domingo, 21 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO DE 1954 NA SUIÇA

     Em 1954 a Copa do Mundo estava de volta à Europa, quase uma década após o fim da Segunda Guerra; e pela segunda vez consecutiva, a melhor seleção perdia a final.
     Após o empate com os iugoslavos, os brasileiros choraram a eliminação e só depois descobriram que ainda continuavam na competição. 
     Vitórias e estrelas tornavam a Hungria imbatível. A fama era justificada pela eficiência do ataque. Pelas quartas-de-final, os húngaros emplacaram 2 a 0 no Brasil em sete minutos, o jogo ficou conhecido como "A Batalha de Berna" devido à violência.
     Mesmo com todo o favoritismo da Hungria os campeões foram os alemães ocidentais, que usaram uma estratégia ousada para ganhar a Copa. Para evitar o confronto com os atuais campeões e vice (Uruguai e Brasil), os alemães utilizaram uma equipe reserva na goleada histórica para os húngaros por 8 a 3.
     Os alemães tiveram um caminho mais fácil até a final e venceram os cansados húngaros na decisão. A competitiva seleção alemã, que tinha pára-quedista da Segunda Guerra, foi acusada de jogar a final dopada.
     Ferenc Puskas, melhor jogador da Copa de 54 e campeão olímpico em 52, fugiu da Hungria devido depois da invasão das tropas russas em seu país. Puskas naturalizou-se espanhol e foi um dos craques da 'Fúria' em 58.
     A Copa de 54 contou com 16 participantes, sagrando-se campeã da competição a Alemanha Ocidental, a Hungria ficou com o vice e em terceiro lugar ficou a seleção da Austria. O Brasil ficou com uma modesta 6ª colocação.
     O artilheiro da competição foi o húngaro Kocsis com 11 gols.

Fonte:duplipensar.com                            Foto:esportesterra.com