sábado, 17 de abril de 2010

COPA DO MUNDO DE 1978 NA ARGENTINA

     O resultado da Copa do Mundo da Argentina foi semelhante à Copa de 1966, a seleção anfitriã foi campeã com suspeitas de favorecimento ilícito. A Argentina era forte nos torneios americanos e seus clubes eram campeões, mas ainda não tinha vencido uma Copa do Mundo. A conquista da Copa em casa serviria, também, para o povo esquecer a repressão da ditadura militar.
     A Argentina em 1978 vivia sob forte ditadura militar, o que levou à ameaça de muitos países em não participar da Copa do Mundo que aconteceria no país sul-americana. Apesar da polêmica, não houve desistências e a competição transcorreu normalmente. Pelo menos fora de campo.
     Dentro das quatro linhas, o que se viu foi uma forte seleção argentina que, apesar das dúvidas quanto à parcialidade da arbitragem, faturou seu primeiro título mundial ao bater a Holanda na final, por 3 a 1, com dois gols na prorrogação e um título de campeão moral para o Brasil, que terminou a competição na terceira posição, invicto.
      Para completar a festa do povo e para tranqüilidade do governo argentino, Mário Kempes foi o artilheiro da competição com seis gols.
     A grande polêmica da competição foi a partida entre Argentina e Peru, pela segunda fase. Os argentinos precisavam de uma vitória de, no mínimo, 4 a 0 para avançar à final e eliminar o Brasil.Os argentinos foram favorecidos na última rodada. Jogaram depois dos brasileiros já sabendo do resultado.
      O jogo terminou 6 a 0 para a Argentina e as maiores suspeitas recaíram sobre o goleiro da seleção peruana, Quiroga, argentino de nascença.
     Com isso, o Brasil acabou eliminado e ainda venceu a Itália na disputa do terceiro lugar, por 2 a 1, e voltou para casa invicto (quatro vitórias e três empates) e com o "glorioso" título de campeão moral.

DESTAQUES DA COPA

MÁRIO KEMPES (Argentina)
Com oito gols, foi o artilheiro 
na campanha que deu à Argentina 
seu primeiro título Mundial. 








RENSENBRINK (Holanda)
Na ausência de Cruyff, atacante, 
liderou a Holanda a mais 
um vice-campeonato.








 ROBERTO DINAMITE (Brasil)
Ao lado do ponta Dirceu, 
foi um dos destaques do Brasil, 
que foi o "campeão moral". 











Fonte e Foto:esportesterra.com