sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE 1958 NA SUÉCIA

     A Copa da Suécia foi a primeira a ser televisionada. Mais de setenta países acompanharam o evento. Estádios e uma equipe competitiva foram construídos especialmente para a Copa da Suécia. De acordo com o revezamento a Copa de 1958 deveria ser feita na América do Sul, mas a FIFA decidiu manter na Europa mais uma Copa, sob protestos dos países sul-americanos.
     53 países disputaram as eliminatórias e, pela primeira vez, seleções da Ásia e da África participaram do torneio classificatório. Nove seleções da Ásia e África disputaram uma vaga. A seleção de Israel quase se classifica para a Copa sem jogar um jogo. Turquia e Sudão se recusaram a jogar com a equipe de Israel e a Indonésia se recusou a jogar em solo israelense. Entretanto, uma regra determinava que nenhuma equipe pudesse se classificar sem ter jogado nenhum jogo. Um confronto direto intercontinental com Gales (segundo do Grupo 4 da UEFA) determinaria a equipe classificada. Gales venceu os dois jogos por 2 a 0 e o sonho de uma equipe da Ásia ou da África na Copa do Mundo foi adiado.
     Poucos meses antes da Copa o avião que transportava diversos jogadores do Manchester United caiu em Munique. O Manchester United era base da seleção inglesa.
     Desta vez a melhor equipe venceu. E finalmente a taça do mundo é do Brasil. Destacaram-se Didi, Garrincha e sobretudo o jovem Pelé, o mais novo jogador a vencer uma Copa do Mundo com dezessete anos e oito meses quando o Brasil conquistou a Copa de 1958.
      A mística camisa 10 de Pelé é fruto da desorganização. Os dirigentes não enviaram a numeração da camisa dos jogadores e coube a FIFA escolher e eternizar a camisa 10 para Pelé, reserva na ocasião.
      Pelé e Garrincha, além de Zito e Vavá, só entraram no terceiro jogo da Copa, contra a União Soviética, vitória por 2 a 0, a pedido dos líderes do time, e não saíram mais. Nas quartas-de-final, o gol antológico do jovem Pelé, contra País de Gales, deu a vitória à Seleção Brasileira por 1 a 0. Na final, contra os donos da casa, vitória incontestável por 5 a 2, com dois do Rei, dois de Vavá e um de Zagallo.
     Outro destaque do torneio foi a França. No elenco da equipe estava Just Fontaine, que terminou a competição como artilheiro, com 13 gols.
     A seleção brasileira de 1958 é considerada a melhor seleção nacional de todos os tempos por vários especialistas, superando inclusive o escrete canarinho de 1970. Nunca o Brasil perdeu um jogo quando estavam em campo Pelé e Garrincha. E eles, assim como Didi, Zagallo, Zito, Vavá e Djalma Santos fizeram a diferença para o Brasil superar o trauma de nunca ter vencido um torneio Mundial.
     Participaram 16 seleções da copa de 58, sagrando-se campeão o Brasil, em segundo lugar a Suécia e na terceira colocação a seleção da França.
     DESTAQUES DA COPA DE 58

Lev Yashin (URSS)
Conhecido como "aranha-negra", o goleiro 
virou lenda com seu uniforme escuro. 


Pelé (Brasil)
Aos 17 anos, o futuro "Rei do Futebol" 
fez seis gols na conquista do primeiro título.
Just Fontaine (França)
Craque francês fez 13 gols, marca 
nunca superada em uma outra edição do Mundial. 










Fonte:duplipensar.com                                       Fotos:esportesterra.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONFIANÇA CARIMBA PASSAPORTE PARA O RIO DE JANEIRO

     Nosso segundo representante na Copa do Brasil, o Confiança, conseguiu seu objetivo, fazer a partida de volta na Cidade Maravilhosa contra o Fluminense.
     Com uma atuação discreta o time das Laranjeiras não conseguiu despachar o Dragão do Bairro Industrial e terá de fazer a segunda partida dia 10 de março no Maracanã. O Confiança jogou de igual pra igual contra a equipe do Fluminense que saiu na frente do placar com Gum que marcou aos 24 minutos do primeiro tempo e Serginho aos 37 minutos empatou pra equipe do Bairro Industrial.
     O time tricolor ainda desperdiçou a chance de ampliar o placar com Fred, que cobrou mal a penalidade máxima isolando a bola pra fora. Só restou aos tricolores poçoverdenses, que compareceram ao Batistão, se contentar com o empate e de quebra ter a oportunidade de ver seu time de coração de perto.

Foto: infonet.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AMISTOSO

    
     Neste domingo a equipe da Barragem Futebol Clube foi à cidade baiana de Pombal, no povoado Curralinho, onde jogou contra equipe local. A equipe de aspirante(2º quadro) não suportou a pressão dos donos da casa e perdeu por 4 x 0. Já a equipe principal(1º quadro), conseguiu um empate em 1x 1, marcando para a equipe poçoverdense Messias Mendes. O resultado na realidade não traduziu o que foi o jogo. A Barragem teve várias chances claras de gol, mas nossos atletas não estavam com o pé calibrado e ficou dificil a bola balançar mais vezes a rede da equipe advbersária.
     A direção barragense confirmou para o dia 14/03, um amistoso no povoado Pastinho em Simão Dias. Já para o próximo domingo ainda não temos nenhum amistoso confirmado, vamos esperar esses dias pra ver se conseguimos trazer um jogo para o "Estádio o Miudão", concluiu Zé Reinaldo.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

8ª RODADA DO SERGIPANO

     A oitava rodada do Campeonato Sergipano foi concluida sem com que o Clube Sportivo Sergipe conseguisse largar a lanterna da competção. No maior clássico sergipano o Sergipe não saiu do 0 x 0 contra o Confiança, um resultado ruim para as duas equipes.
     Os demais resultados foram os seguintes: Itabaiana 5 x 0 Riachuelo, América 1 x 0 River Plate, São Domingos 3 x 0 Sete de Junho, Olímpico 0 x 1 Guarany. O Olímpico é o líder da competição com dois pontos à frente do Itabaiana que está na segunda colocação.

BOTAFOGO 2 X 0 VASCO - BOTAFOGO CAMPEÃO! ISSO QUE É GOLEADA

     

     Botafogo, Campeão da Taça Guanabara!
     Depois de sofrer uma goleada de 6x0 para o Vasco, na fase classificatória da competição, o fogão devolveu o vexame com a conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca e já está garantido na final. Foi 2 x 0, mas para a nação alvinegra foi uma goleada com sabor de vingança.
     O Vasco veio para a final como franco favorito, mas não suportou a forte e eficiente marcação e os contra-ataques mortais do Botafogo. O ponto forte dos alvinegros eram os chuveirinhos, aproveitando a boa estatura dos seus dois atacantes, Herrera e Loco Abreu.
     O primeiro gol saiu após cobrança de escanteio e o zagueiro botafoguense Fábio Ferreira cabeceou para o fundo da rede vascaina. Logo após, Nilton do Vasco deu uma entrada criminosa em Caio, que tinha entrado a poucos instantes, e foi expulso. 
     O descontrole do time vascaino era evidente e aos 39 minutos do segundo tempo Titi puxou Loco Abreu pela camisa dentro da área e o árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Vasco que já tinha amarelo. O uruguaio foi pra cobrança e marcou seu sexto gol no campeonato, 2 x 0 e já não tinha mais tempo para o a equipe cruzmaltina reagir. Botafogo Campeão do primeiro turno e pelo quinto ano consecutivo na final do Carioca.

Foto:globoesporte.com


COPA DO MUNDO DE 1954 NA SUIÇA

     Em 1954 a Copa do Mundo estava de volta à Europa, quase uma década após o fim da Segunda Guerra; e pela segunda vez consecutiva, a melhor seleção perdia a final.
     Após o empate com os iugoslavos, os brasileiros choraram a eliminação e só depois descobriram que ainda continuavam na competição. 
     Vitórias e estrelas tornavam a Hungria imbatível. A fama era justificada pela eficiência do ataque. Pelas quartas-de-final, os húngaros emplacaram 2 a 0 no Brasil em sete minutos, o jogo ficou conhecido como "A Batalha de Berna" devido à violência.
     Mesmo com todo o favoritismo da Hungria os campeões foram os alemães ocidentais, que usaram uma estratégia ousada para ganhar a Copa. Para evitar o confronto com os atuais campeões e vice (Uruguai e Brasil), os alemães utilizaram uma equipe reserva na goleada histórica para os húngaros por 8 a 3.
     Os alemães tiveram um caminho mais fácil até a final e venceram os cansados húngaros na decisão. A competitiva seleção alemã, que tinha pára-quedista da Segunda Guerra, foi acusada de jogar a final dopada.
     Ferenc Puskas, melhor jogador da Copa de 54 e campeão olímpico em 52, fugiu da Hungria devido depois da invasão das tropas russas em seu país. Puskas naturalizou-se espanhol e foi um dos craques da 'Fúria' em 58.
     A Copa de 54 contou com 16 participantes, sagrando-se campeã da competição a Alemanha Ocidental, a Hungria ficou com o vice e em terceiro lugar ficou a seleção da Austria. O Brasil ficou com uma modesta 6ª colocação.
     O artilheiro da competição foi o húngaro Kocsis com 11 gols.

Fonte:duplipensar.com                            Foto:esportesterra.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

AMISTOSO EM POMBAL

     A Barragem Futebol Clube está de viagem marcada para mais um amistoso. Dessa vez o destino é a vizinha cidade de Pombal, mais especificamente no povoado Curralinho. A equipe foi definida no treino apronto da sexta-feira e está preparada pra mais um desafio. No domingo passado contra o São José a equipe só ficou no empate de 1 x 1.
     A saída da delegação está marcada para às 12:00h em frente da EMDAGRO.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O "IMPÉRIO DO AMOR" PEGOU FOGO

     Foi conhecido nesta quarta-feira de cinzas o adversário do Vasco para a grande final da Taça Guanabara. Num jogo emocionante o Botafogo virou pra cima do Flamengo e venceu o tradicional adversário por 2 x 1, com gols de Vinicius para o mengo e Marcelo Cordeiro e Caio definiram o placar para o glorioso de Marechal Severiano.
     Fim de Jogo, o "império do amor" pegou fogo e virou cinzas numa quarta-feira que só fez prolongar o carnaval dos botafoguenses. E quem sabe será coroado com nota 10 no domingo na decisão contra o Vasco.

Foto: globo.com

CAMPEONATO SERGIPANO - 7ª RODADA

     O Campeonato Sergipano de Futebol, prosseguiu nesta quarta-feira com a 7ª rodada e com a consolidação do novo líder o Olímpico de Itabaianinha que venceu o Sete de Junho por 2 x 0. A grande decepção desse inicio de campeonato é o Sergipe que segura a lanterna e os torcedores já estão impacientes com o time rubro que perdeu mais uma, agora para o Itabaiana por 2 x 0.
     Os demais resultados foram os seguintes: Guarany 2 x 2 Confiança, Riachuelo 2 x 0 América. Hoje, quinta-feira, o São Domingos completa a rodada jogando contra o River Plate.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DOMINGO TEM AMISTOSO

     Neste domingo a Barragem Futebol Clube, estará recebendo em seus domínios a equipe do São José em mais um amistoso. É o futebol poçoverdense buscando sobreviver pela persistência e ousadia, apesar da maré vim de encontro a esse movimento.
     Então até domingo!

NA ESTRÉIA, SÃO DOMINGOS SÓ EMPATA


     Em sua estréia em competições nacionais, o São Domingos empatou com o Sampaio Corrêa, do Maranhão, em jogo válido pela Copa do Brasil 2010. O jogo aconteceu no estádio Batistão, em Aracaju, na noite desta quarta-feira, 10. O time sergipano agora irá a São Luís (MA) tentar passar para a segunda fase da competição. 
     O empate em 1 x 1 teve um sabor de derrota e complicou a vida do time sergipano em suas pretensões em passar pra outra fase da competição. Mauro marcou para o time maranhense, enquanto que Jajá conseguiu empatar para o São Domingos.
     Pra piorar, uma parte da renda do jogo que cabia ao São Domingos foi penhorada, por decisão judicial. A quantia de R$ 1.058,20, será utilizada para pagar uma dívida, de 2009, do clube com um restaurante da cidade.


CAMPEONATO SERGIPANO
     Em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Sergipano de Futebol, o Itabaiana derrotou o Confiança por 2 x 1. O jogo aconteceu na noite dessa quarta feira no Batistão em Aracaju. Mesmo com a derrota o time proletário permanece na liderança com 12 pontos positivos.





Texto adaptado: infonet.com                           Foto: globo.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE 1950 NO BRASIL

     A Segunda Guerra impediu a realização das Copas de 1942 e 1946 e por pouco a de 1950. A Europa estava arrasada após o conflito que matou mais de 100 milhões de pessoas. Enquanto isso, os Estados Unidos e União Soviética surgiriam como as novas lideranças mundiais. Duas Alemanhas, duas Coreias.
      O Brasil em 1950 e a Suíça em 1954 foram escolhidos como sedes por não terem sido atingidos pela Guerra. Vários países desistiram da Copa e apenas 13 participantes disputaram a segunda Copa na América do Sul.
      Vinte anos depois, os brasileiros faziam os mesmo passos dos uruguaios. Construíram o maior estádio do mundo para a nobre ocasião: sediar e conquistar uma Copa.
      Michel Platini afirmou que se o Brasil fosse mais organizado teria conquistado pelo menos oito Copas até 1998. A competição no Brasil quase foi suspensa porque menos de dois meses da Copa, o Maracanã ainda estava inacabado. Na final, os organizadores esqueceram de entregar o troféu para o capitão uruguaio.
      As regras novamente beneficiaram o anfitrião. Pela primeira vez haveria um quadrangular em vez de uma final.O favoritismo da seleção foi fermentado pela excelente campanha. Bastava um empate contra os desacreditados uruguaios após as goleadas de 7 a 1 na Suécia e 6 a 1 na Espanha.
      A maior tragédia do futebol brasileiro foi presenciada por 174 mil pagantes e 50 mil penetras, que não acreditaram no título uruguaio, Brasil 1 x 2 Uruguai, sacramentado pelo gol de Ghiggia aos 34 min da etapa final. Barbosa, goleiro do Vasco, foi responsabilizado pelo vice-campeonato e o uniforme branco substituído pelo amarelo.
Gol de Ghiggia do Uruguai
Eliminatórias: 34 seleções
Classificados automaticamente: Itália (última campeã) e Brasil (país-sede)
Sede: Brasil
Campeão: Uruguai - 2º título
Vice-Campeã: Brasil
Terceira colocada: Suécia
Jogos: 22
Gols: 88
Média de gols: 4,0
Público: 1.337.000
Média de público: 60.773
Artilheiro: Ademir (Brasil) - 9 gols

                                                         Ademir-artilheiro

Fonte:duplipensar.com                      Fotos:esportes.terra

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O CLÁSSICO NÃO SAIU DO EMPATE

     O clássico "matuto" que aconteceu neste domingo no Estádio "O Miudão", entre as equipe da Barragem e Amargosa, não saiu do 0 x 0. Um empate com gosto de ressaca de carnaval ou melhor dizendo, de São José Folia. As equipes até tentaram inaugurar o marcador, mas sem sucesso e se contentaram com o empate.
     Já a equipe de aspirante, demonstrou que estava em ritmo de festa e colocou o bloco na rua, adentrando a área adversária e conseguindo por três vezes balançar o capim do inimigo, como diz o narrador Silvio Luis. E coube a Ramalho, Maick e Gordo, este último fazendo um belo gol, dar números finais ao embate deste domingo, Barragem 3 x 0 Amargosa.
     Para o próximo domingo, o presidente da Barragem Zé Reinaldo confirmou a vinda da equipe do São José para mais um amistoso.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

BARRAGEM X AMARGOSA

     O clássico da zona rural, é com essa motivação que os atletas das duas equipes estão esperando esse confronto. 
     De um lado a forte equipe do Amargosa, que nos últimos anos redesenhou o mapa do futebol de campo em nosso município, transformando-se numa das principais forças futebolística poçoverdense. Do outro, a tradicional equipe azulina da Barragem, que é referência na zona rural, quando o assunto é organização, disciplina e união e que aos poucos está ampliando seus espaços na região.
     O jogo que é o primeiro de 2010, em nosso campo, começa com os aspirantes e logo após é a vez da equipe principal. Então vamos torcer para que tudo ocorra bem e tenhamos uma grande partida  de futebol neste domingo.

Foto do Amargosa: cnnpv.blogspot

5ª RODADA DO SERGIPANO

     Nesta quarta-feira deu prosseguimento em mais uma rodada do Campeonato Sergipano de Futebol. Foi uma noite onde as equipes venceram seus primeiros jogos na competição e subiram na tabela. O River Plate venceu o vice-lider Olímpico por 2 x 0, enquanto que o São Domingos despachou o Riachuelo também pelo mesmo escore.
     A vitória do São Domingos veio no momento certo, pois o "Coelho do Agreste" como é conhecido, vai estar em rede nacional neste domingo, no Esporte Espetacular da rede Globo, com seu Neilton que é zelador do campo do São Domingos, seus quatro filhos e três sobrinhos, todos jogadores da equipe sergipana.

Texto adaptado: globo.com                       Foto: globoesporte.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL - FRANÇA 1938

     A França foi escolhida para sediar a Copa de 38 sob protestos argentinos. Jules Rimet, fundador da FIFA era francês e o sucesso comercial de Copa anterior motivou a decisão de manter o torneio na Europa e ignorar o rodízio dos continentes, apesar da eminência de uma nova guerra. Os argentinos, revoltados com a decisão, abandonaram a Copa. Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guiana Holandesa, México e Uruguai foram solidários e não enviaram seus atletas à França. Do continente americano apenas Cuba e Brasil estiveram presentes na Copa de 1938.
      Desde a primeira edição a Copa do Mundo foi um sucesso de público. As seleções de todo o mundo passaram a se interessar e a partir da Copa de 1938 foram necessárias eliminatórias para a fase final devido ao interesse massivo dos países. Para a Copa da França 36 países disputaram as 16 vagas da competição.
     A política influenciou de vez a Copa: a Guerra Civil Espanhola, uma avant premiére da Segunda Guerra, mutilou a 'Fúria"; O público francês vaiava os jogadores italianos e alemães quando estes faziam as saudações fascistas; A squadra azzurra mudou seu uniforme para preto, cor oficial do fascismo; e no escudo alemão, a indefectível suástica.
      Em 1938, a Áustria, que tinha seu melhor time em anos, foi anexada à Alemanha nazista. Mesmo com os jogadores cedidos, os alemães foram eliminados na primeira fase para a Suíça.O judeu Mathias Sindelar, um dos craques da extinta seleção austríaca, se recusou a defender uma seleção anti-semita. Sindelar cometeu suicídio após a Copa do Mundo.
      O Brasil chegou em terceiro lugar e teve o artilheiro da competição. Leônidas da Silva fez até gol descalço nesta Copa. Na vitória de 6 a 5 sobre a Polônia a chuteira do "Diamante Negro" se arrebentou durante a partida.

 Leônidas da Silva
     Na final a Itália venceu a Hungria por 4 x 2 e conquistou seu segundo título mundial de futebol, ficando a Hungria com o vice-campeonato e o Brasil obteve sua melhor colocação, terminando em 3º lugar. Leônidas da Silva, do Brasil, foi o artilheiro com 7 gols.

Fonte: quadrodemedalhas.com           Foto: esportes.terra