sábado, 28 de agosto de 2010

O DRAMA DE GANSO E AS OCORRÊNCIAS DE LESÃO LIGAMENTAR DE JOELHO NO FUTEBOL


     Paulo Henrique Lima, o Ganso, destaque do Santos na temporada e que recebeu sua primeira convocação para a seleção brasileira principal recentemente, está fora de ação nesta temporada. O jogador torceu o joelho esquerdo em lance isolado na partida entre sua equipe e o Grêmio, na última quarta-feira, e viu confirmada uma lesão no ligamento cruzado anterior.
      Assim, o talentoso meia canhoto vai ficar cerca de seis meses afastado dos gramados. A expectativa é de retorno no início de março de 2011, em meio à disputa da Copa Libertadores da América - competição para a qual a equipe praiana já está classificada.
      Ganso será operado no próximo sábado pelo médico ortopedista, José Ricardo Pécora (chefe do Setor de Cirurgia de Joelhos do Hospital da Clínicas de São Paulo), com acompanhamento dos médicos do Santos, Rodrigo Zogaib e Maurício Zenaide.
    “A recuperação é de cerca de seis meses. Na segunda-feira, ele já inicia fisioterapia no CEPRAF (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol), no CT Rei Pelé”, disse Zogaib.

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

     Há diferença na incidência da lesão em diferentes grupos de atletas. Dependendo do esporte praticado, aumentam as chances de lesão, que decorre de uma entorse do joelho. Acontece também que o noticiário esportivo dá grande destaque para os profissionais do futebol lesionados, mas não revela o grande número de pacientes "comuns" que procuram diagnóstico e tratamento para a mesma lesão. Os atletas profissionais ou competitivos podem estar mais sujeitos se considerarmos a intensidade da prática esportiva ou, por exemplo, o empenho numa disputa de bola no futebol profissional. Também, o tipo de tratamento escolhido pelo ortopedista pode variar entre esses grupos de esportistas, ainda que na maioria dos casos a decisão é pela cirurgia e a colocação de um enxerto no lugar do ligamento.
     Porém, em se tratando de diagnóstico por imagem, na prática diária do radiologista músculo-esquelético, o que se vê é uma grande quantidade de pacientes com ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. Geralmente, estes pacientes são atletas recreativos, que praticam futebol de salão (futsal), futebol society, ou alguma outra modalidade informal do futebol. 
     Obviamente, essa lesão esportiva não é exclusividade do futebol. Vários são os esportes que podem causá-la, e a gravidade da lesão independe do tipo de esporte ou qualificação do atleta. Um exemplo recente: após as férias de julho, vários esquiadores recreativos brasileiros voltaram da montanha com a mesma lesão, decorrente de alguma entorse do joelho (geralmente queda com o esqui travado na neve), cujo mecanismo é praticamente o mesmo daquele observado no futebol (girar o corpo com o pé fixo ao solo, torcendo o joelho).

www.universidadedofutebol.com.br