quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONHEÇA UM POUCO DA ÁFRICA DO SUL, SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2010

     O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol. A Copa do Mundo da África do Sul será a primeira a ser realizada no continente africano.

A África do Sul

      A África do Sul é um país com 11 idiomas oficiais e três capitais. Conhecida como "Nação Arco-Íris" pela sua diversidade cultural e étnica a África do Sul será a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol em 2010. A diversidade cultural da África do Sul é enorme. A alimentação, música e dança variam de acordo com a região e o grupo étnico.
      Os idiomas oficiais são o africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda. As capitais são: Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). A moeda da África do Sul é o Rand (ZAR)
      País mais meridional da África, a África do Sul é um importante centro financeiro e comercial do continente africano. Seus vizinhos são: Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia e Lesoto (país completamente rodeado pela África do Sul).
      Na maior parte da África do Sul o clima é temperado. Entretanto, o país apresenta clima mediterrânico no extremo sul e desértico no noroeste do país. Em julho, a média mínima é de 8ºC e a média máxima é de 17ºC.
      Muitas regiões, cidades e até ruas mudaram de nome após o fim do Apartheid. Em 2009 a cidade de Nelspruit, uma das sedes da Copa do Mundo de 2010, foi renomeada para Mbombela, assim como Pietersburg que virou Polokwane. Além disso muitas cidades sedes são conhecidas com outros nomes. Durban, por exemplo, também é conhecida como eThekwini (idioma zulu).

Turismo na África do Sul

Além da Copa do Mundo de 2010 a África do Sul atrai turistas de todo o mundo em busca de belezas naturais e riqueza cultural. Os principais destinos turísticos da África do Sul são: Pretória (Pretoria), Joanesburgo (Johannesburg), Cidade do Cabo (Cape Town), Bloemfontein, Durban, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth e Upington. A África do Sul se tornou um grande produtor de vinho e um destino para o enoturismo.

História da África do Sul

      Habitada desde a pré-história a região onde é atualmente a África do Sul foi habitada pelos bantos nos primeiros séculos da Era Cristã. O reino Mapungubwe floresceu nos séculos IX a XIV. Os primeiros navegadores europeus chegaram à África do Sul no século XV, principalmente portugueses. Dois séculos depois a região do Cabo da Boa Esperança foi ocupada pelos holandeses. No século XIX, os ingleses ocuparam definitivamente a Colônia do Cabo. Em 1910 foi fundada a União da África do Sul, união do Império Britânico que reunia as colônias do Cabo, do Natal, do Rio Orange e o Transvaal. Em 1961 o país se tornou independente do Reino Unido, formando a República da África do Sul. Em 1994 o regime do Apartheid foi abolido com as primeiras eleições livres do país, que elegeram Nelson Mandela presidente.

 Bandeira da África do Sul                                   Brasão da África do Sul

Nome oficial - República da África do Sul, Republiek van Suid-Afrika (Afrikaans), Republic of South África (Inglês), Riphabliki yeSewula Afrika (Ndebele), IRiphabliki yaseMzantsi Afrika (Xhosa), IRiphabliki yaseNingizimu Afrika (Zulu), Rephaboliki ya Afrika-Borwa (seSotho do norte), Rephaboliki ya Afrika Borwa (seSotho do sul), Rephaboliki ya Aforika Borwa (Tswana) IRiphabhulikhi yeNingizimu Afrika (Swazi), Riphabuliki ya Afurika Tshipembe (Venda), Riphabliki ra Afrika Dzonga (Tsonga)
Lema - Verskillende mense verenig (Diversos povos unem-se, em afrikaans)
Línguas oficiais - africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda
Continente: África
Capitais - Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (administrativa) e Bloemfontein (judiciária)
Maior cidade - Joanesburgo
Área - 1.221.037 km²
População - 47.432.000 (est. 2005)
Densidade - 39/km²
IDH - 0,674 (121º) - médio
Independência - 31 de Maio de 1910, do Reino Unido
Moeda - Rand
PIB - US$ 570,2 bilhões de dólares (2005)
Fuso horário - UTC +2
Hinos nacionais - Nkosi Sikelel iAfrica (Deus abençoe a África), Die Stem van Suid Afrika (O chamamento da África do Sul)
 
Fonte e Fotos:www.quadrodemedalhas.com