quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COPA DO MUNDO DE 1934


     Dando continuidade a retrospectiva das edições das Copas do Mundo de Futebol, hoje vamos conhecer um pouco da história da primeira Copa realizada na Europa.
     Nessa edição a Suécia se retirou da disputa de sediar a segunda Copa do Mundo misteriosamente. Mesmo assim, 34 países solicitaram a participação devido ao sucesso da primeira edição. A Itália sediou uma copa praticamente européia. Apenas três das 16 seleções eram americanas e nenhuma delas ficou entre os oito primeiros. O Uruguai, que era o atual campeão, recusou-se a participar da Copa de 1934 em represália ao boicote europeu na edição anterior.
     Durante os anos 30, o mundo vivia a ascensão dos regimes fascistas. A "Terceira Via" foi financiada para combater o avanço do comunismo na Europa. Benito Mussolini enxergou na Copa um excelente veículo de propaganda de suas ideologias. A onipresença do ditador italiano nos jogos era impressionante. Il Grande Fratello? Nada disso. Existem suspeitas até hoje do uso de sósias do "Duce" nas partidas quase simultâneas.
     O público de 50 mil pessoas assistiu a consagração da azzura no Estádio do Partido Nacional Fascista. A seleção italiana venceu por 2 a 1 a Tchecoslováquia. A festa do fascismo se completou com a Alemanha em terceiro e a Áustria, terra natal de Hitler, em quarto. O sucesso de Mussolini inspirou o Führer na política e na promoção das Olimpíadas de Berlim, dois anos depois. 
     A CDB (atual CBF) com sede no Rio, brigou com a Liga Paulista, que não liberou seus jogadores para a Copa do Mundo. A derrota "carioca" na Copa de 1934 levou uma multidão a comemorar em frente aos jornais paulistas.
Fonte: duplipensar.net               Imagem:quadrodemedalhas.com