Ceará-CE
2011
38
Náutico-PE
2009
38
Portuguesa-SP
2008
38
Fortaleza-CE
2006
37
Guarani-SP
2010
37
América-MG
2011
36
São Caetano-SP
2006
35
Ipatinga-MG
2008
33
Goiás-GO
2010
31
Sport-PE
2009
31
Avaí-SC
2011
28
Grêmio Prudente-SP
2010
28
Santa Cruz-PE
2006
17
América-RN
2007

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JOGOS INTERNOS DO EPIFÂNIO DÓRIA

Com o tema, "Cidadania e Educação: Um Tema, Uma Missão!", tem inicio nessa segunda-feira(22/10), às 19h, horário local, no Ginásio de Esportes Porfírio Vieira da Silva, os XIII Jogos Internos da Escola Epifânio Dória. O evento, à noite, contará com várias apresentações realizadas pelos alunos sob a coordenação dos professores daquela unidade de ensino. Os Jogos prosseguem durante toda semana com a disputa de diversas modalidades esportivas. Menos violência, mais amor, mais respeito e menos ódio, essa é a mensagem de todos que fazem a Escola Estadual Epifânio Dória, para todos os poçoverdenses.


DOMINGO TEM FINAL DO FORA DE FORMA

Nesse domingo, 21 de outubro, chega ao fim mais uma edição do Campeonato "Fora de Forma" de futebol saoçaite, no espaço o Zuadão. Além da disputa do posto de Campeão 2012, entre as equipes do Zuadão x Santa Cruz, teremos na preliminar a decisão de terceiro e quarto lugares, com Banca x Santos & Santos. Os embates começam às 8h15min, horário local, e logo após os jogos, será realizada  a cerimônia de premiação, culminando com show artístico.


PING PONG OU TÊNIS DE MESA?


          O tênis de mesa surgiu na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, período em que esse esporte possuía vários nomes. Ao ouvir o barulho das bolinhas batendo em raquetes ocas, James Gibb, um maratonista aposentado, associou o barulho à palavra "ping-pong", que se tornou o apelido mais conhecido do esporte até os dias de hoje.
          Em 1921, os adeptos ao esporte decidiram fundar uma associação de ping-pong que registrasse as regras oficiais do esporte no País de Gales, porém foram impedidos, pois "ping-pong" já era uma marca registrada. Assim, estabeleceram a nomenclatura "tênis de mesa", e o termo “ping pong”atualmente só é usado para fins recreativos Após isso, as regras inglesas foram aceitas internacionalmente e o tênis de mesa foi elevado à condição de esporte olímpico em 1988.
          O tênis de mesa é um dos esportes mais populares do mundo em número de jogadores. O tênis de mesa é conhecido como o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

Fonte: brasilescola.com