domingo, 2 de outubro de 2011

FUTSAL INTEGRA USUÁRIOS DOS CAPS

     A alegria tomou conta dos diferentes usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que desciam dos ônibus vindos das diversas partes do estado para a abertura da 1ª Liga dos Campeões. O evento, que aconteceu no Ginásio Constâncio Vieira, zona Sul de Aracaju, aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que participa do campeonato com os seis CAPS da capital.
     Cada equipe representava o seu CAPS, mostrando alegria e exibindo seus uniformes padronizados e bandeiras oficiais dos times durante a entrada das delegações, que eram recebidas com muitos aplausos pelos familiares e equipe organizadora do evento. Vindos de 15 municípios de Sergipe, as 22 equipes de futebol contemplam tanto os Centros de Atenção, como o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Aracaju.
     Essa 1ª Liga dos Campeões é o resultado da aliança da SMS em parceria com outras secretarias municipais, Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria Estadual da Saúde, através da sua Coordenação de Saúde Mental e da Associação Conviver (AsCon). O torneio começou no último dia 27 de setembro, com o jogo entre o CAPS Primavera (Aracaju) e CAPS Valter Correia (São Cristóvão), e vai continuar até dezembro quando as três equipes campeãs serão premiadas.

Exercício da Cidadania

     Após a entrada das delegações, a programação contou com o juramento do atleta e de apresentações artísticas e musicais. O primeiro a se apresentar foi o grupo de jovens do bairro Lamarão RDS Crew que dançou o estilo break dance, seguido pelo grupo Sem Preconceito do Caps da cidade de Tobias Barreto, que tocou conhecidas músicas da região. Por fim, houve a apresentação do grupo Tambores do Sertão, do município de Nossa Senhora da Glória, que fez todo o público dançar.
     Na visão do secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, a Liga dos Campeões leva uma maior integração entre a saúde mental e sociedade civil. "Não há preço que pague ver o sorriso e a recuperação dos usuários dos nossos Caps. Uma ótima oportunidade de mostrar a cara destes jogadores para toda a comunidade e levar a interação entre cada um deles. Um evento que traz vários benefícios para todas as partes, pois além de levar saúde e inclusão, também promove a verdadeira cidadania nas pessoas", ressalta o secretário.
     Segundo o goleiro do time do Caps Davi Capistrano, Edvaldo Pimentel, 51 anos, esse torneio o fará reviver todas as vezes que ele jogou quando fazia parte time do Confiança na década de 1970. "Estamos chegando com muita animação e vontade de participar desse torneio. Fico muito contente ao ver todas essas pessoas, dá até uma adrenalina de começar o quanto antes, isso me faz relembrar os meus antigos jogos pelo Confiança. Uma ótima oportunidade de me divertir e de praticar hábitos saudáveis", finaliza a entrevista já preparado para o inicio dos jogos. 
 
Fonte: emsergipe.globo.com