terça-feira, 20 de abril de 2010

COPA DO MUNDO DE 1982 NA ESPANHA

     A Copa do Mundo da Espanha, em 1982, foi marcada pelo futebol ofensivo e criativo da Seleção Brasileira comandada por Telê Santana. Mas quem ficou com o título, e eliminou os brasileiros, foi a Itália.
     Pela primeira vez a competição foi disputada por 24 seleções, entre elas várias estreantes. Na primeira fase, a Itália, após três empates, se classificou no número de gols marcados. Seus jogadores, criticados pela imprensa italiana, decidiram fazer greve de silêncio e não conversaram mais com os jornalistas.
     O Brasil passou por cima de todos os adversários na primeira fase e se classificou como maior favorito ao título.
     Na segunda fase, estreou com vitória sobre os argentinos e foi para o jogo contra os italianos precisando apenas de um empate. A vitória por 3 a 2 da Itália, com três gols de Paolo Rossi, que acabou como artilheiro do torneio com seis, eliminou os brasileiros.
     A Itália avançou, eliminou a sensação da Copa, a Polônia, na semifinal, por 2 a 0, e, na final, bateu a Alemanha Ocidental, no Santiago Bernabéu, por 3 a 1, igualando-se ao Brasil como tricampeão mundial.
     O Mundial também registrou a maior goleada da história da competição. A Hungria aplicou 10 a 1 sobre El Salvador. Na primeira fase, a zebra ficou por conta da Argélia, que venceu a vice-campeã Alemanha Ocidental por 2 a 1.
     Quem estreou em uma Copa do Mundo foi Diego Maradona, mas não conseguiu levar sua seleção muito adiante.

DESTAQUES DA COPA

PAOLO ROSSI (Itàlia)
Carrasco da Seleção Brasileira 
foi também o artilheiro 
da competição, com seis gols. 








ZICO (Brasil)
Craque se destacou 
ao lado de Falcão, Sócrates, 
Júnior, Leandro e Cerezo. 







  

RUMMENIGGE (Alemanha Oc.)
Jogador de muita técnica 
e oportunismo, atacante fez 
cinco gols no Mundial de 1982. 









Fonte e Foto:esportesterra.com