sexta-feira, 25 de junho de 2010

A AMÉRICA É QUEM DÁ AS CARTAS NA COPA DA ÁFRICA DO SUL


     Com as forças europeias em baixa, a Copa do Mundo de 2010 tem registrado, uma cara de torneio do Continente Americano. Com o fim da primeira fase de classificação, a maioria das seleções do Continente garantiram vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul.. 
     Com este cenário, a América do Sul coloca pela primeira vez na história cinco representantes, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, na fase eliminatória de uma Copa do Mundo, além da presença dos Estados Unidos e México.

AGORA É MATA-MATA
 
     O Brasil terá um rival conhecido nas oitavas de final da Copa do Mundo: o Chile.Será o terceiro confronto entre as equipes na história da Copa. 
     O primeiro jogo contra o Chile foi na Copa de 1962, disputada em território chileno. Na semifinal, a seleção brasileira ganhou por 4 a 2, na campanha que culminou no bicampeonato. O outro duelo foi em 1998, nas oitavas de final da Copa da Brasil. Nova vitória brasileira, desta vez por 4 a 1.
     No retrospecto geral, o Chile é freguês do Brasil. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Brasil e Chile se enfrentaram 65 vezes, com 46 vitórias brasileiras, 12 empates e apenas 7 triunfos chilenos. Foram 152 marcados pelo Brasil, contra 55 gols chilenos.
     Na Copa da África do Sul, o Chile tem apresentado um futebol ofensivo, diferente dos demais adversários.
     Contra o Brasil, o treinador deve seguir a linha de atacar. Porém, ele terá problemas. O volante Estrada, expulso, terá de cumprir suspensão automática. Os zagueiros Medel e Ponce receberam o segundo cartão amarelo e também ficarão fora. Em contrapartida, ele terá o retorno do meia Matias Fernández, principal estrela da equipe.
     O Brasil, por sua vez, terá os retornos de Kaká, Elano e Robinho para o confronto da próxima segunda-feira, às 15h30. A única dúvida é o volante Felipe Melo, que deixou a partida contra Portugal com dores no tornozelo esquerdo - será reavaliado pelo departamento médico brasileiro para saber se tem condições de jogar.

Fonte: estadao.com.br