sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE 1958 NA SUÉCIA

     A Copa da Suécia foi a primeira a ser televisionada. Mais de setenta países acompanharam o evento. Estádios e uma equipe competitiva foram construídos especialmente para a Copa da Suécia. De acordo com o revezamento a Copa de 1958 deveria ser feita na América do Sul, mas a FIFA decidiu manter na Europa mais uma Copa, sob protestos dos países sul-americanos.
     53 países disputaram as eliminatórias e, pela primeira vez, seleções da Ásia e da África participaram do torneio classificatório. Nove seleções da Ásia e África disputaram uma vaga. A seleção de Israel quase se classifica para a Copa sem jogar um jogo. Turquia e Sudão se recusaram a jogar com a equipe de Israel e a Indonésia se recusou a jogar em solo israelense. Entretanto, uma regra determinava que nenhuma equipe pudesse se classificar sem ter jogado nenhum jogo. Um confronto direto intercontinental com Gales (segundo do Grupo 4 da UEFA) determinaria a equipe classificada. Gales venceu os dois jogos por 2 a 0 e o sonho de uma equipe da Ásia ou da África na Copa do Mundo foi adiado.
     Poucos meses antes da Copa o avião que transportava diversos jogadores do Manchester United caiu em Munique. O Manchester United era base da seleção inglesa.
     Desta vez a melhor equipe venceu. E finalmente a taça do mundo é do Brasil. Destacaram-se Didi, Garrincha e sobretudo o jovem Pelé, o mais novo jogador a vencer uma Copa do Mundo com dezessete anos e oito meses quando o Brasil conquistou a Copa de 1958.
      A mística camisa 10 de Pelé é fruto da desorganização. Os dirigentes não enviaram a numeração da camisa dos jogadores e coube a FIFA escolher e eternizar a camisa 10 para Pelé, reserva na ocasião.
      Pelé e Garrincha, além de Zito e Vavá, só entraram no terceiro jogo da Copa, contra a União Soviética, vitória por 2 a 0, a pedido dos líderes do time, e não saíram mais. Nas quartas-de-final, o gol antológico do jovem Pelé, contra País de Gales, deu a vitória à Seleção Brasileira por 1 a 0. Na final, contra os donos da casa, vitória incontestável por 5 a 2, com dois do Rei, dois de Vavá e um de Zagallo.
     Outro destaque do torneio foi a França. No elenco da equipe estava Just Fontaine, que terminou a competição como artilheiro, com 13 gols.
     A seleção brasileira de 1958 é considerada a melhor seleção nacional de todos os tempos por vários especialistas, superando inclusive o escrete canarinho de 1970. Nunca o Brasil perdeu um jogo quando estavam em campo Pelé e Garrincha. E eles, assim como Didi, Zagallo, Zito, Vavá e Djalma Santos fizeram a diferença para o Brasil superar o trauma de nunca ter vencido um torneio Mundial.
     Participaram 16 seleções da copa de 58, sagrando-se campeão o Brasil, em segundo lugar a Suécia e na terceira colocação a seleção da França.
     DESTAQUES DA COPA DE 58

Lev Yashin (URSS)
Conhecido como "aranha-negra", o goleiro 
virou lenda com seu uniforme escuro. 


Pelé (Brasil)
Aos 17 anos, o futuro "Rei do Futebol" 
fez seis gols na conquista do primeiro título.
Just Fontaine (França)
Craque francês fez 13 gols, marca 
nunca superada em uma outra edição do Mundial. 










Fonte:duplipensar.com                                       Fotos:esportesterra.com